aprender frances

4 dicas de como ler em francês de forma eficaz – Aprender Francês é Fácil

4 dicas de como ler em francês de forma eficaz

Ler em francês de forma eficaz é o sonho de muitas pessoas. Compreender a língua de Molière, entender os romances de Hugo e ler os poemas de Baudelaire ou Rimbaud é o sonho de muitos que decidem estudar francês – por conta própria ou através de algum método

 

Contudo, a vida não é uma máquina de desejos e todo longo caminho tem os seus obstáculos. A leitura pode se tornar cansativa e até desanimadora se você faz os passos errados. Por isso, separei essas 4 dicas que PRECISAM fazer parte da sua leitura, se o objetivo é aprender outro idioma.

4 dicas de como ler em francês de forma eficaz

Mas antes de te passar essa dica, eu te pergunto:

Por que é importante ler em francês?

A leitura é um dos pontos fundamentais em um aprendizado de idioma, seja ele qual for. Ler ajuda a desenvolver diversos aspectos importantes e necessários. Por isso, antes de dizer quais são as 4 dicas de como ler em francês de forma eficaz, vou dizer o porquê é importante ler em francês.

 

Pronúncia

 

O primeiro ponto é a a pronúncia. Ler em francês vai de fato ajudar a melhorar a sua pronúncia. Muitas vezes as pessoas falam errado porque leem errado. Ignoram os acentos, ignoram – ou não sabem – as regras e leem como querem. 

 

Compreensão de uma língua

 

A compreensão de uma língua é, de fato, o segundo ponto. Ao ler em francês, você vai conseguir incorporar a estrutura do idioma na sua mente e , portanto, ficará muito mais fácil na hora de se comunicar.

 

Vocabulário

 

Vocabulário é o terceiro ponto. Para falar em francês e entender o que é dito, é necessário adquirir um bom vocabulário. E qual seria a melhor forma se não ler livros em francês? 

 

Conhecimento sobre uma cultura

 

O quarto ponto é o conhecimento sobre uma culturaAs suas referências culturas – e também do idioma – serão completamente ampliadas. ⠀

4 dicas de como ler em francês de forma eficaz

É importante que você coloque a leitura na sua rotina, mas claro, de uma forma que você consiga aprender. Muitas pessoas acreditam que não gostam de ler, mas a verdade é que além de não possuir o hábito da leitura, elas não encontraram livros em seus gostos. É preciso ter em mente que o seu gosto pode ser diferente do gosto da outra pessoa.

 

Por isso, se aventurar nos diversos livros que são ofertados em francês é a melhor forma para saber se você gosta mais de um suspense policial, um romance de época ou um livro autobiográfico. E assim que você descobrir os seus gostos para livros, precisará descobrir como ler em francês de forma eficaz.

ler em francês

Todos sabem que ler é bom demais, mas quando você consegue aprender mais rápido e mais coisas, é melhor ainda, não é? Dessa forma, aqui vão as 4 dicas que você precisa saber para ler em francês de forma eficaz. E antes de começar, um detalhe importantíssimo: essas dicas valem para todo e qualquer idioma.

01) Não procure todas as palavras no dicionário

Você deve estar completamente chocado com essa dica, certo? Afinal, a primeira coisa que uma pessoa faz ao tentar ler em outra língua é procurar um bom dicionário para auxiliá-la durante a leitura.

 

Porém, é exatamente esse o erro. Diferente do que você possa pensar, o dicionário vai atrasar a sua leitura, ao invés de auxiliá-la. Você vai se prender às palavras que não sabe – e pode ter certeza, não vão ser poucas – e tudo o que vai ganhar será uma bela dor de cabeça

02) Foque em entender o contexto

Parece uma dica boba, mas ninguém realmente segue essa dica. Ao se deparar com um texto, faça as perguntas principais para a compreensão do contexto no geral:

 

Quem?

 

Quando?

 

Onde?

 

Por quê?

 

Como?

 

Ao compreender o contexto do seu texto, ficará extremamente mais fácil a leitura.

03) Grife as palavras que não conhece para pesquisar depois

“Mas Elisa, você não me disse para não focar nas palavras que eu não sabia?”

 

Exatamente! Existe uma leve diferença entre não focar nas palavras que não sabia e não fazer nada em relação à elas. Se você se focar nas palavras, não vai conseguir terminar uma única frase.

 

Agora, se durante a leitura você notar que não sabe o que aquela palavra significa, grifar e seguir em frente, vai conseguir terminar de ler uma frase. Ou um parágrafo, um capítulo, o que seja.

 

Talvez, conforme você leia, nem seja preciso voltar para pesquisar a tradução da palavra porque você já vai ter entendido. Como? Através da dica 3: o contexto do texto.

 

Lembre-se também que, por isso, não é necessário grifar todas as palavras. 

04) Registre a sua leitura

A verdade é que quando registramos a nossa leitura, seja em voz alta ou por escrito, ficamos mais familiarizados com ela. E se temos familiaridade com um texto, conseguimos avançar a leitura com mais facilidade.

hábito de ler

Se você quer começar a ler em francês, mas não conhece muitos livros ou autores interessantes, te convido a conhecer 5 autores francófonos incríveis.

 

Se você quiser se aprofundar mais nesse conteúdo, no meu canal do YouTube tem uma aula completa sobre como ler em francês com mais dicas práticas, simples e eficazes. 

 

Quer ir além no conhecimento?

 

Me siga no Instagram e YouTube para ficar por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua, cultura e literatura francesa! 

 

À la prochaine,

 

Elisa.

 

Elisa Fingermann

Elisa Fingermann

Professora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: [email protected]

Domine os
sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!

Não enviaremos SPAM :)