aprender frances

A Família Bélier: a tocante comédia francesa que todos devem assistir

a familia bélier

A verdade é que, A Família Bélier, é um daqueles filmes que você guarda no coração e assiste mais de uma vez. Extremamente conhecido desde o seu ano de lançamento, em 2014, o filme vem se tornando um dos queridinhos de vários admiradores da língua e cultura francesa.

 

Indicações de filmes: mês de setembro

 

As indicações de filmes do mês de setembro serão todos filmes franceses que abordam a surdez (surdité) e a cegueira (cécité). A escolha desses filmes ocorreu porque são filmes que nos ajudam a compreender um pouco mais sobre o universo de pessoas que são cegas (aveugles) e surdas (sourds), além de explorar a língua de sinais francesa.

familia bélier
Pais de Paula (Foto: Divulgação)

A Família Bélier conta a história de Paula (Loaune Emera), a filha de dezesseis anos da família Bélier e a única ouvinte numa família de surdos. Por conta disso, seus pais GiGi (Karin Viard, de “O verão do Skylab”) e Rodolphe (François Damiens, de “Tango livre”), assim como o irmão Quentin (Luca Gelberg), usam Paula como a intérprete oficial da família.

 

A intérprete da família

 

Afinal, ela é a única que sabe falar a língua de sinais francesa – além de sua família. É ela quem resolve os problemas no banco, atende ao telefone e conversa com os clientes na feira.  Paula até mesmo vai junto com seus pais em suas consultas médicas. Basicamente, ela é a ponte entre a família e comunidade onde moram.

A Família Bélier
Gabriel e Paula (Foto: Divulgação)

Porém, como toda jovem de dezesseis anos, Paula tem suas próprias vontades que ficam de lado ao ter que ajudar a família o tempo inteiro. Uma de suas vontades é se aproximar do colega cantor Gabriel (Ilian Bergala) – já que, infelizmente, ele não repara nela normalmente.

 

Uma grande ideia

 

Dessa forma, Paula decide que a melhor maneira de se aproximar é participar do coral da escola em que ele faz parte. O que, na mente dela, não vai ser algo tão difícil. Afinal, ela poderia simplesmente ficar junto com o coro e cantar sem ser a estrela principal.

Paula com o maestro de canto (Foto: Divulgação)

Tudo parece ir de acordo com os seus planos até o momento em que o maestro (Eric Elmosnino, de “Anos incríveis”) fica impressionado com a voz de Paula. E, para a surpresa dela, decide tornar-se o seu mentor. O maestro espera que ela tente uma carreira promissora de cantora em Paris. Para qualquer outra adolescente, a ideia de se tornar uma cantora em Paris seria um sonho. Mas não para Paula: como ela poderia deixar seus pais no interior e ir sozinha para Paris? 

a familia bélier
A Família Bélier (Foto: Divulgação)

Eric Lartigau nos mostra um filme cômico e extremamente tocante ao adaptar a história ficcional escrita pela atriz e roteirista Victoria Bedos. Com grandes atores e uma excelente trilha sonora, A Família Bélier é um excelente filme para se assistir com a família, amigos e se emocionar.

Desafio Avec Elisa

 

Ao final de cada texto indicando um filme ou série francês/francófono, irei deixar um áudio da minha equipe de professores lendo uma frase famosa de algum filme. O filme pode ser brasileiro, francês, belga, americano, coreano e etc. Você precisa escutar a frase, tentar escrevê-la nos comentários e adivinhar de qual filme estamos falando.

 

Desafio de Hoje!

 

O primeiro desafio está no texto da minissérie francesa Le Chalet – que se você ainda não viu, precisa ver agora mesmo! Assim, para o dia de hoje, duas das minhas queridas professoras – Chloée e Laura – do meu curso “Programa de Francês Ativo” gravaram a mesma frase para você tentar adivinhar:

Passo 1

 

Escute a frase 3 vezes. Se for preciso, escute mais vezes para compreender os sons das palavras que são ditas.

Passo 2

 

Tente escrever o que foi dito, conforme você escutou e acha que deve ser escrito.

Passo 3

 

Escute a frase ao mesmo tempo que lê a frase como ela realmente é escrita (caso você não tenha acertado a forma de escrever. Se acertou, pode passar para o próximo passo). A frase é: C’est l’angoisse du temps qui passe qui nous fait tant parler du temps qu’il fait.

Passo 4

 

Tente falar, em voz alta, a frase. Repita ela algumas vezes para fixar os sons.

Após terminar todos esses passos, me conte aqui nos comentários o que achou da indicação de hoje – você já assistiu? – e desse pequeno desafio. Caso seja do agrado de todos, voltarei com mais textos assim.

 

Não se esqueça de me seguir no Instagram e Youtube para ficar por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua, cultura e literatura francesa! 

 

À la prochaine,

 

Elisa.

Elisa Fingermann

Elisa Fingermann

Professora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: [email protected]