aprender frances

A Linguagem do Coração: o filme para você se acabar de chorar

A Linguagem do Coração é um daqueles filmes que além de te fazer chorar, te faz refletir. Extremamente conhecido desde o seu ano de lançamento, em 2016, o filme é a indicação do mês de outubro.

 

Indicações de filmes: mês de outubro

 

As indicações de filmes do mês de outubro serão continuações do mês passado: todos filmes franceses que abordam a surdez (surdité) e a cegueira (cécité). A escolha desses filmes ocorreu porque são filmes que nos ajudam a compreender um pouco mais sobre o universo de pessoas que são cegas (aveugles) e surdas (sourds), além de explorar a língua de sinais francesa.

A linguagem do coração (divulgação)

A história se passa no final do século XIX, na França. A protagonista é a jovem Marie Heurtin (Araina Rivoire) que nasceu cega e surda. O pai da garota, percebendo que ela não conseguia se comunicar com as demais pessoas, resolve mandá-la para um convento. 

 

Este convento, em especial, é conhecido por cuidar de crianças surdas. Contudo, nada é tão simples assim. Vendo que não teria condições para tratá-la, a madre superiora (Brigitte Catillon) recusa o pedido do pai.

A linguagem do coração (divulgação)

Entretanto, Marie Margueritte (Isabelle Carré) pensa ao contrário. A freira insiste em cuidar da jovem surda e cega: ela iria ensinar a menina a se comunicar. Apesar de seu problema de saúde, a madre superiora decide deixar a menina sob os cuidados de Marie.

 

O problema é que fazer com que Marie aprenda questões básicas de higiene e convívio não é uma tarefa fácil. Porém, essa é uma das maiores reflexões do filme: como a jovem Marie Heurtin pode ser a dona de sua própria vida.

A linguagem do coração (divulgação)

O filme nos mostra como uma pessoa com deficiência pode e deve ser protagonista de sua própria vida. Afinal, todos possuem limitações, portanto, não é algo que deve ser focado. É preciso e possível sempre ir além. Além disso, a história também nos mostra a importância de pessoas que também estejam empenhadas neste objetivo, para que a inclusão, de fato, ocorra.

Lançado no Telecine, atualmente é possível assistir ao filme através da plataforma Globo Play. Agora, me diga: você já assistiu a esse filme? Se sim, me conte nos comentários o que achou! E caso ainda não tenha visto, aproveite o fim de semana para botar sua listinha de filmes em dia!

 

Se você gosta de filmes com essa temática, é imprescindível assistir o filme “A Família Bélier”.

 

Desafio de Hoje!

 

O primeiro desafio está no texto da minissérie francesa Le Chalet – que se você ainda não viu, precisa ver agora mesmo! Já o segundo desafio está no texto da Fámilia Bélier.  Assim, para o dia de hoje, uma das queridas professoras –  Laura – do meu curso “Programa de Francês Ativo” gravou uma frase para você tentar adivinhar:

Passo 1

 

Escute a frase 3 vezes. Se for preciso, escute mais vezes para compreender os sons das palavras que são ditas.

 

Passo 2

 

Tente escrever o que foi dito.

 

Passo 3

 

Escute a frase ao mesmo tempo que lê a frase como ela realmente é escrita (caso você não tenha acertado a forma de escrever. Se acertou, pode passar para o próximo passo). A frase é: celui qui ne brille pas le jour, brille la nuit.

 

Passo 4

 

Tente falar, em voz alta, a frase. Repita ela algumas vezes para fixar os sons.

 

Passo 5

 

Tente criar frases com os fonemas [i], [y] e [u]. Depois tente ler essas frases em voz alta.

Após terminar todos esses passos, me conte aqui nos comentários o que achou da indicação de hoje e desse pequeno desafio. Caso seja do agrado de todos, voltarei com mais textos assim. Lembrando que este desafio tem ligação com o texto “Os sons do francês“, então recomendo fortemente que o leia!

 

Quer ir além no aprendizado?

 

Me siga no Instagram e YouTube para ficar por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua, cultura e literatura francesa!

 

 

À la prochaine,

 

Elisa.

Elisa Fingermann

Elisa Fingermann

Professora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: [email protected]

Domine os
sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!

Não enviaremos SPAM :)