aprender frances

Aprendendo Francês com Avec Elisa: Bélgica e suas curiosidades

bélgica

Se você estuda francês, a Bélgica em algum momento já passou pela sua mente como “um dos possíveis lugares para se visitar”. Pensando nisso, resolvi separar para vocês algumas curiosidades sobre esse país tão belo e incrível que vocês podem ter o prazer de conhecer caso saibam falar francês.

Bélgica

 

Caso você não esteja muito familiarizado com a Bélgica e queira saber algumas curiosidades, é importante ter em mente os dados básicos. E quais seriam eles? 

 

A Bélgica é um país ao oeste da Europa que faz fronteira com a França. Com uma extensão territorial que é de 30,700 km² e com uma população de 11 milhões de habitantes, a Bélgica é um dos países  caso você queira imaginar como é, pense no estado de Alagoas com boa parte da população de São Paulo e você terá o seu resultado. Apesar da capital ser Bruxelas, a cidade de Antuérpia é uma das mais visitadas no país.

Idiomas

 

Na Bélgica existem 3 idiomas: o holandês, o francês e o alemão. Apesar de o francês ser o idioma mais falado na região de Valônia, você pode visitar o país inteiro apenas com o francês e inglês.

Clima e Paisagem

 

O clima na Bélgica é temperado e – para a surpresa de muitos – os verões na Bélgica podem ser bem quentes, quase como temos o nosso verão aqui no Brasil. No inverno, a paisagem cinzenta toma conta da cidade sem deixar de ser encantadora. Apesar de não ter um inverno tão rigoroso como o da França, se você planeja viajar no inverno, tome suas precações.

 

Já a paisagem da Bélgica varia entre um lado bastante futurístico e moderno com o outro lado muito medieval, com vários castelos e diversas construções históricas.

bélgica

Como eu disse anteriormente, o país possui muitas arquiteturas medievais. E uma das mais conhecidas é o Catelo Gravensteen (Castelo dos Condes, em português), que é um castelo medieval da cidade de Ghent, na Bélgica. O castelo faz parte da época em que nobres cavaleiros andavam em seus cavalos e duelavam com outros, em que pessoas eram aprisionadas no castelo e morriam por lá.

 

Atualmente, o castelo é visitado por mais de 300 mil pessoas todos os anos, além das visitas regulares.

Castelo de Antuérpia

Como eu disse anteriormente, o país possui muitas arquiteturas medievais. E uma das mais conhecidas é o Steen Castle, que é um castelo medieval da cidade de Antuérpia, na Bélgica. Existem várias histórias verídicas e fictícias sobre ele, mas uma em especial conta o mito da criação da cidade. 

 

De acordo com o mito, um gigante chamado Druon Antigoon tomou conta do castelo à beira rio e cobrava pagamentos a todos que passavam por ele. Se alguém não o obedecia, ele cortava a mão fora. Eis que então um soldado romano, Salvio Brabo se recusou a pagá-lo, entrando numa luta com o gigante. Depois de conseguir matá-lo, cortou sua mão como vingança e jogou fora no rio. Se você passar por Antuérpia, verá uma escultura em frente a prefeitura retratando esse acontecimento. 

 

batatas-fritas belgas
Chocolate e Batata Frita Belga

 

Se você ainda não sabe, a Bélgica é famosa por seus deliciosas chocolates belgas e – pasmem! – a batata frita. Diferente do que muitos acham, a batata frita não é uma invenção francesa. Essa confusão ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial quando as batatas fritas foram apresentadas por soldados belgas aos seus aliados. Como boa parte dos belgas falavam francês, os norte-americanos deduziram que era uma invenção dos franceses e acabaram popularizando a batata como “French Fries”.

 

Os belgas  gostam tanto de batatas-fritas que existem diversos modos de fazer a batata e diversos jeitos de servir. Um que recomendo bastante é o Stoofvlees! Não pensem que por ser uma criação belga, as batatas-fritas sejam algo glamouroso. Na realidade, elas são vendidas na rua geralmente em cones ou e caixinhas de papel grosso. Além dos chocolates belgas e das batatas-fritas, as waffles também são uma especiaria do país.

Deliciosas waffles para comer na Bélgica!

Enquanto as batatas-fritas fazem sucesso, os chocolates belgas são a especialidade gastronômica do país, produzindo cerca de 170 toneladas de chocolates por ano. É muito chocolate, né?  Além disso, também são um dos pontos fortes da economia da Bélgica.

 

Os chocolates são vendidos em diversos formatos, mas alguns são mais recorrentes que outros, como por exemplo: bombons, trufas, ovos e figuras. Você pode encontrá-los em lojas especializadas (que eu recomendo muito!) ou em supermercados. Mas caso esteja chegando na Bélgica pela primeira vez e já quer provar um pouquinho do sabor belga, você pode encontrar esses chocolates sendo vendidos no Aeroporto Internacional de Bruxelas.

Se você é fã de mais glamour, não pode deixar de saber que cerca de 80% dos diamantes brutos no mundo são negociados na cidade de Antuérpia (a do Steen Castle). É basicamente o principal centro de diamantes do mundo, com mais de 380 oficinas e 3.500 lapidadores. Muita coisa, não é?

 

Como se não bastasse os diamantes, a Bélgica também é conhecida por seus festivais de músicas como o Tomorrowland, que acontece na cidade de Boom. E por último, pela cerveja. Isso mesmo, a cerveja! Enquanto a França fica com a elegância do vinho, a Bélgica atrai todos com os diversos tipos e sabores de cervejas que produz. Para se ter uma ideia, a cerveja é tão boa que está na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.

bélgica

Gostou dessas curiosidades sobre a Bélgica? Se sim, me diga outros países francófonos que você gostaria de saber mais curiosidades. E quem já visitou o país, me diga qual lugar você mais gostou de ir e porquê! 

 

Não deixe de me seguir no Instagram e Youtube para ficarem por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua, cultura e literatura francesa! Gostou do conteúdo de hoje? Se sim, deixe o seu comentário aqui embaixo! Outra dica muito interessante é ler sobre o Arco do Triunfo na França!

 

À la prochaine.

Elisa.

Elisa Fingermann

Elisa Fingermann

Professora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: [email protected]