aprender frances

Aprendendo Francês Avec Elisa: Toulouse e suas curiosidades

toulouse

Toulouse é uma das cidades ao sul da França bastante conhecida por ser a “cidade cor-de-rosa”

 

Lar de muitos monumentos históricos, parques urbanos e vias arborizadas, Toulouse é um dos roteiros que você precisa fazer ao viajar para a França – mesmo que os toulousians não concordem com você!

 

A cidade cor-de-rosa: Toulouse

 

 

Localizada no sul da França, Toulouse é a capital do departamento francês da Alta Garona e também da região de Occitânia – região histórica que antigamente também compreendia o norte da Espanha, toda a costa mediterrânea da França e chegando até mesmo a Itália!

 

 

Idioma

 

É por conta disso que, assim como outras regiões da França, os toulousians possuem um idioma próprio: o occitano. Contudo, o idioma é raramente falado. 

 

A bela cidade fica nas margens do rio Garona e é ligada por duas pontes principais: a Pont Neuf e a Pont Saint Pierre.

 

A cor rosa

 

É considerada a quarta maior cidade da França e também tem a 4ª maior região metropolitana do país.

 

Além disso, seu apelido de “cidade rosada” ou “cidade cor-de-rosa” é derivado à arquitetura em tijolos de terracota rosada – que aliás, são uma gracinha!

toulouse

Pontos turísticos e curiosidades

O principal ponto turístico da cidade é a Praça do Capitólio que abriga o prédio do mesmo nome, onde fica a sede da prefeitura – em seu interior existe uma “Capela Sistina Francesa”.

 

Apesar da sua fama pelo tom rosado, é pelo azul-pastel que a cidade cresceu economicamente.

 

Durante a Idade Média, a cidade enriqueceu com a extração da tintura da folha da planta Pastel, tomando boas e  grandes proporções comerciais.

 

Dessa forma, os comerciantes ganharam muito dinheiro e decidiram construir várias mansões – que até hoje estão presentes na cidade, com o lembrete da cor que lhes deu riqueza.

violeta símbolo de toulouse
Aeronáutica

 

A cidade também abriga a École Nationale de l’Aviation Civile além de ser a sede da Airbus. Por conta disso, é uma referência européia quando se fala na indústria aeronáutica – além de pesquisas na área!

 
O símbolo de Toulouse

 

Um dos pontos interessantes sobre a cidade é a flor violeta. Ela é o símbolo de Toulouse. Assim, é bastante fácil e acessível encontrar diversos produtos que são feitos a partir da flor: licores, doces e etc…

Catedral Saint-Étienne

Outro ponto turístico da cidade é a Catedral Saint-Étienne. Feita com diversos materiais e objetos diferentes, é impossível não achá-la fascinante ao mesmo tempo que bizarra! Os toulousians tem um pouco de vergonha da catedral, mas sinceramente, eu acho bastante conceitual e diferente!

 

O roteiro dos iniciantes

Toulouse é uma excelente opção para quem está começando a aprender francês! E por quê, você pergunta? Porque diferente de outras cidades, os toulousians falam de maneira mais pausada, plus doucement, o que torna mais fácil compreender o que é dito.

 

Carlos Gardel

Outra curiosidade bastante interessante é que Toulouse é a cidade natal do maior cantor de tango da história: Carlos Gardel.

 

Agora é a sua vez!

O que você achou da cidade rosada?

Ficou com vontade de conhecer? 

Se sim, me diga o que mais gostou de saber nos comentários! E se você gosta desse tipo de texto, que tal conhecer um pouco mais sobre o Congo ou Québec?

 

Quer ir além no aprendizado?

Me siga no Instagram e YouTube para ficar por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua, cultura e literatura francesa!

 

À la prochaine!

Elisa Fingermann

Elisa Fingermann

Professora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: [email protected]