Assuntos do momento

A lição de Moremi: o filme nigeriano que você precisa assistir

A lição de Moremi: o filme nigeriano que você precisa assistir

A Lição de Moremi (Citation) é um drama nigeriano disponível na Netflix e baseado em história verídica.

Diferente dos filmes que costumo recomendar —  filmes mais alegres, de comédia ou uma comédia familiar —, esse filme trata de um tema extremamente importante de ser debatido, mas também igualmente pesado: a cultura do estupro.

A trama

A trama nos mostra a jornada da universitária Moremi que, após sofrer violência sexual, decide denunciar seu agressor Lucien N’Dyare, renomado professor da faculdade em que estuda.

Em uma narrativa não linear (ou seja, onde os fatos não ocorrem em ordem cronológica), conhecemos a vida de Moremi, seus amigos, como o professor Lucien surgiu em sua vida e como a repercussão da acusação de estupro foi encarada por todos da comunidade acadêmica.

Atores

Dirigido por  Kunle Afolayan o filme conta com os atores Temi Otedola (Moremi) e Jimmy Jean-Louis (Lucien) como os protagonistas. Se você não conhece nenhum desses nomes, precisa começar agora a aumentar seu conhecimento em atores internacionais.

Jimmy Jean-Louis

Jimmy Jean-Louis é um ator haitiano-americano que se mudou para Paris quando era novo. Seus primeiros papéis foram em comerciais de televisão franceses e teatro musical espanhol. 

Por fim ao se fixar em Los Angeles no final dos anos 1990, ele teve pequenos papéis em Identidade Bourne , Lágrimas do Sol e na série Arliss antes de entrar em papéis maiores na televisão e no cinema americanos. 

No entanto, o seu papel mais importante até o momento foi interpretar o personagem-título no filme Toussaint Louverture, um filme francês que ganhou o prêmio de Melhor Filme da Diáspora no 8º Africa Movie Academy Awards.

 

O francês

Apesar de ser um filme majoritariamente em inglês, em diversos momentos do filme os personagens principais falam em francês.

Isso acontece em A Lição de Moremi porque o professor Lucien é formado em uma universidade de Paris e a personagem de Moremi é formada em bacharel de francês. Os diálogos mais importantese também mais pesados — são feitos em francês, e permanecem sem dublagem na versão dublada.

Outro motivo para falarem bastante francês é o fato do professor Lucien levar os alunos para Senegal, ex-colônia francesa.

A Lição de Moremi

O filme além de relatar uma realidade que de fato ocorreu, também retrata a realidade de muitas garotas que sofrem com professores abusivos em ambientes acadêmicos.

Além de demonstrar como a cultura do estupro ainda permanece forte nos dias atuais.

Verifiquem a classificação indicativa caso forem assistir com crianças. E vejam o filme, pois vale muito a pena, não apenas pelo francês!

 
Quer ir além no aprendizado?

Me siga no Instagram YouTube para ficar por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua, cultura e literatura francesa!

Participe do nosso grupo no Telegram!