fbpx

A praticidade das vélos como meio de transporte

A França possui uma das redes de transporte mais eficientes do mundo e muitos desses meios são rápidos, práticos e econômicos. É muito divertido andar pela rua sentindo o vento no rosto, observar a rotina da cidade por onde passamos e é prazeroso a sensação de liberdade. Com os vélos (ou bicyclette) é assim!

 

É cada vez mais comum os franceses deixarem o ônibus ou metrô de lado e o Vélib, sistema de aluguel de bicicletas, espelhado por diversos outros países, e eu gosto particularmente do nome, que faz pensar na Liberté, Vélo + Liberté = Vélib!.

 

O governo francês também impulsiona o ciclismo construindo várias ciclovias em todos os cantos do país, incentivam financeiramente os usuários para que sejam cada vez mais adeptos a esse transporte e investem em medidas de segurança como o contra roubo.

 

E outra coisa que não posso esquecer de falar são os maravilhosos e variados passeios que a bicicleta proporciona. A França é um dos países mais visitados do mundo e os roteiros de viagens estão repletos de sugestões em bike tour. Confira alguns:

 

Provença

Esse passeio te levará para a região de Lubéron (que inclusive é onde morava meu avô!), passando por montanhas Alpilles (são os Pequenos Alpes) e chegando a vinhas de Côtes Du Rhône (assim você poderá experimentar os deliciosos vinhos!). As pequenas aldeias, arquitetura antiga e cenário refinado, fizeram dessa região um dos melhores lugares para ciclismo e turismo na França. Você irá de Gordes até Les Baux de Provence, de Fontaine de Vaucluse a Châteauneuf du Pape, de Venasque a Roussillon, o tempo todo curtindo as colinas, cheias de histórias e tradições, e também, as cores de artistas como Vincent van Gogh e Picasso. Bom, eu sou suspeita, mas também te diria para tentar passar pelo vilarejo do meu avô que é realmente muito lindo e tem ótimos restaurantes, chama Lourmarin.

Bordeaux

Ensolarada região sudoeste da França. Confluência do rio Garonne e o estuário do rio Gironde. É a mais próspera e famosa região de vinícolas no mundo. Bebidas como Saint-Émilion, Pomerol, Sauternes, Médoc e Margaux fizeram dos vinhos de Bordeaux famosos mundialmente. A cidade também é um centro cultural. No passado conhecida como a “Bela Adormecida”, ela se estende ao longo das margens do rio, convidando seus visitantes a desfrutar de sua arquitetura, cafés e museus.


Lagos dos Alpes Franceses

Esse passeio pelos Alpes permite que ciclistas em geral desfrutem do cenário sem ter que pedalar grandes subidas, sim mesmo que seja nos Alpes! Inclui três grandes lagos da região: Lac Genève, Lac Bourget e Lac Annecy enquanto você pedala também ao longo dos rios Rhône e Isère passando por vilarejos históricos. Vale a pena levar roupa de banho, pois pode ser que não resista aos belos lagos ou das termas de Aix-les-Bains!


E agora que tal ouvir o áudio abaixo e se aventurar para entender o francês, vou contar uma história sobre bicicletas e a França e quero ver o que você entendeu nos comentários.


Au revoir!


Elisa

 

Gostou?
Divida isso com o mundo!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google
Share on telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 26.240.088/0001-02 | Rua Medeiros de Albuquerque, 55

Scroll Up