Assuntos do momento

Galette des Rois: a tradição francesa que você precisa conhecer!

Galette des Rois: a tradição francesa que você precisa conhecer!

Galette des Rois é um nome que você já deve ter escutado em algum lugar, mas sem prestar muita atenção ao significado. Recentemente, lembrei desse nome pois um aluno me disse que estava com saudade de comer Galette, mas que esperaria janeiro para se deliciar com essa guloseima.

Você pode estar pensando “mas o que Janeiro tem a ver com Galette? E, afinal, o que é Galette?”. Para a sua sorte, o texto de hoje irá tirar todas essas dúvidas. Está pronto para se aventurar um pouco mais na cultura e culinária francesa?

Mês de Janeiro

No mês de Janeiro acontecem muitas coisas ao redor do mundo. Para quem segue o calendário gregoriano, é o começo de um novo ano. Novas metas, novos planejamento, vida nova!

Para os países que estão no clima de inverno, os festivais de inverno são uma ótima opção (como, por exemplo, o Quebéc Winter Carnival no Canada ou Sapporo Snow Festival no Japão).

galette des rois
Québec Winter Carnival, Québec City, Canada. Credit: Québec Winter Carnival

Para os franceses, festivais como Sons d’Hiver em Ivry-sur-Seine são uma ótima opção, porém, também existe outra detalhe muito interessante sobre o mês de janeiro na França.

Janeiro é o mês de uma tradição francesa importante, dentro das comemorações do final do ano, que é comer Galette des Rois.

galette des rois
Galette de maçã com amêndoas

Galette des Rois: uma tradição francesa

A galette des rois é uma torta de massa folhada tradicionalmente recheada de creme de amêndoas ao rum ou com frangipane. Ela faz parte das festividades da Epifania – ou Dia de Reis, o dia em que Cristo recém-nascido recebeu a visita dos três Reis Magos vindos do leste – na França.

Uma pequena figura de porcelana é escondida no interior da torta e a pessoa que a ganha se torna o rei ou a rainha da festa (as confeitarias costumam fornecer uma coroa de papel com a torta).

Trata-se de uma tradição antiga cuja origem se encontra nas festas pagãs dos romanos chamadas Saturnales, nas quais um escravo era escolhido para ser o “rei do dia”. 

galette des rois

Galettes de vários tipos!

Como já disse, a Galette des Rois é tradicionalmente feita a base de massa folhada e recheada com creme de amêndoas ao rum. Contudo, hoje em dia é extremamente comum encontrar as mais variadas opções de recheios: chocolate, batatas, frutas secas ou frutas silvestres, compota de maçã, gianduia, etc. O que não falta é opção!

Em alguns lugares da França a Galette é feita com massa de brioche em forma de coroa com frutas e água de flor de laranjeira. Também é extremamente comum as pessoas decorarem as Galettes com coroas de verdade – ou imitações de coroas. 

Onde encontrar?

Em janeiro você encontra a Galette des Rois em qualquer padaria da cidade, afinal, é uma tradição que os franceses seguem até hoje. Contudo, se tiver a sorte de estar em Paris nessa data, não deguste qualquer uma! Compre as feitas pelos melhores chefs pâtissiers (confeiteiros).

Para te ajudar, selecionei alguns dos melhores par você conhecer. Que tal experimentar um pouco de Galette des Rois hoje?

Chefs Pâtissiers

Sébastien Guadard

Sébastien é o pâtissier que fez a galette homenageando os 500 anos do início da construção do Castelo de Chamabord,  localizado no Vale do Loire

Endereço: Pâtisserie des Martyrs – 22 rue des Martyrs, 75009.

Yann Couvreur

Além de oferecer a versão tradicional, Yann Couvreur tem também a galette feita com especiarias.

Endereço: Galeries Lafayette Gourmet – 35 boulevard Haussmann, 75009.


Café Pouchkine 

O Café Pouchkine, suntuosa casa de chás que é uma mistura da Rússia com a França, também fez a sua versão da galette des rois com toques de amaretto

Endereço: Café Pouchkine Place Madeleine – 16 place de la Madeleine, 75008.

 

Cédric Grolet

Cédric Grolet, faz uma galette des rois com massa de brioche, ao invés de massa folhada. 

Endereço: Cédric Grolet –  6 rue Castiglione, 75001.

galette de rois

Gentl and Hyers for The New York Times. Food stylist: Maggie Ruggiero. Prop stylist: Gozde Eker.

Você deve estar pensando “Não estou em Paris agora e pouco provavelmente estarei em janeiro, mas gostaria tanto de provar uma Galette…”. Para que você possa experimentar e até mesmo treinar os seus dotes culinários, vou compartilhar com você a receita da Galette. 

Mas atenção!

Você corre grandes riscos de se apaixonar ainda mais pela culinária francesa!

Receita

Essa é uma receita da Galette com creme de amêndoas. Prepare e faça um tremendo sucesso com a sua família no fim do ano ou Dia de Reis.

Ingredientes:

– 2 rolos de massa folhada 

– 100 g de manteiga com sal à temperatura ambiente

– 150 g de amêndoas moída

– 100 g de açúcar

– 2 ovos + 1 gema para pincelar a massa

Modo de preparo:

Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme bem lisinho. Adicione os 2 ovos inteiros, um a um, e as amêndoas moídas. Misture bem e reserve. 

Forre uma forma adequada para ir ao forno com um dos rolos de massa folhada e pincele o rebordo com um pouco de água.

Espalhe a mistura reservada (creme de amêndoas) sobre a massa, deixando o rebordo exterior. Nessa etapa, se quiser seguir à tradição francesa, não esqueça de esconder a “fava” (normalmente uma miniatura em cerâmica, ou qualquer outra coisa resistente ao cozimento).

Feche a Galette com o segundo rolo de massa e faça sua decoração, pressionando com os dedos as bordas de forma a colar bem as duas massas. Decore a sua Galette, riscando com uma faca bem afiada e pincele com a gema.

Leve ao forno pré-aquecido à 180ºC por 30 a 40 minutos, ou até ficar douradinha.

Que delícia!

“Mas Elisa, não sou boa em fazer doces ou salgados! Sou um verdadeiro desastre na cozinha!”

Calma, eu também pensei sobre isso! Se você é de São Paulo e deseja provar o gostinho da França neste fim de ano, recomendo que conheça as Das Meninas.

 
Das Meninas: uma alternativa diferente para o fim de ano!

As meninas, Neia e Ligia, notaram que seus gostos em comum – pela comida e, claro, por comer! – poderiam se transformar em algo a mais. Assim, resolveram criar a marca “Das Meninas”  com o objetivo de levar comida boa, com qualidade, preço justo e procedência para todos.

Apesar de não terem um lugar fixo, as meninas fazem deliciosas encomendas de docinhos, pães e comidinhas artesanais com muito carinho e cuidado.

Uma deliciosa galette com ricota temperada com páprica, tomates suculentos assados e tostados, cebola tostada e pesto! (cr: Das Meninas)

galette salgada

Quem não gostaria de provar essa galette, hein? (cr: Das Meninas)

Ouso dizer que mais gostosa do que a tradicional Galette de Rois, as meninas estão aceitando encomendas de deliciosas Galettes em dois sabores: salgada ou doce! Então realmente não tem desculpa para você não provar uma Galette neste fim de ano!

galette doce
Uma deliciosa Galette doce!

Aproveitem e deem uma olhada no catálogo sensacional que elas tem, garanto que não vão se arrepender!

Quer conhecer outro prato francês? Que tal saber mais sobre os clássicos da pâtisserie francesaAproveite o fim de ano para conhecer mais sobre a gastronomia e cultura francesa!

Quer ir além no aprendizado?

Me siga no Instagram e YouTube para ficar por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua, cultura e literatura francesa!

À la prochaine,

Elisa.

Participe do nosso grupo no Telegram!