fbpx

A tradição francesa da Galette des Rois

Dia desses, um aluno me disse que estava com saudade de comer Galette, mas que esperaria janeiro para se deliciar com essa guloseima. Janeiro é o mês de uma tradição francesa importante, dentro das comemorações do final do ano, que é comer Galette des Rois.

 

A galette des rois é um torta de massa folhada tradicionalmente recheada de creme de amêndoas que faz parte das festividades da Epifania – ou Dia de Reis, o dia em que Cristo recém-nascido recebeu a visita dos três Reis Magos vindos do leste – na França.

 

Uma pequena figura de porcelana é escondida no interior da torta e a pessoa que a ganha se torna o rei ou a rainha da festa (as confeitarias costumam fornecer uma coroa de papel com a torta). Trata-se de uma tradição antiga cuja origem se encontra nas festas pagãs dos romanos chamadas Saturnales, nas quais um escravo era escolhido para ser o “rei do dia”. 

 

Em janeiro você encontra a galette des rois em qualquer padaria da cidade, mas se tiver a sorte de estar em Paris nessa data, não deguste qualquer uma, compre as feitas pelos melhores chefs pâtissiers (confeiteiros). Selecionei alguns abaixo:

 

Sébastien Guadard é o pâtissier que fez a galette homenageando os 500 anos do ínicio da construção do Castelo de Chamabord,  localizado no Vale do Loire

Pâtisserie des Martyrs: 22 rue des Martyrs, 75009.

 

Além de oferecer a versão tradicional, Yann Couvreur tem também a galette feita com especiarias.

Galeries Lafayette Gourmet: 35 boulevard Haussmann, 75009.

 

O Café Pouchkine, suntuosa casa de chás que é uma mistura da Rússia com a França, também fez a sua versão da galette des rois com toques de amaretto

Café Pouchkine Place Madeleine: 16 place de la Madeleine, 75008.

 

Cédric Grolet, faz uma galette des rois com massa de brioche, ao invés de massa folhada. 

Cédric Grolet: 6 rue Castiglione, 75001.

Aqui vai a receita da Galette com creme de amêndoas. Prepare e faça um tremendo sucesso com a sua família no final do ano ou Dia de Reis.


Ingredientes:

– 2 rolos de massa folhada 

– 100 g de manteiga com sal à temperatura ambiente

– 150 g de amêndoas moída

– 100 g de açúcar

– 2 ovos + 1 gema para pincelar a massa


Modo de preparo:

Bata a manteiga com o açúcar até formar um creme bem lisinho. Adicione os 2 ovos inteiros, um a um, e as amêndoas moídas. Misture bem e reserve. Forre uma forma adequada para ir ao forno com um dos rolos de massa folhada e pincele o rebordo com um pouco de água.


Espalhe a mistura reservada (creme de amêndoas) sobre a massa, deixando o rebordo exterior. Nessa etapa, se quiser seguir à tradição francesa, não esqueça de esconder a “fava” (normalmente uma miniatura em cerâmica, ou qualquer outra coisa resistente ao cozimento).


Feche a Galette com o segundo rolo de massa e faça sua decoração, pressionando com os dedos as bordas de forma a colar bem as duas massas. Decore a sua Galette, riscando com uma faca bem afiada e pincele com a gema.


Leve ao forno pré-aquecido à 180ºC por 30 a 40 minutos, ou até ficar douradinha.


Que delícia!


Bisous,


Elisa

Gostou?
Divida isso com o mundo!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google
Share on telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: elisa@avecelisa.com.br

Domine os sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!