fbpx
aprender frances

As laveries francesas: como usar?

Está cada vez mais comum as casas e apartamentos reduzirem os seus espaços, ficando difícil equipá-los como todos os móveis e eletrodomésticos que queremos. Por exemplo… como encaixar uma máquina de lavar roupas em apartamentos de 15 e até mesmo 9 m², sem área de serviço e onde a cozinha é um armário? Por isso na França e em toda Europa, as laveries libre service (lavanderias self-service) são comuns e encontramos várias por toda parte. 

 

As lavanderias automáticas são frequentadas principalmente por jovens estudantes e idosos, pois servem também como ponto de encontro e até de moradia nos dias mais frios do ano para quem vive nas ruas. O investimento é cerca de 10 euros por semana .

 

Muitos desses espaços ficam abertos 24 horas sem nenhum funcionário. De vez em quando passa alguém para fazer a limpeza e verificar o estoque de sabão e amaciante das máquinas. Mas não tem ninguém de plantão para cobrar ou tirar dúvidas. Não se deixe intimidar pelo sistema aparentemente complicado da lavanderia. Depois que você domina o básico o processo fica mais simples e intuitivo.

 

Dicas de como usar uma máquina nas laveries:

 

1: Localize o painel de controle

 

A peça mais importante de uma lavanderia automática é o painel de controle, pois comanda o funcionamento de todas as lavadoras e secadoras. É onde você seleciona qual máquina vai usar e paga pelo uso. Em muitas lavanderias, o painel de controle também vende sabão e amaciante. Em outras, existe uma maquininha separada.

 

2: Verifique uma máquina livre

 

Observe as lavadoras que não estão ocupadas. Escolha uma, veja qual é o seu número e marque esse número no painel de controle. Escolheu, pagou? A máquina é sua!

 

3: Compre sabão e amaciante

 

Normalmente são dois compartimentos para o sabão: um para a pré-lavagem e outro para a lavagem. Quem tem pressa escolhe um ciclo sem pré-lavagem, então só põe sabão num dos compartimentos. Algumas máquinas têm o sinal I (para pré-lavagem) e II (para lavagem). O compartimento do amaciante normalmente tem tampa.

4: Escolha o programa e ligue a máquina


Selecione a temperatura da água e a duração do ciclo. Depois, é só fechar a máquina, apertar em iniciar e aguardar 50 minutos. 


5: Secar


Existem carrinhos de roupa na lavanderia que servem para transportar a roupa ainda molhada da lavadora para a área das secadoras. Localize uma secadora vaga, veja o número ou letras, selecione no painel e pague.


Depois coloque a roupa na secadora e escolha a temperatura (quanto mais quente, mais chance a roupa encolher) e aperte o iniciar. As secadoras podem ser abertas antes do fim do ciclo. A partir de 20 minutos de operação, verifique se as roupas já estão secas. Tire da máquina assim que não estiverem mais úmidas.


6: Dobrar


Dobre as roupas com cuidado enquanto ainda estão quentes. Toda lavanderia tem uma mesa própria para isso.


7: Comemorar


Você conseguiu! Parabéns!


Que aventura! Escreva em francês aqui nos comentários se você já foi em alguma laveries na França e como foi essa experiência!


Bisous!


Elisa

Elisa Fingermann

Elisa Fingermann

Professora

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: elisa@avecelisa.com.br

Domine os
sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!

Não enviaremos SPAM :)