As laveries francesas: como usar?

Está cada vez mais comum as casas e apartamentos reduzirem os seus espaços, ficando difícil equipá-los como todos os móveis e eletrodomésticos que queremos. Por exemplo… como encaixar uma máquina de lavar roupas em apartamentos de 15 e até mesmo 9 m², sem área de serviço e onde a cozinha é um armário? Por isso na França e em toda Europa, as laveries libre service (lavanderias self-service) são comuns e encontramos várias por toda parte. 

 

As lavanderias automáticas são frequentadas principalmente por jovens estudantes e idosos, pois servem também como ponto de encontro e até de moradia nos dias mais frios do ano para quem vive nas ruas. O investimento é cerca de 10 euros por semana .

 

Muitos desses espaços ficam abertos 24 horas sem nenhum funcionário. De vez em quando passa alguém para fazer a limpeza e verificar o estoque de sabão e amaciante das máquinas. Mas não tem ninguém de plantão para cobrar ou tirar dúvidas. Não se deixe intimidar pelo sistema aparentemente complicado da lavanderia. Depois que você domina o básico o processo fica mais simples e intuitivo.

 

Dicas de como usar uma máquina nas laveries:

 

1: Localize o painel de controle

 

A peça mais importante de uma lavanderia automática é o painel de controle, pois comanda o funcionamento de todas as lavadoras e secadoras. É onde você seleciona qual máquina vai usar e paga pelo uso. Em muitas lavanderias, o painel de controle também vende sabão e amaciante. Em outras, existe uma maquininha separada.

 

2: Verifique uma máquina livre

 

Observe as lavadoras que não estão ocupadas. Escolha uma, veja qual é o seu número e marque esse número no painel de controle. Escolheu, pagou? A máquina é sua!

 

3: Compre sabão e amaciante

 

Normalmente são dois compartimentos para o sabão: um para a pré-lavagem e outro para a lavagem. Quem tem pressa escolhe um ciclo sem pré-lavagem, então só põe sabão num dos compartimentos. Algumas máquinas têm o sinal I (para pré-lavagem) e II (para lavagem). O compartimento do amaciante normalmente tem tampa.

4: Escolha o programa e ligue a máquina


Selecione a temperatura da água e a duração do ciclo. Depois, é só fechar a máquina, apertar em iniciar e aguardar 50 minutos. 


5: Secar


Existem carrinhos de roupa na lavanderia que servem para transportar a roupa ainda molhada da lavadora para a área das secadoras. Localize uma secadora vaga, veja o número ou letras, selecione no painel e pague.


Depois coloque a roupa na secadora e escolha a temperatura (quanto mais quente, mais chance a roupa encolher) e aperte o iniciar. As secadoras podem ser abertas antes do fim do ciclo. A partir de 20 minutos de operação, verifique se as roupas já estão secas. Tire da máquina assim que não estiverem mais úmidas.


6: Dobrar


Dobre as roupas com cuidado enquanto ainda estão quentes. Toda lavanderia tem uma mesa própria para isso.


7: Comemorar


Você conseguiu! Parabéns!


Que aventura! Escreva em francês aqui nos comentários se você já foi em alguma laveries na França e como foi essa experiência!


Bisous!


Elisa

Gostou?
Divida isso com o mundo!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google
Share on telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 26.240.088/0001-02 | Rua Medeiros de Albuquerque, 55

Domine os sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!