fbpx

Baguette debaixo do braço? Será?!

Antes de mais nada, você sabia que apesar da grande variedade da panificação francesa, a baguette é o símbolo da gastronomia local e ficou conhecida no mundo ao lado do queijo e vinho.

 

Essa iguaria de 80 cm, de 6 a 7 centímetros de largura e peso entre 250 a 300 gramas, colabora para que o país consuma 30 milhões ao dia e totalizando quase 4 milhões de toneladas por ano. 

 

É muito amor pelo pão, não é?

 

Ainda mais, considerado o “pão da igualdade” (Le Pain de l’ Égalité), a baguette surgiu em 1973 durante a Revolução Francesa, se tornando obrigatório o acesso para o consumo de todo cidadão francês, rico ou pobre.

 

Anos mais tarde, famosa foto de Willy Ronis, garotinho parisiense que corre levando debaixo do braço uma baguete, virou pôster e marca da Paris pós-guerra.

Na França

 

Leve, crocante e alongada, a Baguette na França é consumida em todas as refeições, desde o café da manhã, como acompanhamento de pratos principais e para lanches.

 

É muito comum quando se compra a baguette, beliscar o croûton, que é a ponta desse pão e os franceses levam para casa apoiando debaixo do braço, sem sacolas e sem recato. Então, não é lenda!

Tipos de Baguette

 

Saiba que quando você viajar para a França vai encontrar dois tipos: a Tradition que é feita da maneira tradicional levando apenas 4 ingredientes como a farinha, água, sal e fermento.

 

Já o outro tipo é o padrão que pode levar até 60 aditivos.

Curiosidade

 

A popularização do produto trouxe uma preocupação no país: como manter a qualidade sendo fabricada em escala industrial e também, com a massa do pão sendo vendida congelada para as lojas que apenas levam a delícia ao forno.

 

Sendo assim, até concurso para eleger a melhor baguette de Paris a prefeitura incentiva todos os anos, esperando assim, que o pão não perca a tradição, o sabor, textura e o encantamento.

 

Saber a diferença entre as baguettes é crucial para avançar na cultura e língua francesa. Descubra um pouco mais no vídeo.

E escreva aqui nos comentários uma curiosidade: qual a sua baguette preferida?

 

Bisous!

Elisa

Gostou?
Divida isso com o mundo!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google
Share on telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: elisa@avecelisa.com.br

Domine os sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!