Beber água da torneira na França, pode?!

Muitas pessoas têm essa dúvida quando viajam para a França e ficam ariscos quando percebem alguém enchendo o copo de água na torneira, mas pode sim beber sem medo. Isso faz parte da cultura francesa e é boa para o consumo.

 

Por exemplo, em Paris, a Prefeitura monitora constantemente a qualidade da água. As normas europeias que controlam a potabilidade da água são as mais rigorosas do mundo. E a água de Paris passa nos 56 parâmetros de potabilidade definidos pelo código europeu de saúde pública.

 

Apesar da boa qualidade, muitos estranham o gosto da água em Paris, tanto da água da pia quanto de algumas marcas de água mineral. Comparada com a água do Brasil, a água na França tem o gosto forte. Da pia, tem gosto de cloro, usado para evitar a contaminação da água durante o percurso pelos canos. E algumas águas engarrafadas têm um forte gosto de mineral, mas o gosto forte não significa menos qualidade.

 

Nos restaurantes pode-se pedir água da torneira. Eles são obrigados a oferecerem aos clientes um jarro de água potável. Quando os turistas querem pedir água de torneira, os garçons fingem uma falta de compreensão, uma artimanha para venderem água mineral. Por isso, para aqueles que não sabem, eis o segredinho: digam une carrafe d’eau, s’il vous plaît?!

 

Interessante, não é? Qual outra curiosidade francesa você gostaria de ler aqui no Blog? Escreva em francês nos comentários!

 

Bisous!

 

Elisa

Gostou?
Divida isso com o mundo!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google
Share on telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 26.240.088/0001-02 | Rua Medeiros de Albuquerque, 55

Domine os sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!