Você com certeza já ouviu falar do estilo dos franceses. Não são apenas os pontos turísticos da França que são conhecidos mundialmente, mas também, as roupas modernas e sofisticadas, ligadas a grandes marcas e lojas conceituadas. Mesmo com todo o glamour que envolve o país e influenciados por tendências, como a Paris Fashion Week e a Semana de Moda, os franceses possuem um segredo no guarda-roupa e para a vida: usar o simples, se sentir único e interessante.
Paris é considerada a capital da alta-costura, da inovação, mas também da tradição. Os franceses, especialmente as mulheres, possuem o que chamamos de SANS EFFORT, ou seja, chique sem esforço. Adoram blazer, pull, pantalon, jupe, robe, chemise, veste ou jaquetas como as de couro, jean tradicional, um pretinho básico e quando querem ousar optam por um manteau. As cores além do preto vão desde o branco, azul, marrom e vermelho. Os lenços, écharpes foulards, mocassins, scarpins e sapatilhas também são itens indispensáveis. Não importa a ocasião, estão sempre carregando no corpo elegância e autenticidade, misturando o refinado com o natural ou esportivo.
Com o passar dos anos as marcas evoluem e até mudam o estilo. Isso se deve muitas vezes por mudança de estilista, falecimento do fundador, competição de mercado e evolução natural de hábitos, costumes e gostos. Algumas marcas francesas são:
Moda masculina
– Hermès: moda masculina com um viés aristocrata e icônico.
– The Kooples: marca jovem e atual influenciada pela alfaiataria inglesa e pelo rock ‘n’ roll.
-AMI: estilo casual e juvenil.
– A.P.C: moda urbana – cool. Do jeans perfeito a camiseta branca básica.
– De Fursac: especializada em ternos e roupas formais com um tom minimalista e clean.
– L’Eclaireur: conceitual, adulta com roupas escuras, com poucos e selecionados estilistas.
Moda Feminina
– Chanel: uma das mais conhecidas e desejadas marcas. Criada em 1910 por Coco Chanel, as roupas vão da ousadia, passando pela simplicidade e se tornando luxuosas.
– Dior: desde 1947 liderando no quesito saias rodadas e casaquinhos acinturados.
– Yves Saint Laurent: fundada em 1961, desde então, introduz transparências e peças masculinas como o smoking, no guarda-roupa das mulheres.
– Givenchy: estilo clássico, chique e elegante. Ficou famosa por sua associação com a atriz Audrey Hepburn, a qual vestiu no filme “Bonequinha Luxo”.
– Louis Vuitton: em 1854 nasceu como uma marca de malas e bolsas. A primeira coleção de roupas foi desenhada só em 1998
– Chloé: desde 1952, foi a primeira marca prêt-a-porter de luxo. Sua criação mais famosa é a bota Susanna, cheia de tachinhas.
Agora que você conheceu alguns nomes de marcas e grifes francesas das mais chiques, que tal ouvir o áudio e testar a pronúncia comigo? E também, deixe nos comentários quais lojas francesas você já visitou ou gostaria de ir.
Bisous!
Elisa