Assuntos do momento

Como aprender francês rápido? Principais pontos para começar o seu estudo

Como aprender francês rápido? Principais pontos para começar o seu estudo

Como aprender francês rápido?

Se você está neste blog hoje, essa é provavelmente a principal pergunta que está rondando a sua mente. Aprender um novo idioma não é fácil, mas também não é uma missão impossível. 

Ter que lidar com uma estrutura gramatical diferente, palavras desconhecidas e novas, além de enfrentar o medo e o constrangimento na hora de se comunicar são alguns dos empecilhos que intimidam diversas pessoas. Por causa disso, muitas pessoas travam na hora do aprendizado ou se rendem às desculpas como “não tenho tempo para isso”

Mas, se você está aqui, provavelmente quer mudar esse pensamento. Quer parar de se lançar em um novo idioma sem sequer conseguir passar do básico. E, se você está aqui, é porque tem interesse em aprender a língua francesa e quer descobrir a resposta certa à pergunta “como aprender francês rápido?”.

Principais pontos para começar o seu estudo

Pensando nisso, resolvi criar hoje o texto sobre como aprender francês citando os principais pontos para começar o seu estudo.

Es-tu prêt(e) ? On y va!

1) Descubra o seu objetivo

O primeiro ponto é descobrir o seu objetivo. Não adianta tentar estudar sem ter um objetivo claro em mente e existe uma razão para isso.

Quando temos um objetivo, conseguimos pensar nos resultados a longo prazo que vamos alcançar, portanto, é mais fácil se manter motivado.

Mesmo que o estudo se torne difícil, ao ter um objetivo em mente você conseguirá passar pelos empecilhos. Além disso, descobrindo seu objetivo você consegue definir o que precisa aprender para chegar até ele.

Ao estudar francês, o seu objetivo pode ser acadêmico: estudar numa universidade francesa, por exemplo. Também pode ser profissional: trabalhar numa empresa francesa, belga, suíça ou canadense.

Você pode querer migrar para o Canadá ou o objetivo pode ser porque você quer aprender francês para se comunicar com amigos, familiares, etc. Todo objetivo é válido e a forma para alcançar cada objetivo é diferente.

2) Entenda em quanto tempo você quer alcançar o seu objetivo

Colocar um período para aprender um novo idioma pode parecer aterrorizador, contudo, é extremamente aconselhável para você não perder o foco do seu objetivo.

Por exemplo, você deseja prestar o DELF, DALF ou TCF daqui 8 meses para tentar uma vaga numa universidade francesa. Logo, você tem 8 meses para alcançar esse objetivo.

É preciso ter clareza sobre o dado número do seu tempo. Sem ele, o seu estudo pode travar em algum ponto onde você não vai mais conseguir sair.

3) Procure um método para ativar o francês

Pode parecer besteira dizer isso, afinal, quantas pessoas já não aprenderam sozinhas um novo idioma? Bem, a verdade é que até mesmo os autodidatas possuem um bom método.

Se você começar a estudar sem seguir um método, a probabilidade de largar o estudo, se irritar, não compreender o que está estudando e se frustrar é extremamente alta. 

Ao estudar com um método, você irá conseguir determinar a quantidade de tempo necessária para alcançar o seu objetivo, além de aprender com mais facilidade.

Se você quiser ler o artigo, mas não possui tempo para isso (ou sente vertigem ao ler enquanto caminha, pega ônibus, metrô, uber e etc), saiba que pode ver o mesmo conteúdo no meu podcast “Fale Francês Avec Elisa” disponível no Spotify, Anchor ou Deezer. 

Quer receber atalhos e dicas para Ativar o seu francês? Então faça parte do meu grupo no Telegram.

E também me siga no Instagram e YouTube para ficar por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua, cultura e literatura francesa, além das outras redes sociais.

Participe do nosso grupo no Telegram!