Como cumprimentar corretamente em francês?

Bonjour, Bonne Journée, Bonsoir, Bonne Soirée… saber cumprimentar e se apresentar em francês é muito importante, pois não são apenas atos de educação e sim, faz parte de um contexto cultural. Quando você chegar em um país de idioma francófono vai perceber que todo mundo se cumprimenta com um simples Bonjour! Esse cumprimento é tão usado quanto um “Oi” ou um “Olá” na língua portuguesa.

 

 

Onde quer que chegue e até mesmo ao escrever e-mails, não se esqueça de começar a conversa com o Bonjour. Pode ser de manhã ou à tarde, mas  usamos até às 18h. A diferença desse Bonjour para o “Bom dia”, é que no Brasil ou em Portugal, depois das 12h já falamos “Boa tarde”.

 

 

Em português, logo em seguida do “Oi” perguntamos se está “Tudo bem”, mas em francês não é diferente: depois do Bonjour, Bonsoir, Salut ou Coucou pergunta-se o mesmo. A questão é que temos várias formas para isso: Ça va bien? Comment ça va? Comment allez-vous? (Formal) e Tu vas bien? Ça va? Ça roule? (Informal). Em francês, quando somos apresentados para alguém, falamos enchanté(e)!: encantado/encantada ou C’est un plaisir de faire ta/votre connaissance que significa “Prazer em conhecer você!”.

O Bonsoir se parece com um “Oi” quando é a primeira vez que você encontra a pessoa, mas usado durante a noite. A diferença com o Bonne Journée é que usamos quando nos despedimos desejando que alguém passe por um bom dia, ou seja, um tchau. Journée é o período que dura o dia.

 

Bonne Soirée quando nos despedimos e desejamos que a pessoa tenha um bom período da noite. Pode ser usado por exemplo, quando alguém está saindo para uma festa. O “boa tarde” para cumprimentar alguém na chegada não existe no francês. Bonne après-midi é quando queremos que a pessoa passe um bom período da tarde. Já Au revoir quando nos despedimos em qualquer hora do dia. Em uma relação mais informal, com amigos ou familiares, podemos usar o Salut na chegada ou quando vamos embora. E só use o Bonne nuit quando realmente já está indo dormir.


No vídeo especial que preparei, mostro que são muitas possibilidades e diferenças para saudar e se despedir, mas todas com a mesma intenção de dialogar, aproximar e fazer um ótimo contato. E quais desses cumprimentos você costuma usar com frequência? Escreva em francês nos comentários!


Bisous!


Elisa

Gostou?
Divida isso com o mundo!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google
Share on telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 26.240.088/0001-02 | Rua Medeiros de Albuquerque, 55

Domine os sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!