fbpx

Como é um jardim francês e o seu vocabulário?

Os franceses adoram fazer uma atividade manual como Le Jardinage / Faire du jardinage e é considerada cada vez mais uma tendência na França. Os principais pontos turísticos da capital francesa estão cercados por uma decoração natural cuidadosamente conservada e pode ser chamada de várias formas: jardim clássico, jardim formal, jardin à la française ou simplesmente jardim francês.

 

O jardim francês surgiu no século XVII e é uma evolução do jardim renascentista italiano. Foi naquela época em que os jardins se tornaram um complemento da arquitetura monumental, sendo sempre tão majestosos quanto às construções em que eles rodeavam. Se tornou mais popular no período do reinado de Luís XIV e é uma demonstração de como o homem pode contribuir para tornar a natureza ainda mais bela. 

 

A jardinagem francesa possui algumas características mais marcantes, responsáveis por dar charme e sofisticação ao ambiente. Sempre conta com itens decorativos, como chafarizes e bancos, além da simetria perfeita na distribuição da vegetação. Com dimensões extensas, os caminhos dentro do jardim são sempre largos e bem definidos, com cercas vivas cuidadosamente podadas. 

 

Um jardin à la française localizado no Brasil bastante conhecido é o situado no Museu do Ipiranga, em São Paulo, que conta com um grande lago e vegetação variada. Outro exemplo é o do belíssimo Jardim Botânico de Curitiba, conhecido por sua marcante estufa de metal e vidro. No Rio de Janeiro, tem a Praça Paris, no bairro da Glória.

Também conhecido como jardim clássico, o jardim francês é considerado o mais rígido e formal de todos os estilos. Seus principais representantes embelezam os palácios de Versalhes e Vau-le-Viconte. As roseiras, tulipas e azaleias reinam majestosas, colorindo e quebrando o ar bucólico e sisudo do jardim. Mesmo assim são vistas apenas em canteiros delimitados ou em vasos e jardineiras. Outras flores podem ser escolhidas, principalmente as originárias de clima temperado e mediterrâneo.


Os arbustos verdes, ciprestes e pinheiros também tem lugar de destaque no jardim francês, com topiaria, seu formato final deve ser simétrico. Devido à intensa necessidade de podas, é considerado de alta manutenção e custo, que pode ser amenizado com plantas de crescimento lento a moderado. 


Outros elementos também podem fazer parte, como lagos, bancos, colunas, caramanchões, luminárias, esculturas, entre outros, desde que se integrem ao estilo. Mais do que em qualquer outro tipo de jardim, os elementos de decoração são imprescindíveis na composição arquitetônica do jardim francês.


Vocabulário de um jardim francês:

Un arrosoir = um regador

Un tuyau d’arrosage = uma mangueira

Un sécateur = um cortador

Un bêche = uma pá

Un seau = um balde

An arbre = uma árvore

Un buisson = um arbusto

Une azalée = uma azaléia

Des lavandes = lavanda

Une orchidée = orquídea

Um coquelicot = papoula


Os franceses realmente gostam do assunto! Então, para você não ficar de fora desse tema, preparei um vídeo sobre a Jardinagem em Francês. E não se esqueça de escrever aqui nos comentários o que você mais gosta em um jardim?


Bisous!


Elisa

Gostou?
Divida isso com o mundo!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google
Share on telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: elisa@avecelisa.com.br

Domine os sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!