fbpx

Como escolher um bom vinho francês?

A França é um país onde o vinho faz parte do cotidiano das pessoas. Os seus vinhedos são o selo máximo de qualidade, motivo de orgulho e prestígio mundial. Há séculos, os vinhos franceses são classificados nos primeiros lugares como os melhores. Os amantes dos vinhos não dispensam as sensações prazerosas de degustar essa bebida, mas apesar da fama, muitos vinhos franceses têm preços acessíveis o que amplia a possibilidade de saborear e presentear. 

 

A França possui muitas regiões vinícolas como Bordeaux, Borgonha, Rhône, Médoc, Borgonha, Jura, Chmpagne, Sudoeste da França, Vale do Loire, Alsácia, Languedoc, Provença, Charente entre outras. Já os tipos de vinhos são infinitos…

 

O Château Gloria é ideal para uma noite intimista. Classificado como um Premier Grand Cru Classe, é fabricado na região de Bordeaux. Sua coloração é vermelho-rubi e seu aroma tem folha de louro, groselha e um toque de cedro. Suculento, harmonioso com a composição de uvas 65% Cabernet Sauvignon e 25% Merlot.

 

A profundidade e a delicadeza da França podem ser degustadas com um Jean Bouchard Vosne Romanée. Produzido na Borgonha, é lembrado pela sua marca picante, aroma de frutas vermelhas e violeta. Com coloração vermelho claro, harmoniza com massas e molhos de ervas finas. Os vinhos produzidos na região de Borgonha são considerados os mais elegantes do mundo e sua safra de 1985 fez sucesso. 

O Volnay Premier Cailleretes tem um sabor floral. Considerado o melhor vinho tinto da Borgonha, região de vinícolas ao leste da França, esse vinho é produzido a partir das uvas Pinot Noir. É notável os seus sabores florais, de frutas vermelhas e aveludado. Tem uma coloração vermelho rubi, diferenciando-se dos demais terroirs da região. Sua maturação pode variar entre seis e doze anos e é classificado como Grand Cru.


Docinho é o Château d’Yquem, considerado o vinho doce mais saboreado na França. Conhecido como “luz engarrafada”, é produzido em uma região de colheita de uvas brancas, que sofrem um apodrecimento, ficando com uma coloração amarronzada devido ao fungo Botrytis cinerea. Tem o aroma de caramelo e notas de tosta. 


O Chassagne-Montrachet Louis Latour, vem de uma tradição da família Latour, que produz vinhos desde o século XVIII e é respeitada pela sua história. De geração em geração, atualmente é responsável pelo maior e mais tradicional vinhedo da França, totalizando 30 hectares. O Chassagne-montrachet Louis Latour é um vinho tinto detalhadamente elaborado, pois passa por uma dupla seleção na colheita, que é feita manualmente. É facilmente harmonizado com massas e carnes. 


Pétrus é um dos mais famosos mundialmente fabricado na região de Pomerol. É conhecido pela sua elegância, paladar macio e aveludado. Tem um aroma de baunilha e toque floral. Apesar de não ter classificação oficial dos vinhos, é altamente valorizado pelos apreciadores. Conta a história que o vinho foi servido na coroação e no casamento da Rainha Elizabeth II da Inglaterra. 


O Corton Grand Cru Les Bressandes, é produzido na região de Bourgogne, o vinhedo é composto principalmente por uvas Pinot Noir. A maturação do vinho é realizada em barris de carvalho totalmente novos. Também está entre os melhores vinhos franceses, com o aroma de cassis e o paladar de framboesa com cereja. 


Château du Tertre, um clássico francês é mais estiloso dos Premiers Grand Crus de Bordeaux. Harmoniza perfeitamente com carnes de caça e tem um aroma sutil de violeta. É produzido na sub-região de Médoc e sua composição é de uvas Cabernet Sauvignon


Já o Château Haut é fabricado na região de Bordeaux e suas referências datam o ano de 1423. Apesar de altamente cuidadosa, sua produção é simples: começa com a colheita manual, passa por um delicado esmagamento e, por último, vai para a fermentação que dependendo da safra, pode durar meses. Classificado como Premier Grand Cru, harmoniza com carnes vermelha e seu paladar é elegante.


Agora que já aprendeu um pouco mais sobre alguns vinhos, suas classificações e regiões de cultivo, me conte nos comentários (em francês!), com quem você gostaria de compartilhar um bom vinho? E não se esqueça de escrever nos comentários qual é o seu vinho preferido!


Bisous!


Elisa

 

Gostou?
Divida isso com o mundo!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google
Share on telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 26.240.088/0001-02 | Rua Medeiros de Albuquerque, 55

Scroll Up

Domine os sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!