Assuntos do momento

Como manter um ritmo produtivo no aprendizado do francês?

Como manter um ritmo produtivo no aprendizado do francês?

Uma das perguntas que mais me fazem é sobre como manter um ritmo produtivo no aprendizado de francês. Isso porque é fácil e bastante comum achar que não vai dar conta de cumprir com todas as tarefas, frequentar as aulas, fazer todos os exercícios, estudar os conteúdos extras e outras coisas; como tudo que envolve o avanço do aprendizado no francês. Mas eu te digo aqui e agora: não se desespere.

Isso porque manter um ritmo produtivo no seu estudo não é difícil. Acredite, não é um bicho de sete cabeças como você está imaginando. Existem diversas estratégias eficientes para conseguir atingir os seus objetivos, e é interessante verificar cada uma delas para ver qual se adéqua melhor ao seu estilo de estudo. Afinal, apesar de sermos todos humanos e iguais nesse sentido, somos diferentes quando se trata de estudar alguma coisa. Principalmente um idioma.

O texto de hoje é sobre isso.  Você sabe me dizer como manter um ritmo produtivo no aprendizado do francês? Não? Bem, e você quer saber como e por que fazer isso? Veja, então, algumas dicas que podem responder essas duas perguntinhas e ainda de quebra ensinar a como ser mais produtivo no aprendizado do francês!

Mantenha um ritmo produtivo: faça uma lista de tarefas

Um dos benefícios mais importantes trazidos pelo hábito de manter uma lista de tarefas é a organização. Isso permite que você visualize de maneira completa os seus afazeres, tanto os realizados quanto os ainda por fazer. Dessa forma você consegue se programar e se manter focado, tornando a sua rotina um processo menos difícil de ser executado.

O simples ato de riscar uma tarefa concluída da lista traz uma sensação incrível de realização e progresso, motivando-o a seguir em frente sem frustração ou sobrecarga. Um check list certamente te ajudará a traçar um plano mais fácil de ser seguido e, assim, alcançar suas metas para aprender francês.

Ajude seu cérebro

Quando estamos aprendendo palavras, expressões e regras de outro idioma temos a sensação que aumenta a dificuldade de memorizar. Não se preocupe, ninguém é capaz de lembrar de tudo em todos os momentos!

Mas se você anotar as palavras e expressões que mais fogem da memória e mantiver essas anotações sempre ao alcance de seus olhos – mesmo que você precise espalhar post its pela casa – facilitará muito o trabalho do seu cérebro e estimulará sua memória.

Você conseguirá lembrar tanto das palavras quanto de como foi aprendido. Toda vez que você olha para as informações registradas, está reforçando a informação em seu cérebro e, assim, as chances de esquecimento tornam-se significativamente menores.

Aumente da produtividade

Faça sempre uma escala de prioridades. Assim, você evitará o desperdício de tempo com atividades triviais — afinal, há conteúdos que exigem muito mais de sua atenção, não é mesmo?

O tempo pode ser o seu maior aliado ou seu pior inimigo. Aprenda a administrá-lo, não desvie a atenção com pequenas distrações e principalmente tome muito cuidado para não perder tempo se preocupando com o que deve ser feito.

Concentre-se em uma atividade por vez, e comemore a realização de cada uma delas. Concretizar qualquer que seja a tarefa é dar mais um passo no aumento da produtividade e otimização dos estudos.

Tenha mais motivação

Proponha metas realizáveis — como, por exemplo, melhorar a pronúncia ou incluir novas palavras em seu vocabulário. A medida em que você for cumprindo as metas, se sentirá mais confiante e motivado para aprender cada vez mais.

A motivação é uma das ferramentas mais significativas para alcançar qualquer objetivo. Em sua estratégia de estudos não é diferente, quanto maior a sua vontade, maior a sua chance de manter-se produtivo no aprendizado do francês.

 

Não se esqueça: palavras chaves ajudam a ter um ritmo produtivo!

Planeje – Priorize – Realize – Conclua.

Aprender o francês é uma atividade contínua, então, desenvolva o hábito de estruturar sua rotina de estudos.

Está pronto para colocar a mão na massa e aumentar a produtividade do seu aprendizado? Aproveite e veja o vídeo abaixo com algumas dicas do que não fazer ao aprender francês.

E não deixe de me seguir no Instagram e Youtube para ficarem por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua e literatura francesa!

Bisous!

Participe do nosso grupo no Telegram!