fbpx

Como não passar vergonha em uma festa francesa?

Os franceses adoram uma festa e tudo vira motivo para uma comemoração. Pode ser o aniversário do cachorrinho ou uma aprovação em uma prova importante, com certeza um brinde acontecerá. A França oferece também festas populares incríveis e que permitem conhecer de forma mais detalhada a cultura local que é tão rica e diversa.

 

E se você vai viajar para o país, confira as dicas e fique por dentro de algumas das principais festas para se divertir:

 

 

La Chandeleur

 

 

Um mês inteiro de muitas crêpes (porque em francês é feminino!) saborosas e variadas. É assim a Fête de la Chandeleur, comemoração religiosa tradicional que acontece todo mês de fevereiro na França. Marca a temporada das crêpes, que representam o sol anunciando a primavera. Já foi considerada uma celebração pagã, pois era dedicada aos deuses em troca de bênçãos para a colheita do ano. Tempos depois a igreja católica decretou como uma festividade cristã. Durante as comemorações se tem o costume de guardar em armários a primeira crêpe feita, pois acreditam que fazendo isso garantem uma boa colheita no próximo ano. Outro costume é o de crianças saírem de suas casas no dia 02 de fevereiro, com lanternas, fantasiadas e batem nas portas das casas em busca de doces.

 

 

Fête du Citron

 

 

A Festa dos Limões acontece na cidade de Menton, na Riviera Francesa, nos meses de fevereiro e março perdendo apenas para o Carnaval de Nice. Foi criada com o objetivo de aumentar o turismo na região, mas atualmente é considerada um evento único e mundial. Celebra a colheita das laranjas e limões que acontece na mesma época do carnaval, com de desfiles de carros alegóricos e esculturas, variando de acordo com o tema de cada ano, revestidas de laranjas, limões, toranjas, pomelos e tangerinas.

Fête de la Musique


Celebrada em Paris desde 1982, foi criada pelo Ministério da Cultura Francesa como uma forma de acesso livre à cultura e artes. Comemorada todo 21 de junho para celebrar com muita música a chegada do esperado verão europeu. Artistas profissionais e amadores, cantam e tocam suas músicas que vão do estilo clássico ao rock, em vários espaços da cidade como bares, casas de shows, castelos, parques, museus entre outros lugares. E o melhor: todos gratuitos!


Fête de Vendagens em Montmartre


Em outubro a França se mobiliza para comemorar por cinco dias a Festa da Colheita das Uvas. O evento acontece em Montmartre, o bairro mais boêmio de Paris e reduto de músicos, dançarinos e pintores, o local oferece alegria e diversão aos visitantes. Também têm desfiles de bandas musicais, feiras gastronômicas, carros alegóricos, degustação de vinhos, visitas gratuitas às vinícolas além de experimentar as produções da safra do ano.


Agora que já sabe sobre algumas festas francesas, não se esqueça de umas regrinhas: 


– Só se usa o verbo Commémorer para um evento tradicional importante. 

– O verbo Célébrer se usa para une fête, une messe, un mariage entre outros

– Quando for falar e convidar os amigos para o seu dia especial use o termo Fêter son anniversaire!

– Alguém faz aniversário? Não cumprimente com um Bravo e sim Joyeux Anniversaire. O bravo se usa quando a pessoa faz algo grandioso.

– E damos Félicitations somente quando alguém fez algo muito especial.


Veja no vídeo algumas expressões que você vai ouvir em algumas comemorações francesas. E qual é a festa que você mais gosta? Escreva aqui nos comentários!


Bisous!


Elisa

 

Gostou?
Divida isso com o mundo!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google
Share on telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: elisa@avecelisa.com.br

Domine os sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!