fbpx

Como são os costumes dos franceses no trabalho?

Você estuda francês, já tem um pouco de conhecimento do idioma e pensa em ir trabalhar na França? É muito importante além de se sentir seguro, conhecer quais são as principais diferenças entre a cultura francesa e a brasileira no quesito ambiente de trabalho. Com certeza isso vai ajudá-lo a ter uma boa integração profissional.

 

Costumamos no Brasil harmonizar as diferenças no trabalho, priorizamos preservar as relações e damos sempre aquele jeitinho para evitar algum conflito. Já os franceses gostam de revolucionar, são firmes com a sinceridade, usam do discurso direto e franco. Uma dica quando for trabalhar com os franceses é não levar alguma crítica para o lado pessoal, pois como são francos, vão querer te ajudar a ser o melhor.

 

10 minutos a mais e ninguém vai perceber? Não com os franceses! Pontualidade é coisa sagrada e séria para eles. O fato de chegar atrasado ao trabalho, será visto como falta de respeito e desorganização. Na França, o planejamento, antecipação, gerenciamento de prazos e riscos, e se antecipar a imprevistos, conta muito para se manter em qualquer empresa. Chegue uns 15 minutos adiantado ainda mais se for dia de reunião.

Separar a vida profissional do pessoal também é algo que os franceses lidam bem. Preferem conversar sobre qualquer assunto desde que não misturem assuntos pessoais, pois consideram ser invasão de privacidade. O importante para eles é trabalhar com um excelente profissional, independente se possuem afinidades ou não.

 

O francês enxerga o “copo vazio” mesmo que você achar que está cheio. Reza a lenda que são muito reclamões e que gostam da perfeição. Uma expressão comum que usam no trabalho é “c’est pas mal” induzindo que algo ainda pode melhorar. Respeite e valorize o “sim”, pois assumir compromisso é algo que não tem como voltar atrás por lá.


Os franceses gostam de cumprimentar o outro com dois beijinhos no rosto. No trabalho, cada um pode chegar em um horário, mas todos se levantam a todo momento para expressar essa gentileza. Também, você pode encontrar com a mesma pessoa dez vezes no corredor da empresa e sempre vai te desejar um bonjour.


Uma coisa você pode ficar tranquilo: os franceses valorizam, incentivam e ajudam quem se esforça para falar o francês. Então, não se preocupe, pois, a adaptação será mais fácil e simples do que imagina.


Bonne journée!


Bisous,


Elisa!

 

Gostou?
Divida isso com o mundo!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google
Share on telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: elisa@avecelisa.com.br

Domine os sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!