fbpx

Cultura francesa: dois motivos que te farão enxergá-la com outros olhos

Cultura francesa é muito mais do que você imagina

Apesar de não ser comum, muitos já vieram me dizer que não gostam da cultura francesa, apesar de terem vontade de falar francês. Isto provavelmente acontece porque muitas pessoas estão acostumadas com um determinado padrão que mais faz sucesso entre os brasileiros: o estadunidense. É inegável o poder que a mídia — seja ela qual for — estadunidense faz bastante sucesso entre os brasileiros desde muito tempo atrás. Nós consumimos filmes, livros, séries, produtos, comidas e até mesmo tentamos fazer com que o “american dream” ocorra em nossas vidas. O que não percebemos é que, ao fazer isto, deixamos a nossa e outras culturas de lado. E, infelizmente, pode acontecer com a cultura francesa.

 

O que, ironicamente, não ocorre com outros países quando se trata da França e da cultura francesa. Grandes escritores, autores, cantores, inventores, pintores, ilustradores, diretores, cineastas, chefes de cozinha, artistas vieram da França. E se pararmos para pensar em todos que possuem a língua francesa como primeira língua e são francófonos, o número triplica. Talvez não pareça para nós que vivemos acostumados com o padrão estadunidense, mas a língua francesa é extremamente importante no mundo. E, para provar como isso é verdade, escolhi dois motivos incríveis que te farão repensar qualquer estereótipo estranho de que a língua e literatura francesa são chatas, sem graça ou pouco importantes.

 

Motivo número 1#:  A dominação da língua ao redor do mundo

 

Estando presente nos cinco continentes — o que já é muita coisa! —  o francês, diferente do que muitos possam pensar, tem força como língua de comunicação internacional, como acesso à informação ao redor do mundo e para a sua vida pessoal, além de trazer incríveis oportunidades para os estudos e o futuro profissional. Falado por mais de 54 países, mais de 80 governos partilham este fantástico idioma. Para ter uma pequena ideia, a língua francesa é classificado como o terceiro idioma para os negócios, ficando atrás apenas do inglês e do mandarim.

 

Como se tudo isso fosse pouco — o que sabemos que não é! —, o francês também é a língua oficial internacional da ONU, da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), da União Europeia, da Organização Mundial do Comércio e dos Jogos Olímpicos. Caso você não tenha percebido, nas Olimpíadas realizadas no Rio em 2016, todas as informações eram dadas em inglês, português e em francês.

 

Motivo número 2#: As portas que são abertas através da língua francesa

 

Caso você não saiba, a França além de produzir muitos filmes, séries, desenhos e livros, também participa da produção de muitos deles. Como assim? Se você reparar, muitos filmes são patrocinados pela França ou até mesmo saem como tendo a França como país de origem, mesmo sendo falado em outra língua. Isto acontece porque o sistema francês abre portas que nós jamais imaginamos. 

 

Um bom exemplo disso é o filme Mon Tissu Préféré que foi lançado em 2018 como um filme francês, mesmo retratando a vida de uma jovem mulher árabe e os personagens falarem em turco. Um outro filme interessante de ser notado é o filme Central do Brasil que recebeu ajuda da França para ser realizado, tornando-se assim um filme franco-brasileiro.

 

Outro exemplo interessante de como a língua francesa abre portas é o fato de que existem muitos mangás (HQs de origem japonesa) traduzidos e comercializados em francês. E você sabe o por quê disto?

 

A França é o segundo país que mais consome mangá no mundo inteiro, perdendo apenas para o Japão. Assim como é um dos países que mais consome histórias em quadrinhos no mundo. O que para várias pessoas no Brasil pode ser considerado algo infantil, na França é algo que precisa ser levado muito a sério.

 

Conheça mais sobre a cultura francesa, francófona e tudo o que as rodeiam!

 

Com todos esses fatos, quero que você perceba o tanto de culturas que você pode descobrir e conhecer através da cultura francesa, além do vasto conteúdo que terá para aprender a língua! Quando você pensar novamente que a cultura francesa é chata, não limite-se apenas à cultura que vemos na França, pois a verdade é que ela está entrelaçada com muitas outras que você jamais imaginaria.

 

Se você gostou deste texto, por que não aproveita e dá uma olhada em outros? Todo dia tem texto novo, o que te manterá atualizado sobre tudo o que envolve a língua e cultura francesa (e francófona!). Não se esqueça de me seguir no Instagram, Youtube e Facebook para receber as dicas de estudo em primeira mão!

 

Gross bisous à tous et à la prochaine,

Elisa.

 

Le Petit Prince

Capítulo 2 – O Pequeno Príncipe em Francês

Este é o Capítulo 1 da série O Pequeno Príncipe em Francês. Você, assim como outros, já escutou falar do livro O Pequeno Príncipe. Toda sexta-feira será lançado um texto novo aqui no blog com o áudio do livro lido por mim, Elisa. Você poderá acompanhar a leitura pelo Spotify, Deezer e outras plataformas, além de realizar uma grande imersão no francês!

Leia Mais »

Gostou?
Divida isso com o mundo!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google
Share on telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: elisa@avecelisa.com.br

Domine os
sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!

Não enviaremos SPAM :)