Curiosidades sobre o Castelo Chenonceau no Vale do Loire

Você é uma daquelas pessoas que são fascinadas pelas histórias e belezas dos castelos franceses? Então, se ainda não conhece, vai gostar de saber sobre o Castelo Chenonceau, considerado um dos mais bonitos Châteaux do Vale do Loire.

 

 

Esse monumento, construído e administrado por mulheres, é conhecido como o Château des Dames. Suas proprietárias foram Catherine de Médicis (viúva de Henri II), Diane de Poitiers (amante do rei Henri II), Louise Dupin (recebia no castelo toda a elite intelectual do século 18), Simone Menier (transformou duas galerias do castelo em hospital para os feridos da guerra 1914).

 

 

Preservado de conflitos e guerras, Chenonceau é decorado com tapeçarias nobres, pinturas sofisticadas e móveis antigos. É privado e pertence à família Menier (dos chocolates Menier, hoje propriedade da Nestlé).

 

 

Chenonceau encontrou sua inspiração na ponte Vecchio de Florença. Por isso sua localização atravessa o rio Cher. O castelo possui uma harmonia entre a natureza e uma arquitetura admirada pelo mundo todo. Caso visite o castelo, não deixe de admirar o Jardim Catherine de Médicis e o Jardim Diane de Poitiers, exemplos da arte renascentista. É interessante também o labirinto italiano, situado no interior de um bosque.

 

 

Chenonceau cultiva a arte dos bouquets. Todas as peças do castelo, são decoradas com imensos bouquets montados pelos floristas, com as flores colhidas nas reservas do parque. O castelo possui o restaurante Orangerie – um local agradável, principalmente na primavera e no verão com suas mesas externas; e uma creperie. Os visitantes, podem fazer piquenique no parque do castelo e duas áreas estão disponíveis, sendo uma delas coberta.

O castelo é visitado durante o dia, mas no verão, os jardins podem ser visitados durante a noite. A visita dos canteiros iluminados é acompanhada pela música de Arcangelo Corelli, mestre do classicismo italiano. A visita no Chenonceau é feita rapidamente, dentro de um circuito dos principais castelos do Vale do Loire, mas se você tiver tempo, conheça com calma para não perder nenhum detalhe.


Chegue em torno das 10h e visite o monumento orientado pelo folheto entregue na entrada. Se preferir, use o áudio guia ou o Ipod encontrados na recepção. Em torno das 11h15, descubra a Galerie des Dômes e o Jardim Verde (Jardin Vert). A Galerie des Dômes se transformou em hospital militar durante a guerra de 1914/1918. Hoje é um espaço em homenagem aos heróis. 12h, pausa para o almoço. Depois do almoço, caminhe nos jardins Catherine ou Diane.


Como chegar:


Trem: não existe trem direto de Paris até o castelo. Pegue o trem até Amboise e de lá carro ou ônibus regional para Chenonceau. A viagem de trem até Amboise dura cerca de 1h20.


Carro: a viagem tem cerca de 2h30, passando por Orléans, Blois e outra cidades menores. Belo passeio pela região do Vale do Loire.  


Já conheceu Chenonceau ou outro castelo na França? Escreva em francês aqui nos comentários!


Bisous!


Elisa

 

Gostou?
Divida isso com o mundo!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google
Share on telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 26.240.088/0001-02 | Rua Medeiros de Albuquerque, 55

Domine os sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!