fbpx
aprender frances

Dicas de filmes sobre artistas plásticos franceses

A França é referência mundial na arte, cultura e considerada o verdadeiro reduto artístico para admiradores e artistas. Confira alguns filmes inspirados em grandes nomes da arte francesa:

 

 

Camille Claudel

 

 

O poder de enfrentamento que Camille Claudel teve em sua época, devido ao machismo que sofria, fez com que se tornasse uma figura admirada. Suas esculturas com traços inovadores para o período deixaram seu nome marcado nas artes, porém o reconhecimento se deu somente depois de sua morte. Camille manteve um relacionamento conturbado com o também escultor Rodin, que foi seu mentor, e passou seus últimos dias em um hospício, depois de resistir 30 anos confinada. Sua história dramática é interpretada por Juliette Binoche no longa Camille Claudel 1915:

 

 

Paul Cézanne e Émile Zola

 

 

Contando a história de amizade e rivalidade entre o pintor Paul Cézanne e o escritor Émile Zola, o filme Cézanne et moi se detém nesta relação entre dois artistas com muitas diferenças, inclusive no sentido financeiro, uma vez que Paul era rico, e Émile pobre. Os dois estudaram juntos e desenvolveram seus talentos com o passar do tempo.

 

 

 

 

Paul Gauguin


O exílio de Gauguin no Taiti foi um ponto culminante na trajetória do pintor, que se encantou ao retratar o povo polinésio em seus quadros. Longe do padrão europeu, ele encontrou a liberdade de traço e de cor que precisava para potencializar seu trabalho, e lá também conheceu Tehura, sua esposa. Os desafios de se manter em um lugar afastado de sua realidade, também fizeram com que ficasse frente a frente com doenças, com a pobreza, e a própria solidão.




Auguste Renoir


Os últimos anos de Pierre-Auguste Renoir servem como roteiro do filme que se passa durante a primeira guerra mundial. Na trama, o impressionista vive uma relação conturbada com o filho, já que a modelo que Renoir usava em seus últimos quadros, Andrée, acaba virando objeto de desejo de seu filho. O cenário do longa, filmado no Sul da França. 



Elisa Fingermann

Elisa Fingermann

Professora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: [email protected]

Domine os
sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!

Não enviaremos SPAM :)