Dicas de histórias em quadrinhos para treinar o francês

História em quadrinhos – ou HQ – é o nome dado à arte de narrar histórias por meio de desenhos e textos distribuídos em sequência, normalmente na horizontal. Ler livros em francês é uma forma de praticar o idioma, se aprofundar e ter mais contato com a cultura francesa. As histórias em quadrinho ajudam muito quem está começando a aprender alguma língua, pois além de integrar uma forma de arte reconhecida no mundo, são muito apreciadas pelos leitores por ser uma maneira despojada e divertida de contar histórias.

 

A primeira história em quadrinhos publicada, foi nos EUA em 1894 em uma revista chamada Truth, pelo americano Richard Outcault. Meses depois, o jornal New York World começou a publicá-la oficialmente. Essa HQ se chamava “The Yellow Kid” e narrava as aventuras de uma criança que vivia nos guetos de Nova Iorque, sempre vestida com uma grande camisola amarela.

 

Essas histórias possuem os fundamentos básicos das narrativas: enredo, personagens, tempo, lugar e desfecho. No geral, apresentam linguagem verbal e não-verbal. Os artistas utilizam diversos recursos gráficos nesse gênero textual com o intuito de envolver o leitor na história contada. Para comunicar as falas dos personagens, por exemplo, são empregados balões com textos escritos. O formato desses balões também transmite intenções de acordo com o roteiro da trama.

 

 

Muitos autores e desenhistas franceses, como Hergé, Peyo e Jean de Brunhoff, entraram para a história com suas bande-dessinés em francês. Escolhi três histórias em quadrinhos para você se divertir nesse aprendizado.

Babar


Com mais de 80 anos, as primeiras histórias do elefante Babar foram criadas por Jean de Brunhoff em 1931 a pedido de seus filhos. Tempos depois, o seu filho Laurent, deu continuidade à saga e também a levou para a televisão em 1969. O enredo acompanha as divertidas aventuras do elefante que tem o desafio de civilizar os seus colegas animais selvagens. As lições das histórias de Babar são ótimas formas de conhecer a civilização francesa e entender melhor algumas de suas regras sociais.


Os Smurfs


Os Smurfs (ou Schtroumpfs) são pequenas criaturas azuis que vivem em casas de cogumelo em meio a uma floresta encantada. Criados pelo desenhista Peyo, apareceram pela primeira vez na história em quadrinho “La Flûte à Six Trous”, lançada em 1958. Como os personagens são todos nomeados a partir de suas personalidades, a leitura ajuda a conhecer mais adjetivos em francês.


Asterix


Um dos quadrinhos mais populares da França, Asterix acompanha as divertidas aventuras dos soldados gauleses, que lutam contra a ocupação romana em 50 A.C. Lançado inicialmente em 1959, é publicado até hoje com o tema sobre parque de diversões. Essa história em quadrinhos pode te ajudar a entender melhor o senso de humor francês e suas críticas sociais.


Que divertido! Quais histórias em quadrinhos você já leu em francês? Escreva aqui nos comentários!


Bisous!


Elisa

Gostou?
Divida isso com o mundo!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google
Share on telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 26.240.088/0001-02 | Rua Medeiros de Albuquerque, 55

Domine os sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!