Assuntos do momento

Francês instrumental: você sabe o que é e como usá-lo?

Francês instrumental: você sabe o que é e como usá-lo?

Alguma vez na sua vida você já escutou falar de francês instrumental? Ao contrário do que você pode imaginar e por incrível que pareça, não se trata de nada relacionado à música.  Ou às artes plásticas. Francês instrumental é o francês usado para as provas de proficiência da pós-graduação, do mestrado e do doutorado. Tem como objetivo auxiliar na leitura e compreensão dos textos de cada área de formação como direito, psicologia, arquitetura, medicina, meio ambiente, ciências sociais e outros.

Se você estuda a língua francesa ou tem alguma curiosidade em começar a estudar, sabe que o francês lidera a lista de idiomas mais importantes para aprender no mercado de trabalho, universitário e acadêmico. Cerca de 29 países falam francês como: Canadá, Suíça e Bélgica, permitindo a cada ano abrir novas possibilidades profissionais e de estudo.

Bolsas de estudo e francês instrumental: o que uma coisa tem a ver com a outra?

Dessa forma, se você pretende conseguir uma bolsa de estudos na França, vai precisar estudar bastante para conseguir passar pela prova de proficiência e obter o seu certificado de nível intermediário, avançado ou fluente. E é exatamente nesse ponto que o francês instrumental entra.

O francês instrumental é para quem tem conhecimento do idioma, mas precisa ter uma compreensão de textos aprofundados, exercitando a interpretação, a leitura, reconhecendo os estilos dos textos, as palavras-chave e outras informações. É preciso ter uma constância na maneira de ler, pois normalmente não se para a leitura para buscar o significado de uma palavra. Assim também será na língua francesa, ao se deparar com uma palavra ou termo desconhecido, faz uma leitura ampla tentando entender o contexto.

Deverá tentar entender as palavras mais fáceis do texto, sublinhando as palavras desconhecidas, tentando responder: quem, o que, pra quê e identificar o que é verbo e sujeito. Só depois irá buscar no dicionário as palavras desconhecidas e verificar se entendeu mesmo o texto. Para ajudar você, resolvi separar algumas técnicas de leitura do francês instrumental.

Técnicas de leitura

Skimming

a técnica consiste em “passar os olhos” no texto observando pistas tipográficas (números, datas, palavras-chaves) para que se tenha ideia do que seja o tema central do texto.

Scanning

Como o termo sugere, trata-se de um escaneamento do texto, uma varredura, em busca de termos específicos. Geralmente usado quando se procura uma palavra no dicionário, um nome em uma agenda, muito útil no dia a dia.

Selectivity

Também chamado leitura seletiva, trata-se da técnica de procurar no texto trechos que tragam determinada informação. Observar termos relacionados, sinônimos além de palavras-chave.

Interessantes todas essas técnicas, não é? O maior objetivo do francês instrumental é que a pessoa consiga compreender o tema principal do texto e tirar informações dele, por meio do contexto.

Agora, quando você ouvir alguém comentando que aplica o francês instrumental na leitura de textos na faculdade, já vai saber como é.  Não deixe de me seguir no Instagram e Youtube para ficarem por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua e literatura francesa!

Bisous!
Elisa

Participe do nosso grupo no Telegram!