fbpx

Futebol – A paixão esportiva dos franceses

Quantas vezes você assistiu um jogo de futebol do time da França e ficou impressionado com o amor e garra que os jogadores têm pelo time? Esse esporte é um dos mais populares do país e com torneios profissionais masculinos e femininos organizados pela FFF (Fédération Française de Football) que representa a França nas competições da UEFA e FIFA e o que provavelmente você não sabia é que hoje o futebol ou o football como se diz em francês, te fará falar francês!

 

Les bleus, apelido dado para a seleção francesa, se tornaram uma potência no futebol mundial a partir da década de 1980, quando comandados por Michel Platini, um dos melhores jogadores da época. Também participaram de 13 edições da Copa do Mundo, chegando em 3 finais e vencendo uma em 1998 contra o Brasil e em 2018 contra a Croácia. Venceram a Copa das Confederações em 2001 contra o Japão e 2003 contra a seleção de Camarões. Em 1984 venceram a Eurocopa contra a Espanha e 2000 contra a Itália. Não é à toa que eles vibram ao cantar “On est les champions,   On est les champions, on est, on est, On est les champions!”

No Campeonato Francês de Futebol, as ligas abrangem cinco divisões nacionais e outras Regionais e Distritais na França. Profissionalmente, têm apenas as duas primeiras divisões, Ligue 1 e Ligue 2, e parte do Championnat National, equivalente a terceira divisão. As quartas e quintas divisões são competições amadoras.


Nacionalmente, os times que se destacam historicamente são Olynpique de Marseille, Lyon, Saint-Étienne, Monaco, Nantes, PSG, Girondins de Bordeaux, Stade de Reims, Lille e Nice, estes possuem títulos nacionais múltiplos, tanto da Ligue 1, quanto da Copa de França.


O Stade de France, localizado no município de Saint-Denis foi inaugurado em 1998 ao norte da capital Paris e vale a visita devido ao seu valor histórico. Foi em seu gramado que Zinedine Zidane venceu o Brasil com dois gols de cabeça consagrando a França campeã mundial em 98.


Agora você conheceu um pouco de umas das paixões dos franceses, não deixe de ouvir como se falam estas coisas em francês baixando o áudio!


Au revoir,


Elisa

Gostou?
Divida isso com o mundo!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google
Share on telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 26.240.088/0001-02 | Rua Medeiros de Albuquerque, 55

Scroll Up

Domine os sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!