fbpx

O chá na tradição francesa

A China é considerada o país que originou o chá, a Inglaterra difundiu o hábito de ter uma pausa a tarde para bebericar esse preparado de água quente na infusão de folhas, flores ou raízes, mas a França não fica atrás desse costume prazeroso e que está de prontidão para nos aquecer a qualquer momento.

 

As casas ou salões de chás são lugares sagrados para os franceses e símbolo de requinte aos turistas. Não importa que seja chá preto ou verde, de pétalas tibetanas, de menta marroquina com uma pitada cítrica ou de verbena com camomila, o importante é degustar desse momento tão saboroso. Escolhi algumas casas bem conhecidas em Paris:

 

 

Mariage Frères: desde 1854, a casa de chá é referência de elegância com a decoração estilo colonial. O principal endereço fica na Rue Du Bourg-Tibourg. Os chás são as estrelas da casa e até possuem um museu do chá. O museu é uma curadoria feita pela casa com produtos e utensílios que contam a história do chá no mundo.

La Fourmi Ailéé: essa casa de chá fica na 8 rue du Fouarre e o local era uma antiga livraria. Com mini sofás acolhedores, livros espalhados em cada canto, é super prazeroso cada leitura acompanhada de uma xícara de chá fresco. 

Ladurée: criada em 1862 conquistou fama os seus chás junto com os macarons. O salão da Champs-Élysées é o mais visitado entre os turistas, mas também tem o da Rue Royale um dos primeiros abertos em Paris. 

 

My Place: o salão parece a sala de visitas da vovó. Todo retrô, com crochês, porcelanas e bordados. São famosos pelo brunch dos finais de semana acompanhado de um chazinho. Fica na 18 rue St. Lazare. 

 

Angelina: a primeira casa foi criada em 1903 fica na Rua Rivoli e é um charme! O estilo da decoração é todo Belle Époque e sempre foi frequentado pela alta sociedade francesa como Coco Chanel. Fora os chás não deixe de experimentar o chocolate quente e a famosa sobremesa Mont Blanc. 

 

Le Loirs dan la Théière: o local parece cheio de coisas, mas são os pôsteres, quadrinhos e móveis de diferentes estilos que criam um ambiente exótico e informal. Fica na 3 rue des Rosiers e é o local ideal para tomar um chá no final da tarde.

 

E como se prepara um chá à francesa? No vídeo te ensino a forma como gosto de fazer, mas não se esqueça de citar nos comentários qual o seu chá preferido ou as casas dessa iguaria que já visitou.

 

Bisous!

 

Elisa

Gostou?
Divida isso com o mundo!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google
Share on telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: elisa@avecelisa.com.br

Domine os sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!