fbpx

O charme e história da arquitetura francesa

A França é um país cheio de encantos e romântica por natureza. No século XX, o território francês foi palco de uma grande efervescência cultural, a Belle Époque. Nesse período, a arte, gastronomia e a arquitetura ganharam destaque no mundo inteiro, tendo como marco a famosa Tour Eiffel. Mesmo assim, o país não se restringe apenas à Torre, pois suas simplicidades rústicas e provençais se personificaram em outras construções importantes.

 

A França reúne muitas influências arquitetônicas com importantes monumentos como a Basilique du Sacré Coeur, a Cathédrale de Notre Dame, o Arc du Triomphe, o Château de Versailles entre outros pontos turísticos incríveis. Os seus castelos despertam a nossa imaginação nos fazendo lembrar de clássicos da literatura e do cinema. Um reflexo de todas as batalhas que aconteceram na Europa durante a Idade Média foi o desenvolvimento da arquitetura medieval. Ela contou com os estilos bizantino, românico e gótico, que teve origem no país. 

 

O estilo gótico, chama a atenção devido a grandeza e altura de suas obras, e os famosos vitrais e gárgulas. Uma das obras mais importantes da época é a Cathédrale de Chartres, a segunda igreja em estilo gótico da Europa. Outras arquiteturas são: Cathédrale de Notre Dame, Abbaye de Saint Denis, Cathédrale d’Amiens e Cathédrale de Reims. A arquitetura barroca também teve seu destaque na França, e é o estilo presente em uma das suas principais obras: o Château de Versailles. Os Salão dos Espelhos, a sala mais famosa do Palácio, representa o verdadeiro estilo barroco: mármore, pedra policromada, bronze, espelhos e estuque dourado. Outras obras desse estilo são o Château de Vaux-de-Vicomte e a Église Val de Grace. 

Já a arquitetura renascentista francesa foi um reflexo das guerras contra os italianos nos primeiros anos do século XVI. A arquitetura é marcada pela ruptura de artes clássicas como a greco e romana, e o surgimento de um estilo próprio dos arquitetos e artesãos europeus. Temas religiosos, mitológicos e da natureza são algumas das características, assim como uso de arcos, colunas, preocupação com a proporção e busca da perfeição. 


Algumas obras foram construídas na França neste período com destaque para os castelos do Val du Loire, local criado pelos reis para mostrar ao mundo e ao seu povo o poder do país. Estima-se que existam cerca de 300 castelos na região. Outros exemplos de obras no Vale do Loire são o Château de Chenonceau, a Forteresse Royal de Chion e o Château D’azay Le Rideau.


Outra obra da arquitetura francesa que não podemos deixar de citar é o famoso Palais du Louvre. A primeira edificação, construída onde hoje está o museu, foi erguida em 1190 para funcionar como um esconderijo contra os povos invasores. Nos reinados seguintes, ele foi transformado em um palácio e nos dias atuais é um complexo de prédios culturais. O Palácio do Louvre tem um formato quase retangular e é dividido em 3 alas. No centro, está a entrada principal do museu, a Pirâmide de Vidro. A estrutura, inaugurada em 1988, foi projetada pelo arquiteto I. M. Pei.


Agora que você conheceu algumas referências da arquitetura francesa, será que aprendeu como se pronuncia também os nomes de cada obra? Ouça o áudio e escreva nos comentários quais desses lugares já visitou ou pretende conhecer!


Bisous!


Elisa

 

Gostou?
Divida isso com o mundo!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google
Share on telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: elisa@avecelisa.com.br

Domine os sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!