O encanto e a tranquilidade da Île Saint-Louis em Paris

A pequena Île Saint-Louis em Paris e a badalada Île de la Cité são duas ilhas naturais do rio Sena. Île Saint Louis é um dos distritos mais charmosos da França, mas antigamente, foi um local dedicado ao pasto, ao gado e funcionou como armazém de madeira. 

 

No século 17 foi realizado um planejamento urbano transformando a Ilha em uma elegante área residencial, sendo povoada pelas pessoas mais ricas da cidade, que aproveitavam a tranquilidade para instalar luxuosas residências e palacetes. Atualmente, continua sendo o endereço de artistas e milionários. Alguns famosos que moraram por lá foram Camile Claudel e o ex-presidente francês, Georges Pompidou

 

Na Île Saint Louis você encontrará muitas fachadas bonitas e poucos monumentos históricos, diferentemente da vizinha, Île de la Cité. Dentre os melhores passeios pela ilha, o principal é andar sem rumo pelas ruazinhas e às margens do rio Sena, apaixonando-se cada vez mais por Paris. São muitas lojas e restaurantes a cada canto. Um ponto interessante para se conhecer é a Église Saint-Louis-en-l’Île: com uma fachada discreta, a igreja fica na rua principal da ilha e abriga em seu interior uma riquíssima arquitetura em estilo Barroco. Foi construída entre 1664 e 1726 e recebe concertos de música clássica. 

 

Outro lugar que recomendo você ir é na Sorveteria Berthillon, uma das mais tradicionais de Paris, que desde 1954 o lugar é parada obrigatória para os franceses. O negócio é administrado pela família que dá nome à sorveteria, e tem até um salão de chá em seu interior. Também vale a pena admirar a fachada do Hôtel de Chenizot, construído nos anos 1620 por Pierre de Verton, secretário do rei Louis XIII. Outros locais da Île que merecem a sua visita são:


La Fromagerie de L’Isle: 38 Rue Saint-Louis en l’Île, 75004, Paris, França.


Boulangerie Saint Louis: 38 Rue Saint-Louis en l’Île, 75004, Paris, França.


Boulangerie Martin: 40 Rue Saint-Louis en l’Île, 75004, Paris, França.


Pylones: 57, Rue Saint Louis en L’ Ile, 75004 Paris, França


Berthillon: 29-31, Rue Saint-Louis en l’Île, 75004 Paris, França.


Amorino: 47 Rue Saint-Louis en l’Île, 75004 Paris, França.


O acesso pode ser feito através de pontes que nos deixam na ilha e sua rua principal é a Rue Saint Louis en l’Ile, com comércios, galerias e prédios bonitos. Uma das principais pontes que dão acesso à Ilha, a Pont Marie, liga a Île Saint Louis ao belo bairro do Marais


Localização: no centro de Paris, ao lado da Île de la Cité.


Transporte – Metrô: Pont Marie, linha 7.


Lugares próximos: Catedral de Notre Dame (485 m) / Museu Carnavalet (727 m) / Le Marais e Place des Vosges (729 m) / Museu Cognacq-Jay (792 m) / Quartier Latin de Paris (818 m).


Que delícia de passeio! Quem você levaria para passear pela Île Saint-Louis e no final da tarde tomar um chá de frutas com especiarias? Me conte em francês aqui nos comentários!


Bisous!


Elisa

 

Gostou?
Divida isso com o mundo!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google
Share on telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 26.240.088/0001-02 | Rua Medeiros de Albuquerque, 55

Domine os sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!