fbpx
aprender frances

O encanto e a tranquilidade da Île Saint-Louis em Paris

A pequena Île Saint-Louis em Paris e a badalada Île de la Cité são duas ilhas naturais do rio Sena. Île Saint Louis é um dos distritos mais charmosos da França, mas antigamente, foi um local dedicado ao pasto, ao gado e funcionou como armazém de madeira. 

 

No século 17 foi realizado um planejamento urbano transformando a Ilha em uma elegante área residencial, sendo povoada pelas pessoas mais ricas da cidade, que aproveitavam a tranquilidade para instalar luxuosas residências e palacetes. Atualmente, continua sendo o endereço de artistas e milionários. Alguns famosos que moraram por lá foram Camile Claudel e o ex-presidente francês, Georges Pompidou

 

Na Île Saint Louis você encontrará muitas fachadas bonitas e poucos monumentos históricos, diferentemente da vizinha, Île de la Cité. Dentre os melhores passeios pela ilha, o principal é andar sem rumo pelas ruazinhas e às margens do rio Sena, apaixonando-se cada vez mais por Paris. São muitas lojas e restaurantes a cada canto. Um ponto interessante para se conhecer é a Église Saint-Louis-en-l’Île: com uma fachada discreta, a igreja fica na rua principal da ilha e abriga em seu interior uma riquíssima arquitetura em estilo Barroco. Foi construída entre 1664 e 1726 e recebe concertos de música clássica. 

 

Outro lugar que recomendo você ir é na Sorveteria Berthillon, uma das mais tradicionais de Paris, que desde 1954 o lugar é parada obrigatória para os franceses. O negócio é administrado pela família que dá nome à sorveteria, e tem até um salão de chá em seu interior. Também vale a pena admirar a fachada do Hôtel de Chenizot, construído nos anos 1620 por Pierre de Verton, secretário do rei Louis XIII. Outros locais da Île que merecem a sua visita são:


La Fromagerie de L’Isle: 38 Rue Saint-Louis en l’Île, 75004, Paris, França.


Boulangerie Saint Louis: 38 Rue Saint-Louis en l’Île, 75004, Paris, França.


Boulangerie Martin: 40 Rue Saint-Louis en l’Île, 75004, Paris, França.


Pylones: 57, Rue Saint Louis en L’ Ile, 75004 Paris, França


Berthillon: 29-31, Rue Saint-Louis en l’Île, 75004 Paris, França.


Amorino: 47 Rue Saint-Louis en l’Île, 75004 Paris, França.


O acesso pode ser feito através de pontes que nos deixam na ilha e sua rua principal é a Rue Saint Louis en l’Ile, com comércios, galerias e prédios bonitos. Uma das principais pontes que dão acesso à Ilha, a Pont Marie, liga a Île Saint Louis ao belo bairro do Marais


Localização: no centro de Paris, ao lado da Île de la Cité.


Transporte – Metrô: Pont Marie, linha 7.


Lugares próximos: Catedral de Notre Dame (485 m) / Museu Carnavalet (727 m) / Le Marais e Place des Vosges (729 m) / Museu Cognacq-Jay (792 m) / Quartier Latin de Paris (818 m).


Que delícia de passeio! Quem você levaria para passear pela Île Saint-Louis e no final da tarde tomar um chá de frutas com especiarias? Me conte em francês aqui nos comentários!


Bisous!


Elisa

 
Elisa Fingermann

Elisa Fingermann

Professora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: [email protected]

Domine os
sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!

Não enviaremos SPAM :)