A França é um dos países onde o sistema de transporte é muito bem estruturado. A rede de metrô é composta de 16 linhas e 302 estações que formam 220 km sendo a de Paris uma das mais antigas do mundo. Apesar de muitas estações pecar quanto a acessibilidade, devido a quantidade de escadas, o metrô parisiense é rápido, confiável, barato e cobre toda a cidade.

 

 

Antes da capital francesa, somente Londres, Nova Iorque, Chicago e Budapeste já tinham metrô. A construção da 1ª linha parisiense – a linha 1, que cruza Paris de leste a oeste, na época da Porte de Vincennes à Porte Maillot – foi iniciada em 4 de outubro de 1898 e inaugurada no dia 19 de julho de 1900. O crescimento da rede de metrô parisiense foi rápido. Em 1910 já haviam 6 linhas (não exatamente iguais as que temos hoje) e, até 1935, 13 das 14 linhas atuais já haviam sido criadas. A 14, a última a ser construída, foi inaugurada em 1998.

 

 

Hoje em dia o metrô de Paris conta com 14 linhas principais mais 2 suplementares (3bis e 7bis. Mais 4 linhas (15, 16, 17 e 18) estão sendo construídas no extremo de Paris e deverão começar a funcionar em 2024.

 

 

A maior parte das estações de metrô de Paris tem o mesmo padrão de acabamento, revestidas com o mítico azulejo branco retangular. Algumas fogem desse padrão e incorporam na sua decoração temas e informações do seu entorno. Confira algumas estações:

 

 

Louvre – Rivoli, linha 1

 

 

A estação Louvre – Rivoli, na época chamada simplesmente de Louvre, foi a primeira a ter uma decoração diferenciada. Inaugurada em 1968, possui reproduções de esculturas expostas no museu do Louvre e o acabamento das paredes e piso faz referência aos materiais usados na construção do museu. 

Arts et Métiers, linha 3


Uma das estações mais peculiares de Paris. São 800 placas de cobre fixadas na parede que reproduzem o interior do submarino Nautilus, personagem do livro 20.000 léguas submarinas de Jules Vernes. Esta decoração, criada em 1994, celebra o bicentenário do Conservatoire National des Arts et Métiers. As engrenagens no teto, associadas às idas e vindas dos metrôs, lembram o funcionamento dos motores de combustão interna.


Saint-Germain-des-Prés, linha 4


Em 2000, para celebrar o centenário da abertura da primeira linha do metrô parisiense, a RATP (empresa que administra o metrô) redecorou várias estações, incluindo a estação Saint-Germain-des-Prés onde os nomes de grandes artistas e intelectuais parisienses, como algumas de suas citações, são projetados nas paredes e teto.


Concorde, linha 12


No começo dos anos 1990 a estação foi reformada e suas paredes revestidas com azulejos brancos quadrados, cada um contendo uma letra. O conjunto cita horizontalmente passagens da Declaração dos Direitos do Homem e dos Cidadãos de 1789, texto fundador da República Francesa.


Quais dessas estações de metrô na França você já conheceu? Escreva em francês aqui nos comentários!


Bisous!


Elisa

 

Gostou?
Divida isso com o mundo!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google
Share on telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 26.240.088/0001-02 | Rua Medeiros de Albuquerque, 55

Domine os sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!