fbpx
aprender frances

O que fazer na França em novembro?

Apesar das cores de outono ainda estarem presentes, em novembro o frio já começa a apertar, as horas de sol são poucas e os dias mais cinzas. O chocolate quente ganha espaço e os pratos calóricos como raclettes e tartiflettes também. A partir do dia 20/11 aparecem os primeiros sinais do Natal: as vitrines e decorações temáticas das principais lojas de departamento e avenidas da cidade, como a Champs Élysées, e o mercado de Natal do Jardim Tuileries.

 

É o mês que marca o início da baixa temporada na França, ou seja, passagens aéreas e hospedagens estão mais baratas. Os preços dos voos ficam cerca de 30% a menos que em julho, o mês mais caro para visitar a França. Baixa temporada significa também que Paris está com menor número de turistas que o habitual, ou seja, menos filas, locais mais tranquilo e menos tempo de espera no geral.

 

No período de meados de dezembro até logo depois do réveillon, esse cenário de preços mais baixos e cidade vazia acaba. Nessa época de festas de fim de ano, a França é destino de grande parte do mundo. Geralmente a baixa temporada volta depois do dia 05 de janeiro e fica até o fim de março.

 

Clima

 

Temperatura máxima média: 11° C.

Temperatura mínima média: 6° C.

Temperatura média: 9° C.

Precipitação: 68mm, com cerca de 11 dias de chuva.

 

O que vestir

 

Ainda não estamos no inverno, mas já faz frio. Leve casacos pesados, doudounes, suéteres, camisetas segunda-pele térmicas, meias e gorros de lã, cachecóis, luvas. Sapatos fechados e botas.

 

Feriados de novembro:

 

• 1º de novembroToussaint / Dia de Todos os Santos: tudo – comércio, museus, atrações, transporte – funciona normalmente.

 

 

• 11 de novembro – Armistício de 1918 (assinatura do acordo que marcou o fim da Primeira Guerra Mundial): devido ao desfile militar que acontece na avenida Champs Élysées pela manhã, o Arco do Triunfo fica fechado até o meio dia, assim como algumas estações de metrô da Champs Élysées. Melhor evitar a Champs nesse dia pela manhã. No resto da cidade tudo – comércio, museus, atrações, transporte – funciona normalmente.

O que é imperdível em Paris em novembro?


• Se deslumbrar com as vitrines e decoração de Natal das grandes lojas de departamentos (como as Galeries Lafayette) e das principais avenidas da cidade (como a Champs Élysées). Nas Galeries Lafayette o tema natalino das vitrines e da enorme árvore de Natal – que devem ser inauguradas no dia 23 de novembro – será as abelhas e a colmeia. As outras lojas de departamento parisienses devem lançar suas vitrines natalinas na mesma época.


Patinar no gelo no terraço das Galeries Lafayette admirando as lindas vistas de Paris. A pista de patinação será inaugurada no dia 20 de novembro!


• Degustar vários Beaujolais Nouveaux – vinhos produzidos na região do Beaujolais, no sul da Borgonha, a partir da uva gamay, cujo lançamento acontece no dia 21 de novembro em várias caves e bares em Paris e no mundo.

 

• Fazer o emocionante passeio Meia-Noite em Paris by Bike no qual você passará pelos principais monumentos de Paris iluminados, tarde da noite. Além disso, fará um brinde de champanhe aos pés da Torre Eiffel!  


O que comer em novembro


• Vários tipos de abóboras.

• Beterraba, brócolis, toupinambour, endívia, alho-porró.

• Coelho, pato, codorna, pombo, peru.

• Continuamos com as uvas, maças, peras, ameixas, nozes e castanhas e introduzimos as frutas cítricas, kiwi, banana, abacaxi.

• Pratos mais pesados, com molhos, gratinados.

• Ragus e massas recheadas.


Principais eventos 


Mercado de Natal do Jardim Tuileries: o maior mercado de Natal de Paris, localizado no Jardim Tuileries, em frente ao museu do Louvre, será inaugurado por volta do dia 24/11.


Salão da Foto: o grande evento francês da fotografia que atrai amadores, profissionais e apreciadores. Onde: Parc des Expositions de la Porte de Versailles. De 07 a 11/11/2019. Preço: 12€. 

 

Le Beaujolais Nouveau: evento mundial em torno do lançamento do vinho beaujolais – colocado à venda logo após sua vinificação – que acontece na 3º quinta-feira do mês de novembro, em 2019 será no dia 21/11.  


Natal Encantado da Disney: os eventos especiais de Natal da Disney Paris começam no dia 09/11 e vão até o dia 06/01/2020.

 

E você já organizou a sua programação de novembro? Escreva em francês aqui nos comentários.


Bisous!


Elisa 

Elisa Fingermann

Elisa Fingermann

Professora

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: elisa@avecelisa.com.br

Domine os
sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!

Não enviaremos SPAM :)