fbpx

O que fazer na França em novembro?

Apesar das cores de outono ainda estarem presentes, em novembro o frio já começa a apertar, as horas de sol são poucas e os dias mais cinzas. O chocolate quente ganha espaço e os pratos calóricos como raclettes e tartiflettes também. A partir do dia 20/11 aparecem os primeiros sinais do Natal: as vitrines e decorações temáticas das principais lojas de departamento e avenidas da cidade, como a Champs Élysées, e o mercado de Natal do Jardim Tuileries.

 

É o mês que marca o início da baixa temporada na França, ou seja, passagens aéreas e hospedagens estão mais baratas. Os preços dos voos ficam cerca de 30% a menos que em julho, o mês mais caro para visitar a França. Baixa temporada significa também que Paris está com menor número de turistas que o habitual, ou seja, menos filas, locais mais tranquilo e menos tempo de espera no geral.

 

No período de meados de dezembro até logo depois do réveillon, esse cenário de preços mais baixos e cidade vazia acaba. Nessa época de festas de fim de ano, a França é destino de grande parte do mundo. Geralmente a baixa temporada volta depois do dia 05 de janeiro e fica até o fim de março.

 

Clima

 

Temperatura máxima média: 11° C.

Temperatura mínima média: 6° C.

Temperatura média: 9° C.

Precipitação: 68mm, com cerca de 11 dias de chuva.

 

O que vestir

 

Ainda não estamos no inverno, mas já faz frio. Leve casacos pesados, doudounes, suéteres, camisetas segunda-pele térmicas, meias e gorros de lã, cachecóis, luvas. Sapatos fechados e botas.

 

Feriados de novembro:

 

• 1º de novembroToussaint / Dia de Todos os Santos: tudo – comércio, museus, atrações, transporte – funciona normalmente.

 

 

• 11 de novembro – Armistício de 1918 (assinatura do acordo que marcou o fim da Primeira Guerra Mundial): devido ao desfile militar que acontece na avenida Champs Élysées pela manhã, o Arco do Triunfo fica fechado até o meio dia, assim como algumas estações de metrô da Champs Élysées. Melhor evitar a Champs nesse dia pela manhã. No resto da cidade tudo – comércio, museus, atrações, transporte – funciona normalmente.

O que é imperdível em Paris em novembro?


• Se deslumbrar com as vitrines e decoração de Natal das grandes lojas de departamentos (como as Galeries Lafayette) e das principais avenidas da cidade (como a Champs Élysées). Nas Galeries Lafayette o tema natalino das vitrines e da enorme árvore de Natal – que devem ser inauguradas no dia 23 de novembro – será as abelhas e a colmeia. As outras lojas de departamento parisienses devem lançar suas vitrines natalinas na mesma época.


Patinar no gelo no terraço das Galeries Lafayette admirando as lindas vistas de Paris. A pista de patinação será inaugurada no dia 20 de novembro!


• Degustar vários Beaujolais Nouveaux – vinhos produzidos na região do Beaujolais, no sul da Borgonha, a partir da uva gamay, cujo lançamento acontece no dia 21 de novembro em várias caves e bares em Paris e no mundo.

 

• Fazer o emocionante passeio Meia-Noite em Paris by Bike no qual você passará pelos principais monumentos de Paris iluminados, tarde da noite. Além disso, fará um brinde de champanhe aos pés da Torre Eiffel!  


O que comer em novembro


• Vários tipos de abóboras.

• Beterraba, brócolis, toupinambour, endívia, alho-porró.

• Coelho, pato, codorna, pombo, peru.

• Continuamos com as uvas, maças, peras, ameixas, nozes e castanhas e introduzimos as frutas cítricas, kiwi, banana, abacaxi.

• Pratos mais pesados, com molhos, gratinados.

• Ragus e massas recheadas.


Principais eventos 


Mercado de Natal do Jardim Tuileries: o maior mercado de Natal de Paris, localizado no Jardim Tuileries, em frente ao museu do Louvre, será inaugurado por volta do dia 24/11.


Salão da Foto: o grande evento francês da fotografia que atrai amadores, profissionais e apreciadores. Onde: Parc des Expositions de la Porte de Versailles. De 07 a 11/11/2019. Preço: 12€. 

 

Le Beaujolais Nouveau: evento mundial em torno do lançamento do vinho beaujolais – colocado à venda logo após sua vinificação – que acontece na 3º quinta-feira do mês de novembro, em 2019 será no dia 21/11.  


Natal Encantado da Disney: os eventos especiais de Natal da Disney Paris começam no dia 09/11 e vão até o dia 06/01/2020.

 

E você já organizou a sua programação de novembro? Escreva em francês aqui nos comentários.


Bisous!


Elisa 

Gostou?
Divida isso com o mundo!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google
Share on telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: elisa@avecelisa.com.br

Domine os sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!