O que você sabe sobre Christian Dior?

O importante estilista francês e fundador da marca Dior, uma das mais famosas do mundo, nasceu em Granville, Normandia, em 1905 e faleceu em 1957 em Montecatini Val di Cecina. Christian Dior acreditou tanto na sorte que as suas previsões deram certo. Aos 14 anos de idade, fez sua primeira consulta com uma vidente, seguindo o hábito durante toda a vida, fazendo visitas constantes para pessoas que afirmavam sempre o seu sucesso.

 

Atento aos sinais, Dior tropeçou certa vez em uma estrela de ferro na rua, no momento em que decidia se aceitava ou não o convite de Marcel Boussac, famoso industrial da época, para ser designer chefe na maison Philippe et Gaston. A estrela o fez recusar o convite de Boussac e a criar uma maison própria de haute couture na Avenida Montaigne, em Paris, onde permanece até hoje. Visionário, o seu caminho era a moda.  Foi responsável por incentivar a feminilidade das roupas e criou o New Look. Afinou as cinturas, valorizou o busto e fez com que as mulheres sonhassem em ser as suas modelos. 

Maison


O número 30 da Avenida Montaigne, foi escolhido para ostentar a primeira maison do estilista, em dezembro de 1946. Depois de 7 anos, o lugar ocupava 5 imóveis, possuía 28 ateliês e empregava mais de mil pessoas. Na época, trabalhadoras da maison vizinha ocuparam as escadas da casa pedindo a suspensão das atividades dos ateliês Dior, com medo da concorrência. O endereço ainda é puro luxo entre a avenida Montaigne e a Rue François 1er, e recebe pessoas influentes em seus salões decorados ao estilo neo-Louis XVI.


Primeira coleção


No ano seguinte ao da inauguração da maison, a primeira coleção foi apresentada a um público seleto em desfile no ateliê. Jornalistas, como a redatora chefe do Harper’s Bazaar, Carmel Snow, estavam presentes. Ao ver as silhuetas cuidadosamente justas e sensuais, Carmel disse a Dior que seus vestidos tinham um ar de “New Look”, e o termo foi amplamente usado para caracterizar o estilo das peças, que celebravam a feminilidade do corpo das mulheres. Com cinturas e busto bem marcados, o tailleur bar se tornou a peça ícone da coleção.


Favorito


Dior conquistou a atenção de famosos rapidamente e virou amigo de vários artistas, já que seu nome começou a circular mundialmente logo após o primeiro desfile. Elizabeth Taylor foi uma delas, e usou o New Look para receber o Oscar de melhor atriz em 1961, sem falar de Grace Kelly, que se vestiu de Dior no noivado em 1956. Ingrid Bergman também usou, no filme Indiscret (1958), um vestido da maison


Inspiração


O floral sempre esteve presente na vida de Dior, desde a casa de seus pais, na Normandia, quando tinha um jardim pertinho do mar. Ao absorver as composições olfativas e também a paleta de cores diversificada das flores, soube usar essas referências no mundo da moda. O lírio-do-vale costurado entre forros ou aplicados nos botões é um dos exemplos, e os perfumes, também foram contemplados com o gosto botânico do estilista, que tinha a rosa como flor preferida. A tradição permanece, com Natalie Portman como garota propaganda da fragrância La Vie en Rose.


Quais outras curiosidades sobre Dior você sabe e não citei aqui no texto? Compartilhe com a gente e escreva em francês aqui nos comentários!


Bisous!


Elisa

Gostou?
Divida isso com o mundo!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google
Share on telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 26.240.088/0001-02 | Rua Medeiros de Albuquerque, 55

Domine os sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!