Os franceses tomam banho? É mito ou verdade?

Essa pergunta fica martelando na sua cabeça sobre a cultura e os hábitos dos franceses? Os franceses tomam banho, mas não com a mesma frequência do que os brasileiros. 

 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto de sondagens francês BVA-Doméo-Presse régionale, sobre a frequência em que os franceses tomam banho, o resultado foi surpreendente: 57% dos franceses tomam banho todos os dias; 24% tomam banho um dia sim, um dia não; 11% tomam banho a cada 3 dias; 8% tomam banho com uma frequência ainda menor. Mas porque essa aversão dos franceses? Tudo isso é, na realidade, devido à História da França.

 

Na Antiguidade, os franceses frequentavam os banhos públicos diariamente, mas no século 15, as termas mistas, consideradas como lugares de libertinagem pela igreja católica, foram fechadas. Além disso, se banhar nu era considerado uma atitude pagã. Reza a lenda que o rei da França Luís XIV, conhecido como o rei Sol, morreu aos 75 anos e só tomou um banho na sua vida depois de uma cirurgia.

No século 19, depois de uma epidemia de cólera e graças às descobertas de Louis Pasteur sobre o papel das bactérias nas doenças, a França viveu um movimento higiênico. O acesso à água encanada em todo o território francês desde os anos 80 melhorou, mas não resolveu totalmente a situação. 


De acordo com uma pesquisa do Centro de Tratamento da Água na França, apenas 20% dos franceses lavam as mãos antes das refeições, 10% lavam depois de irem ao banheiro e 90% lavam as mãos antes de cozinhar.


Outra questão que alguns franceses alegam para evitar o banho diário é devido ao frio. Dizem que a água quente ou morna pode fazer com que percam a proteção da pele, pois quando tomam banho perdem essa camada de gordura que impede da pele ficar seca. E assim, a indústria de cosméticos aproveitou essa teoria, criando produtos com essências fortes e marcantes como os perfumes franceses, uma referência de glamour e bom gosto mundial.


E quais outras curiosidades sobre os franceses gostaria de saber? Escreva em francês aqui nos comentários!


Bisous!


Ive

 

Gostou?
Divida isso com o mundo!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google
Share on telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 26.240.088/0001-02 | Rua Medeiros de Albuquerque, 55

Domine os sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!