fbpx

Pain au Chocolat ou Chocolatine? Como os franceses chamam essa iguaria?

Enquanto no Brasil, uma das polêmicas debatidas é se o correto é dizer “biscoito” ou “bolacha”, na França essa discussão é sobre os termos “Pain au Chocolat” e “Chocolatine”. Mas afinal, como chamar essa delícia francesa?

 

 

Pain au chocolat (ou chocolatine) é tipo um pãozinho feito de massa folhada e recheado com chocolate (geralmente duas barras enroladas na massa), vendido em toda e qualquer boulangerie francesa.

 

 

Em francês, o nome genérico dos produtos de padaria feitos com massa folhada ou com massa de brioche é viennoiserie. Entram nessa categoria, além do pain au chocolat, o croissant, o chausson aux pommes (pastel de maçã), o palmier (em forma de coração, com açúcar caramelizado), o pain aux raisins (ou escargot, com uvas passas), o pão de leite e o brioche em si.

 

 

O termo viennoiserie começou a ser usado na França no século XIX para designar os produtos de padaria de inspiração vienense. A primeira padaria vienense foi aberta na França por volta de 1837 – no 92 rue Richelieu, em Paris – pelo austríaco Auguste Zang.

 

 

Os produtos feitos por ele caíram no gosto popular e passaram a ser copiados pelas padarias parisienses da época. O croissant, um dos símbolos da França, é na verdade uma derivação do croissant vienense (kipferl) feito com massa folhada ao invés de massa de brioche.

 

 

Um outro produto feito pela padaria de Zang era o “schokoladencroissant” (croissant de chocolate). Diz a lenda que, devido ao sotaque e a forma dos franceses de pronunciar a palavra, “schokoladencroissant” foi sendo gradualmente transformada em “chocolatine”.

 

 

Os dois termos estão corretos. Na verdade, tanto no Brasil quanto na França, essa é uma questão regional. Praticamente toda a França (com exceção do sudoeste) fala “pain au chocolat”.

 

 

Receita Pain au Chocolat 

 

 

– 1 rolo de massa folhada pronta

– 2 barras de chocolate amargo (cerca de 360g)

– 1 colher de sopa de leite

– 1/2 colher de sopa de açúcar de confeiteiro

 

 

– Preaqueça o forno a 210° C. Desenrole a massa folhada. Corte 6 retângulos. Coloque a cerca de 60g de chocolate na borda de um retângulo e enrole até envolver todo o chocolate. Repita a operação com todos os retângulos. Misture o leite com o açúcar e, com um pincel, pincele a massa. Asse cerca de 20 minutos, até ficar dourado. Ao retirar do forno deixe esfriar alguns minutos antes de servir.

 

 

Onde encontrar os melhores pain au chocolate na França:

 

 

Pierre Hermé: 4 rue de Bretagne, 75003 |72 rue Bonaparte, 75006 | 86 avenue des Champs-Elysées, 75008

 

 

Cyril Lignac: 133 rue de Sèvres, 75006 | 24 rue Paul Bert, 75011

 

 

Thierry Marx: 51 rue de Laborde, 75008

 

 

Yann Couvreur: 23bis rue des Rosiers, 75004

 

 

Mamiche: 45 rue Condorcet, 75009

 

 

Pascal & Anthony: 32 rue de Dantzig, 75015

 

 

Que delícia, não é? Já comeu Pain au Chocolat ou Chocolatine? Escreva aqui nos comentários o que achou dessa delícia!

 

 

Bisous!

 

 

Elisa

Gostou?
Divida isso com o mundo!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google
Share on telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: elisa@avecelisa.com.br

Domine os sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!