Assuntos do momento

Por que estudar francês? – Os benefícios que a língua pode fornecer

Por que estudar francês? – Os benefícios que a língua pode fornecer

Por que estudar francês? Muitos vão falar que é um idioma bonito, romântico ou chique. Mas esta dúvida cerca muitas pessoas principalmente aquelas que começam a ter contato com o francês.

Devolvo com outra pergunta: por que não aprender? Qual o motivo de evitar contato com o segundo idioma mais falado que envolve mais de 200 milhões de pessoas nos 5 continentes?

França

A França é a quinta potência comercial do mundo, a terceira em acolhimento para investimentos estrangeiros e o principal parceiro econômico de outros países.

O francês é língua oficial da ONU, na União Europeia, na UNESCO, na OTAN, no Comitê Internacional Olímpico e na Cruz Vermelha Internacional.

Acompanhar os principais canais de comunicação do país como a TV5 Monde e France 24, e ouvir as emissoras de rádio como a Radio France Internationale também ajudam a compreender as relações internacionais da comunicação.

estudar francês

Conhecimento

A França recebe mais de 70 milhões de visitantes por ano, além de ser um destino encantador.

Também é possível se aventurar em outros países como a Suíça, Canadá, República do Mali, Bélgica, Senegal, Mônaco entre outros que falam francês para conhecer as particularidades que cada um desses lugares tem com o idioma.

Conhecer bem as palavras, ampliar o vocabulário ou saber pronunciar corretamente. São estes os passos importantes para se envolver e compreender a cultura local. A experiência será única e mais interessante.

Estudar francês: um idioma cheio de cultura

Culturalmente, o francês é o idioma internacional usado na gastronomia, moda, teatro, dança, arquitetura e várias outras ramificações artísticas. Conhecer a língua é se abrir para um celeiro de uma grande descoberta.

Muitas palavras usadas no Brasil são de origem francesa. Conhecer a literatura, a música, o cinema e artes plásticas também abrem os nossos olhos para um contexto histórico que vai de Edith Piaf, Victor Hugo, Molière, Jean-Paul Sartre a Claude Monet.

aspectos culturais franceses

Aprender francês

Ganhar conhecimento, adquirir uma nova cultura e poder conhecer outras culturas através de apenas um idioma.

E não um idioma que se tornou viral, mas um idioma que também estará intrínseco aos países, a essas culturas!

Sem mencionar, é claro, as enormes oportunidades de emprego, de formação acadêmica ou de qualidade de vida que o francês irá te levar.

Aprender francês é mais do que apenas aprender um segundo idioma. Contudo, como aprender francês? Existem alguns pontos que você precisa pensar antes de embarcar nessa jornada.

Por isso, recomendo que leia o texto “Como aprender francês? – Pontos principais para começar o seu estudo”.

Contudo, você provavelmente notará uma necessidade maior do que apenas aprender francês: você vai precisar ativar o seu francês.

“Mas o que exatamente é ativar o francês, Elisa?”

Ativar o francês é algo que irá facilitar o seu estudo na língua francesa. Mesmo que você nem tenha começado ainda! E sabe como? Não?! Bem, eu vou te explicar melhor.

Ativar o francês

Pode parecer sutil a diferença, mas é ela quem vai, literalmente, mudar a sua maneira de falar e compreender francês.

Geralmente as pessoas que apenas aprendem francês acreditam que basta um professor contar ou explicar algo sobre a língua francesa e logo tudo ficará extremamente compreensível.

A pessoa sairá falando e entendendo o francês sem a menor dificuldade. E esse é um grande erro. Você sabe o porquê?

Porque isso não é o suficiente para estudar, assimilar um novo idioma. É preciso mais. E é exatamente neste ponto que entra a ativação do francês.

A pessoa que ativa o francês sabe que precisa fazer alguma coisa com a informação que foi dada.

“Mas como eu posso fazer isso, Elisa?”

Primeiramente, para ativar o francês é necessário que tenha um bom método por trás do seu aprendizado.

Eu já fiz um texto sobre os principais pontos para aprender francês comentando sobre ser necessário ter uma boa metodologia, e volto a dizer a mesma coisa: vá atrás de um método eficiente.

Existem diversas formas de estudar francês, sendo presencialmente, professor particular ou on-line. Agora, basta a você tomar a decisão certa. E qual seria ela?

Bem, te convido a descobrir um pouco mais sobre o universo on-line através desta pergunta: aprender francês on-line vale a pena?

L’histoire de la maison de Mado

Mas talvez você já saiba a quais lugares o idioma francês pode te levar. Talvez já esteja na jornada do francês, mas não consegue seguir adiante.

Alguma coisa te trava e, na maior parte das vezes, pode ser uma única coisa: a pronúncia.

Pensando em tudo isso fiz um vídeo de como pronunciar melhor as palavras em francês.

Assista, pratique e me conte aqui nos comentários quais as palavras francesas você tem dúvida de como se fala.

Gostou do conteúdo?

Me diga também como está a sua motivação para estudar francês! Se você gostou do texto, compartilhe com os amigos!

Quer receber atalhos e dicas para Ativar o seu francês? Então faça parte do meu grupo no Telegram.

E também me siga no Instagram e YouTube para ficar por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua, cultura e literatura francesa, além das outras redes sociais.

Participe do nosso grupo no Telegram!