Por que o vaso sanitário é separado do banheiro na França?

No Brasil, os vasos sanitários são colocados no lugar onde a gente também toma banho e escova os dentes, ou seja, no banheiro. A maioria das casas brasileiras e dos apartamentos têm de 2 a 4 banheiros. Já na França é diferente: em muitos lugares o vaso sanitário está colocado em um lugar separado. Muitas vezes, são dois toilettes em uma casa, mas o primeiro é separado e um segundo no banheiro, la salle de bains

 

Tudo isso começou no final do século 19, início do 20, quando os banheiros (salas de banho) eram considerados um luxo supremo. Um privilégio de classe reservado para a aristocracia e alta burguesia. O banheiro não era visto como uma peça funcional e sim como um sinal exterior de riqueza. Recebia uma decoração luxuosa, pias instaladas com suportes sofisticados, banheiras com pés e pinturas decorativas nas paredes.

De acordo com a época, luxo não era compatível com mau cheiro. O sanitário foi assim afastado das salas de recepção, dos quartos e do luxuoso banheiro. Acabou indo para o fundo do corredor. Os apartamentos construídos da época do Barão Haussmann possuíam esta configuração. Para chegar no toilette é necessário atravessar toda a casa. Essa prática permaneceu durante quase todo o século 20.


A presença de uma pequena pia é a única diferença entre os toilettes dos séculos 19/20 e os atuais. Com ela, o WC se adapta às regras de higiene do século 21 e salva uma tradição bem francesa. Les toilettes estão sujeitos a todas as projeções dos habitantes do local: são decorados, pintados, coloridos e refletem a personalidade do dono da casa.  

Curioso, não é? Qual outra mania, hábito ou tradição dos franceses que você gostaria de saber aqui no Blog? Escreva em francês nos comentários!


Bisous!


Elisa

Gostou?
Divida isso com o mundo!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google
Share on telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 26.240.088/0001-02 | Rua Medeiros de Albuquerque, 55

Domine os sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!