fbpx

Principais invenções dos franceses

Não é segredo para ninguém que a França é um país criativo, onde transpira e inspira cultura o tempo todo. O que muitas pessoas não sabem é que grandes invenções que marcaram a humanidade foram descobertas em território francês. Será que você tinha ideia destas invenções francesas?

 

 

A Margarine que tanto usamos no pain ou na tartine aqui no Brasil acompanhado de um café é uma substituição da manteiga. O termo nada mais é para identificar um tipo de gordura alimentar de origem vegetal. O nome deriva da descoberta do ácido margárico por Michel Eugène Chevreul em 1813. Em 1860, o imperador Napoleão III da França, ofereceu uma recompensa a quem encontrasse um substituto barato para a manteiga muito usado nas classes sociais baixas e no exército. 

 

 

Então, em 1869, o químico Hippolyte Mège-Mouriés inventou uma substância a que chamou de oleomargarina (mais tarde margarina). A preparação continha gordura de vaca onde tirava a porção líquida sob pressão e depois solidificava. Em combinação com butirina e água resultou um substituto para a manteiga e com sabor similar.

 

 

E quantos alimentos não estragavam antes de inventarem o Réfrigérateur? Graças ao físico e padre Marcel Audiffren que decidiu criar um dispositivo que pudesse manter líquidos gelados como o vinho surgiu essa raridade. Em 1894 ele conseguiu a patente de uma máquina criada com esse propósito. Depois, a patente foi vendida para a norte-americana General Electric que, em 1911, criou o primeiro refrigerador doméstico. Os primeiros refrigeradores eram mais caros do que comprar um carro.

Voar, voar… subir, subir! E o Ballon? No livro “A Volta ao Mundo em 80 dias”, o escritor Jules Verne concebeu ser possível a jornada com o balão. Essa invenção de origem francesa foi ideia de Pilatre De Rozier. Em setembro de 1783 ele consegui manter no alto os balões de ar quente por cerca de 15 minutos. No mês seguinte, os franceses Joseph-Michel e Jaques-Etienne Montgolfier fizeram os primeiros voos tripulados. Hoje são considerados um divertido meio de passeio, mas também foi bastante útil na agricultura.


E no inverno francês como as pessoas secavam os cabelos? Em 1888 eis que surge o Sèche-cheveux! O estilista francês Alexandre Godefroy foi o que apresentou a invenção quando teve a ideia de enviar ar quente para o cabelo, de forma que ele pudesse secar mais rápido. Como eram feito de metal, esquentavam muito e causavam queimaduras, mas com o passar dos anos foram feitas atualizações e modelos práticos que temos em nossas casas.


E outro surgimento que virou paixão mundial foi o Cinéma. Todos os anos vários festivais acontecem no mundo, muitos filmes são lançados e aclamados por bilhões de pessoas. Tudo começou com os irmãos Auguste e Louis Lumière que em 1895 fizeram as primeiras filmagens e exibiram em salões de Paris. O primeiro vídeo teve um pouco mais de um minuto de duração e mostrava trabalhadores saindo de uma fábrica. Nascia ali uma nova indústria e até hoje o cinema francês é considerado um dos mais ricos e respeitáveis do mundo.


Agora que vocês conheceram algumas invenções francesas, proponho um desafio: quais outras invenções faltam? Diga aqui nos comentários!


Bisous!


Elisa

Gostou?
Divida isso com o mundo!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google
Share on telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 26.240.088/0001-02 | Rua Medeiros de Albuquerque, 55

Scroll Up

Domine os sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!