Quais as melhores cidades da França para morar?

Sempre sonhou em morar na França e já está com planos para ir de mala e cuia? O país possui 66,9 milhões de habitantes, considerando todo o território da República Francesa, incluindo os departamentos e territórios ultramarinos. 

 

A capital Paris é a cidade mais famosa, mas são muitas opções para você ir sozinho e com a família. A França é um país com cidades de estilos diferentes, mas para morar por lá é importante saber como e quanto é o custo, a segurança e a qualidade de vida. Confira alguns locais que você pode colocar na lista:

 

Paris

 

Com pouco mais de 2 milhões de habitantes, é uma das que mais recebe turistas no mundo. É lá que estão a Torre Eiffel, o museu do Louvre e uma das avenidas com o metro quadrado mais caro do mundo: a Champs Elysées. Por ser muito turística, a cidade acaba sendo cara para viver. Encontrar um apartamento para alugar, em Paris, é difícil e caro, mas o valor vai abaixando conforme vamos nos afastando do centro.

 

Com um sistema de transporte público grande e eficiente, é muito fácil se locomover pela cidade, que também possui excelentes universidades e recebe estudantes do mundo inteiro. Possui as melhores oportunidades de emprego da França e os salários mais altos. É uma cidade muito mais segura, mas não é a cidade mais segura da França, portanto, devemos ter um pouco de atenção em alguns bairros, principalmente os mais afastados das regiões turísticas.

 

Aix-en-Provence

 

O local onde nasceu o célebre pintor Paul Cézanne é cercada por turistas que pretendem explorar a região sul da França. Com pouco mais de 140 mil habitantes, é pequena, mas vibrante. Apenas 30 km de Marseille, é repleta de ruas arborizadas, chafarizes, cafés e restaurantes. Cidade universitária e jovem, cerca de 30 mil habitantes são estudantes. Possui museus, a  Fontaine de la Rotonde, 3 escolas superiores e uma universidade.

 

Linda, segura, com uma qualidade de vida incrível e rotina cultural intensa, principalmente no verão, o custo de vida lá não é alto, mas encontrar um emprego, dependendo da área que você procura, talvez não seja a tarefa mais fácil. Logicamente que se você quiser morar no centro, irá pagar um aluguel alto, pois a região é turística. O transporte público é eficiente, incluindo as bicicletas, que são o transporte oficial da maioria de seus habitantes. O clima é mais ameno do que o norte do país.

 

Nice

Com um clima mais ameno e praia, possui uma população de 350 mil habitantes, Nice é uma cidade grande, porém com cara de pequena, no sul da França. Fica a apenas 13 km de Mônaco e é muito mais segura do que Marseille. Localizada na região da Côte d’Azur, na costa do Mediterrâneo, é muito próxima da Itália e por isso não é difícil encontrar moradores falando italiano. Charmosa e única, Nice é a segunda cidade mais visitada da França, repleta de restaurantes, cafés, ruelas medievais, feiras ao ar livre e o famoso carnaval, que acontece todos os anos.

 

A cidade é muito cultural, possui 19 museus e galerias, perdendo apenas para Paris. Com 3 escolas superiores e uma importante universidade, Nice também recebe estudantes do mundo inteiro e oferece boas oportunidades de emprego, principalmente nas áreas de turismo, cultura e tecnologia. Com um sistema de transporte eficiente, no verão as pessoas costumam usar bicicletas, mas por ser turística, a vida lá não é das mais baratas, apesar de ser mais acessível do que em Paris.

 

Lille

 

Ao norte da França, perto da fronteira com a Bélgica e do Canal da Mancha, fica a cidade de Lille, a quarta maior da França. Com um sistema de transporte eficiente e completo, a cidade é uma das mais importantes do país e abriga diversos monumentos importantes, como a Catedral de Lille, com sua arquitetura gótica. Conhecida no mundo inteiro pela sua incrível decoração de natal, a cidade também é um importante pólo universitário e fica a menos de 1 hora de Paris, de TGV (trem de alta velocidade).

 

O clima de lá sofre com temperaturas baixas e chuva na maior parte do ano. Com uma linda arquitetura flamenga, Lille é uma cidade bem cuidada, limpa, extremamente segura e atualmente é a segunda maior região metropolitana da França, ficando atrás apenas de Paris, por isso, não é difícil encontrar emprego e a vida não é das mais caras da França.

Nantes


Com uma população de pouco mais de 280 mil habitantes, Nantes é a sexta maior cidade da França e fica na região País do Loire, nas margens do rio que leva o mesmo nome. Cidade universitária e com um sistema de transporte eficiente. A cidade é relativamente segura e possui uma ótima qualidade de vida, aliada com um bom custo benefício. Lá se respira arte e cultura, a cidade inteira possui instalações, como a famosa Le Grand Éléphant e foi lá que nasceu o escritor Julio Verne.


Localizada na fronteira da Bretanha, na costa oeste da França, Nantes é atravessada por diversos rios. À primeira vista pode parecer calma e parada, mas aos poucos se mostra uma cidade alegre, jovial, rica culturalmente e com diversas oportunidades de emprego, já que é um importante centro econômico que abriga diversas indústrias. É um polo da economia verde, tanto a nível nacional como a nível europeu, unindo desenvolvimento urbano e proteção dos recursos naturais. 


Toulouse


A quarta maior cidade da França e capital da região de Occitanie, é localizada no sul da França e com 3 grandes universidades, é considerada como a maior cidade universitária da França. É onde fica a principal sede da Airbus, o que acaba rendendo boas oportunidades de emprego. Segura e com um transporte público eficiente, o custo de vida lá não é alto e vai ficando mais baixo conforme vamos nos afastando do coração da cidade, que é a Place du Capitole, onde há diversos restaurantes, bares e cafés. A cidade é linda, aconchegante e possui um ar jovial que conquista todo mundo, aliado com a qualidade de vida.


Bordeaux


Conhecida por seus vinhos, é uma das cidades da França que encanta a todos. Localizada no sudoeste da França, Bordeaux é atravessada pelo rio Garonne e fica a 220 km de Toulouse e 500 de Paris. Capital da região da Aquitânia, possui uma intensa vida cultural e o sistema público de transporte funciona muito bem. A região é super turística e possui diversas vinícolas, tanto que, em 2016, foi inaugurado um museu inteiro em homenagem ao vinho, o La Cité du Vin


Com diversas escolas superiores e uma universidade, a cidade é jovial, dinâmica e patrimônio mundial da humanidade, devido ao seu conjunto arquitetônico. Nos últimos anos a cidade passou por um intenso processo de revitalização, que não somente atraiu mais turistas, como moradores, encantados com sua qualidade de vida, clima mais ameno, segurança e beleza. A cidade possui um custo de vida elevado, mas também oferece uma boa oferta de empregos.


Lyon


Lyon é a terceira maior cidade da França e está localizada na região Rhône-Alpes. Com uma população que não chega a 500 mil habitantes, a cidade é linda, segura e a capital gastronômica francesa. Cidade natal dos irmãos Lumière e Antoine Saint Exupéry, a culinária lionesa é um espetáculo à parte, com seus diversos bouchons espalhados pela cidade. 


Com um sistema de transporte eficiente e grande, é uma das cidades da França que mais recebe estudantes internacionais, pois possui 3 grandes universidades. Encontrar emprego em Lyon não é difícil, os lioneses são simpáticos, a vida cultural é rica e parte da cidade é patrimônio mundial pela UNESCO, como o turístico bairro renascentista Vieux Lyon.


Já escolheu qual a cidade será a sua próxima moradia? Conte pra gente em francês aqui nos comentários!


Bisous!


Elisa

 

Gostou?
Divida isso com o mundo!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google
Share on telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 26.240.088/0001-02 | Rua Medeiros de Albuquerque, 55

Domine os sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!