fbpx
aprender frances

Quais as melhores cidades da França para morar?

Sempre sonhou em morar na França e já está com planos para ir de mala e cuia? O país possui 66,9 milhões de habitantes, considerando todo o território da República Francesa, incluindo os departamentos e territórios ultramarinos. 

 

A capital Paris é a cidade mais famosa, mas são muitas opções para você ir sozinho e com a família. A França é um país com cidades de estilos diferentes, mas para morar por lá é importante saber como e quanto é o custo, a segurança e a qualidade de vida. Confira alguns locais que você pode colocar na lista:

 

Paris

 

Com pouco mais de 2 milhões de habitantes, é uma das que mais recebe turistas no mundo. É lá que estão a Torre Eiffel, o museu do Louvre e uma das avenidas com o metro quadrado mais caro do mundo: a Champs Elysées. Por ser muito turística, a cidade acaba sendo cara para viver. Encontrar um apartamento para alugar, em Paris, é difícil e caro, mas o valor vai abaixando conforme vamos nos afastando do centro.

 

Com um sistema de transporte público grande e eficiente, é muito fácil se locomover pela cidade, que também possui excelentes universidades e recebe estudantes do mundo inteiro. Possui as melhores oportunidades de emprego da França e os salários mais altos. É uma cidade muito mais segura, mas não é a cidade mais segura da França, portanto, devemos ter um pouco de atenção em alguns bairros, principalmente os mais afastados das regiões turísticas.

 

Aix-en-Provence

 

O local onde nasceu o célebre pintor Paul Cézanne é cercada por turistas que pretendem explorar a região sul da França. Com pouco mais de 140 mil habitantes, é pequena, mas vibrante. Apenas 30 km de Marseille, é repleta de ruas arborizadas, chafarizes, cafés e restaurantes. Cidade universitária e jovem, cerca de 30 mil habitantes são estudantes. Possui museus, a  Fontaine de la Rotonde, 3 escolas superiores e uma universidade.

 

Linda, segura, com uma qualidade de vida incrível e rotina cultural intensa, principalmente no verão, o custo de vida lá não é alto, mas encontrar um emprego, dependendo da área que você procura, talvez não seja a tarefa mais fácil. Logicamente que se você quiser morar no centro, irá pagar um aluguel alto, pois a região é turística. O transporte público é eficiente, incluindo as bicicletas, que são o transporte oficial da maioria de seus habitantes. O clima é mais ameno do que o norte do país.

 

Nice

Com um clima mais ameno e praia, possui uma população de 350 mil habitantes, Nice é uma cidade grande, porém com cara de pequena, no sul da França. Fica a apenas 13 km de Mônaco e é muito mais segura do que Marseille. Localizada na região da Côte d’Azur, na costa do Mediterrâneo, é muito próxima da Itália e por isso não é difícil encontrar moradores falando italiano. Charmosa e única, Nice é a segunda cidade mais visitada da França, repleta de restaurantes, cafés, ruelas medievais, feiras ao ar livre e o famoso carnaval, que acontece todos os anos.

 

A cidade é muito cultural, possui 19 museus e galerias, perdendo apenas para Paris. Com 3 escolas superiores e uma importante universidade, Nice também recebe estudantes do mundo inteiro e oferece boas oportunidades de emprego, principalmente nas áreas de turismo, cultura e tecnologia. Com um sistema de transporte eficiente, no verão as pessoas costumam usar bicicletas, mas por ser turística, a vida lá não é das mais baratas, apesar de ser mais acessível do que em Paris.

 

Lille

 

Ao norte da França, perto da fronteira com a Bélgica e do Canal da Mancha, fica a cidade de Lille, a quarta maior da França. Com um sistema de transporte eficiente e completo, a cidade é uma das mais importantes do país e abriga diversos monumentos importantes, como a Catedral de Lille, com sua arquitetura gótica. Conhecida no mundo inteiro pela sua incrível decoração de natal, a cidade também é um importante pólo universitário e fica a menos de 1 hora de Paris, de TGV (trem de alta velocidade).

 

O clima de lá sofre com temperaturas baixas e chuva na maior parte do ano. Com uma linda arquitetura flamenga, Lille é uma cidade bem cuidada, limpa, extremamente segura e atualmente é a segunda maior região metropolitana da França, ficando atrás apenas de Paris, por isso, não é difícil encontrar emprego e a vida não é das mais caras da França.

Nantes


Com uma população de pouco mais de 280 mil habitantes, Nantes é a sexta maior cidade da França e fica na região País do Loire, nas margens do rio que leva o mesmo nome. Cidade universitária e com um sistema de transporte eficiente. A cidade é relativamente segura e possui uma ótima qualidade de vida, aliada com um bom custo benefício. Lá se respira arte e cultura, a cidade inteira possui instalações, como a famosa Le Grand Éléphant e foi lá que nasceu o escritor Julio Verne.


Localizada na fronteira da Bretanha, na costa oeste da França, Nantes é atravessada por diversos rios. À primeira vista pode parecer calma e parada, mas aos poucos se mostra uma cidade alegre, jovial, rica culturalmente e com diversas oportunidades de emprego, já que é um importante centro econômico que abriga diversas indústrias. É um polo da economia verde, tanto a nível nacional como a nível europeu, unindo desenvolvimento urbano e proteção dos recursos naturais. 


Toulouse


A quarta maior cidade da França e capital da região de Occitanie, é localizada no sul da França e com 3 grandes universidades, é considerada como a maior cidade universitária da França. É onde fica a principal sede da Airbus, o que acaba rendendo boas oportunidades de emprego. Segura e com um transporte público eficiente, o custo de vida lá não é alto e vai ficando mais baixo conforme vamos nos afastando do coração da cidade, que é a Place du Capitole, onde há diversos restaurantes, bares e cafés. A cidade é linda, aconchegante e possui um ar jovial que conquista todo mundo, aliado com a qualidade de vida.


Bordeaux


Conhecida por seus vinhos, é uma das cidades da França que encanta a todos. Localizada no sudoeste da França, Bordeaux é atravessada pelo rio Garonne e fica a 220 km de Toulouse e 500 de Paris. Capital da região da Aquitânia, possui uma intensa vida cultural e o sistema público de transporte funciona muito bem. A região é super turística e possui diversas vinícolas, tanto que, em 2016, foi inaugurado um museu inteiro em homenagem ao vinho, o La Cité du Vin


Com diversas escolas superiores e uma universidade, a cidade é jovial, dinâmica e patrimônio mundial da humanidade, devido ao seu conjunto arquitetônico. Nos últimos anos a cidade passou por um intenso processo de revitalização, que não somente atraiu mais turistas, como moradores, encantados com sua qualidade de vida, clima mais ameno, segurança e beleza. A cidade possui um custo de vida elevado, mas também oferece uma boa oferta de empregos.


Lyon


Lyon é a terceira maior cidade da França e está localizada na região Rhône-Alpes. Com uma população que não chega a 500 mil habitantes, a cidade é linda, segura e a capital gastronômica francesa. Cidade natal dos irmãos Lumière e Antoine Saint Exupéry, a culinária lionesa é um espetáculo à parte, com seus diversos bouchons espalhados pela cidade. 


Com um sistema de transporte eficiente e grande, é uma das cidades da França que mais recebe estudantes internacionais, pois possui 3 grandes universidades. Encontrar emprego em Lyon não é difícil, os lioneses são simpáticos, a vida cultural é rica e parte da cidade é patrimônio mundial pela UNESCO, como o turístico bairro renascentista Vieux Lyon.


Já escolheu qual a cidade será a sua próxima moradia? Conte pra gente em francês aqui nos comentários!


Bisous!


Elisa

 
Elisa Fingermann

Elisa Fingermann

Professora

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: elisa@avecelisa.com.br

Domine os
sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!

Não enviaremos SPAM :)