Quais filmes se passam no Castelo de Versailles?

Versailles, além de ser o castelo mais famoso e um dos mais fotogênicos do mundo, é personagem importante da história da França. Não é por acaso que no local aconteçam quase 200 filmagens por ano, a maior parte para programas de TV e documentários.

 

Segundo registros do próprio castelo, a primeira filmagem feita em Versailles – um documentário reconstituindo uma festa dada por Luis XIV – aconteceu em 1904. Desde então foram mais de 200 filmes, de diretores como Henry-Georges Clouzot, Ettore Scola, Sofia Coppola e Woody Allen, que usaram o castelo como cenário e até mesmo como personagem principal.

 

Todo o conjunto do castelo – mesmo aqueles locais fechados ao público em geral – é acessível às equipes de filmagem. É preciso enviar uma requisição, que será analisada pelo departamento de relações exteriores do castelo. Os locais mais requisitados para filmagens são a Galeria dos Espelhos, os aposentos reais e os jardins.

 

As filmagens só podem ser feitas às segundas-feiras (único dia em que o castelo não abre); além de algumas noites, após o fechamento. Uma equipe de segurança acompanha a equipe de filmagem para assegurar que as regras sejam cumpridas – por exemplo, cobrir o chão com carpete e colocar proteçãonos  pés das câmeras – e que nada seja danificado ou roubado.

 

Cada dia de filmagem em Versailles, para um filme ou série de TV, custa 15.000€. O valor da diária é bem mais baixo se for para a filmagem de um documentário e bem mais alto se for para realização de uma recepção privada (você pode alugar Versailles para fazer sua festa de casamento). Parece caro, mas tudo o que Versailles arrecada por ano com as filmagens equivale a dia um dia com venda de ingressos, o castelo recebe 7,5 milhões de visitantes por ano.

Veja abaixo a lista de 10 filmes que se passam no castelo de Versailles ou que tiveram cenas filmadas por lá:


L’Affaire du collier de la reine – filme mudo feito em 1911 por Camille de Morlhon, e seus inúmeros remakes: Le Collier de la reine (1929), de Gaston Ravel e Tony Leklain; L’Affaire du collier de la reine (1946) de Marcel L’Herbier e The Affair of the Necklace (2001), de Charles Shyer com Hilary Swank.


Si Versailles m’était conté… (1954), de Sacha Guitry com Brigitte Bardot.


Madame Du Barry (1954), de Christian-Jaque com Martine Carol.


La Nuit de Varennes (1982), de Ettore Scola com Marcello Mastroianni.


L’Autrichienne (19890, de Pierre Granier-Deferre com Ute Lemper.


La Révolution française (1989), de Robert Enrico com Klaus Maria Brandauer.


Ridicule (1996), de Patrice Leconte com Fanny Ardant.


Le Roi danse (2000), de Gérard Corbiau.


Marie-Antoinette (2006), de Sofia Coppola com Kirsten Dunst.


Les Adieux à la reine (2012), de Benoît Jacquot com Léa Seydoux e Diane Kruger.


Se você conhece algum outro filme que não esteja na lista, deixe a sugestão em francês nos comentários.


Bisous!


Elisa

 

Gostou?
Divida isso com o mundo!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google
Share on telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 26.240.088/0001-02 | Rua Medeiros de Albuquerque, 55

Domine os sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!