Roteiro francês para os fãs de Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre

Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre nasceram e morreram em Paris. Beauvoir foi escritora, intelectual, filósofa, ativista política, feminista e teórica social francesa. Teve uma influência significativa no existencialismo e teoria feminista. Estudou matemática no Instituto Católico de Paris e filosofia na Universidade de Paris (Sorbonne), onde conheceu outros jovens intelectuais, como Maurice Merleau-Ponty, René Maheu e Jean-Paul Sartre, com este último, manteve um relacionamento aberto por toda a vida.

 

Sartre foi um filósofo, escritor e crítico francês, conhecido como representante do existencialismo. Acreditava que os intelectuais precisavam desempenhar um papel ativo na sociedade. Era uma artista militante, e apoiou causas políticas com a sua vida e sua obra. 

 

Alguns lugares na cidade luz ficaram conhecidos devido à presença constante desse casal famoso, principalmente nos arredores de Montparnasse e Saint Germain de Près. Os dois inclusive dão nome a uma pequena praça em frente a Église de Saint Germain de Près. Se você vai visitar a capital francesa e quer conhecer alguns dos lugares preferidos De Beauvoir e Sartre, confira algumas dicas:

La rotonde

A história de Simone com o bairro onde passou a maior parte de sua vida começou no nascimento. Beauvoir nasceu e viveu seus primeiros anos no apartamento localizado no número 103 do Boulevard du Montparnasse. O apartamento fica exatamente em cima do Café de La Rotonde, que funciona até hoje e costuma ser visitado pelos fãs da feminista.


Café de Flore

Beauvoir e Sartre foram grandes frequentadores de diversos cafés, sendo o mais emblemático o Café de Flore, localizado em Saint Germain de Près. Durante os anos da Segunda Guerra Mundial, eles passavam dias inteiros trabalhando no estabelecimento.


Tabou

Quando a noite caía, os bares assumiam os lugares dos cafés na rotina de Sartre e Beauvoir. Durante um ano, o Tabou foi o local escolhido, pois este clube de jazz era um dos únicos estabelecimentos que fechavam após a meia noite.


Hôtel d’Aubusson

Apesar de terem se relacionado por 50 anos, SartreBeauvoir apenas moraram juntos por um curto período de tempo. Ao longo da vida, os dois viveram por muitos anos em hotéis, onde chegavam a alugar quartos lado a lado. Um dos escolhidos foi o Hôtel d’Aubusson que continua em funcionamento.


E quais as obras de Sartre e Beauvoir você conhece, leu e admira? Escreva as suas dicas literárias em francês aqui nos comentários!


Bisous!


Elisa

Gostou?
Divida isso com o mundo!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google
Share on telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 26.240.088/0001-02 | Rua Medeiros de Albuquerque, 55

Domine os sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!