Assuntos do momento

Aprendendo Francês Avec Elisa: Senegal e suas curiosidades

Aprendendo Francês Avec Elisa: Senegal e suas curiosidades

Nós escutamos falar sobre Senegal em algum momento de nossas vidas. Seja numa conversa com os amigos sobre algum texto que leu na internet ou escutando algo no noticiário sobre o país. O problema é que, geralmente, são noticias picadas, cortadas e logo esquecidas pela mente.

Portanto, hoje, resolvi trazer para você um pouco mais sobre o Senegal. Assim como no texto que fiz sobre o Congo, acredito ser extremamente importante que trazer mais sobre outros países que falam francês – e que não estejam situados na Europa.

Dessa forma, eu te pergunto: está pronto para conhecer um pouco mais sobre esse país?

senegal-162414_1280

Ex-Colônia Francesa

Assim como muitos outros países colonizados, Senegal é uma ex-colônia francesa. Em sua época de colônia, o país africano ficou sob o controle francês  até o ano de 1958. Mas foi apenas em 1960 que o país ficou independente e teve o seu primeiro presidente, o escrito, poeta e político Léopold Sédar Senghor.

É interessante lembrar que o Senegal foi a única colônia da França que teve seus cidadãos reconhecidos como cidadãos franceses.  Localizado na África Ocidental, Senegal faz fronteira com Oceano Atlântico, com a Mauritânia, com o Mali, com a Guiné e a Guiné-Bissau.

Idioma e grupos étnicos

Por se tratar de uma ex-colônia francesa, o idioma francês é uma das várias línguas no país, além de ser a língua usada para eventos oficiais. Um dos motivos que leva o Senegal a ter tantos idiomas é o fato de que o país é formado por uma enorme variedade de grupos étnicos. Por exemplo, os wolof, fulani, jola, mandingo, entre outros. Também existem habitantes que falam português mais ao sul do país.

senegal-4613072_1920

Economia e Dakar

O país é uma das economias mais estáveis da África, além de ser um dos pontos turísticos mais atrativos para estrangeiros. O que não é difícil de compreender, afinal, Senegal é cheio de parques naturais com uma vegetação variada e com praias belas. Além disso, a cultura e os atrativos históricos costumam cativar a todos que viajam para lá.

Dakar

Dakar é a capital de Senegal e também faz parte das cidades mais populosas junto com Pikini, Thiés Nones e Saint-Louis. A cidade foi fundada em 1857 pelos franceses, tornando-se um ponto de referência para o comércio com o Novo Mundo. 

Atualmente, é o ponto tradicional de viagem dos estrangeiros por ser uma cidade cosmopolita. Outro detalhe são as inúmeras opções culturais, gastronômicas e as inúmeras praias. Inclusive, em Dakar, um dos pontos principais de passagem é a Ilha de Gorée.

boat-202557_1920

Cineastas e músicos

Senegal também é conhecido por sua vasta cultura e possui grandes nomes referenciados no mundo todo. Um bom exemplo é o cineasta Ousmane Sembène, que fez parte do que podemos chamar de Cinema Africano.

É válido lembrar que na época, 1960, Senegal estava adquirindo sua independência, portanto, a nova proposta de cinema por Sembène rejeitando os padrões europeus e de Hollywood influenciou muitos artistas e intelectuais africanos na época e ainda hoje.

Por ser um país famoso por seus festivais culturais como arte, jazz e dança contemporânea, conseguimos compreender o próximo exemplo de referência.

Dessa vez dentro da música, o músico Youssou N’Dour faz sucesso até hoje! Conhecido por introduzir o ritmo mbalax, uma mistura da música tradicional com a cubana.

Gostou do conteúdo? Se sim, me diga: já conhecia essas curiosidades sobre o Senegal? Conte aqui nos comentários!

Quer ir além no aprendizado?

Me siga no Instagram YouTube para ficar por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua, cultura e literatura francesa! Se quiser conhecer novas culturas, recomendo que descubra um pouco mais sobre Quebéc.

Participe do nosso grupo no Telegram!