fbpx

Você sabe diferenciar as sopas francesas?

Nutritivas, saborosas, leves e simples de fazer. Neste friozinho (ao menos em parte do país) quem não gosta de uma sopa quentinha para se aquecer? Pode preparar com vários tipos de ingredientes desde cereais, hortaliças, temperos, vegetais, carnes, queijos entre outras delícias. A sopa é um dos pratos mais antigos preparados pelos homens. O caldo que sobrava do cozimento das carnes era provado e com o tempo perceberam que ficava melhor misturando outros itens.

 

Na França, a sopa de cebola também pode ser considerada um dos pratos mais antigos do país. Feita de um ingrediente econômico e fácil de plantar, logo ficou conhecida como a sopa dos pobres. A receita teve dois momentos importantes: quando o rei Louis XV estava sozinho em um local de caça. Sem muita opção para comer, apenas cebola, manteiga e champagne, jogou tudo na panela e criou a primeira sopa de cebola famosa. Depois foi incrementada com caldo de carne, queijo gratinado, pimenta entre outras variações. A segunda história da popularização da sopa foi quando Paris estava sitiada pelos alemães em 1870. Na falta de comida para alimentar a população, a cebola era uma das poucas coisas disponíveis e assim rapidamente ficou conhecida.

 

E você sabe quais são os tipos de sopas e caldos mais famosos na França? Aprenda a diferenciar a variedade e bon appétit!

Le Velouté

De textura aveludada e gordurosa, com os ingredientes bem moídos. Geralmente é composta de carne ou crustáceos.


La Crème

Receita refinada e feita com legumes amassados combinados com creme de leite. Uma das mais famosas é a Vichyssoise, feita com alho poró, batata, temperada com cebolinha e servida fria.


Le Potage

Significa comida cozida na panela. Com origem no século XVII, esse tipo de sopa geralmente é preparado com vegetais. Pode ser servida quente ou fria, e é considerada rústica por lembrar o momento onde o homem começou a cozinhar, em outros tempos, quando pouco se tinha de material e ingredientes.


Le Bouillon

Com grande valor nutricional, é um caldo do cozimento de carnes e legumes. A sua principal característica é a concentração de sabor e aroma devido a sua preparação.


Agora uma receita da tradicional Sopa de Cebola francesa:


-1 Kg de cebolada cortada em fatias finas (mandoline)

– 6 colheres de sopa de manteiga

-2 Colheres de sopa de alho triturado

-1,5 litro de caldo de carne

-150 ml de vinho branco

-2 e ½ colheres de sopa de farinha

-1 molho de bouquet garni (ervas frescas)

-Sal e pimenta a gosto

-Queijo e pão opcional para finalizar


Preparo: 1) Em uma panela grande, doure levemente a cebola na manteiga. 2)Acrescente o alho, deixe dourar, depois adicione a farinha e mexa bem. 3) Deglaceie com o vinho branco e deixe reduzir 1/3 antes de acrescentar o caldo de carne. 4) Coloque o bouquet garni e cozinhe em fogo baixo por 45 min. 5) Retire o excesso de espuma, se for o caso. 6) Acerte o sal e a pimenta e reserve. 7) No momento de servir, aqueça a sopa, acrescente o pão, o queijo e leve ao forno para gratinar. Sirva imediatamente. Rendimento: 6 porções.


O diferencial da sopa está no caldo da carne. Assim, dê preferência aos caldos caseiros. Pronto para preparar a sopa de cebola? Só não se esqueça de voltar aqui e escrever nos comentários o que achou.


Bisous!


Elisa

Gostou?
Divida isso com o mundo!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google
Share on telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 26.240.088/0001-02 | Rua Medeiros de Albuquerque, 55

Scroll Up

Domine os sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!