Você sabe por que o pão francês tem esse nome?

Adora um pãozinho quente acompanho de um café? Melhor ainda se for o francês? Mas vou te contar um segredo: essa delícia das padarias brasileiras, não tem nada de parecido com os pães feitos na França. 

 

Também conhecido como pãozinho (São Paulo), pão massa grossa (Maranhão), cacetinho (Rio Grande do Sul e Bahia), pão careca (Pará), média (Litoral Paulista), pão jacó (Sergipe), pão aguado (Paraíba), pão de sal ou carioquinha (Ceará), mas não existe na França.

 

No início do século 19, o pão popular da França era curto, cilíndrico, com miolo duro e a casca dourada – um precursor da baguette, que só consolidou a forma comprida no século 20. Enquanto isso, no Brasil, o pão comum era um com miolo e casca escuros, uma versão do pão italiano.

Acontece que, quando a elite brasileira viajava para Paris, provavelmente perto da 1ª Guerra Mundial, voltava descrevendo o pãozinho para seus padeiros, que faziam o possível para reproduzir a receita pela descrição. Dessa forma saiu o “pão francês brasileiro”, que difere de sua fonte de inspiração europeia, sobretudo por poder levar até açúcar e gordura na massa.

 

Curioso, não é? Como o pão francês é chamado na sua região? E você gosta de comer um pãozinho com qual acompanhamento? Escreva em francês aqui nos comentários!


Bisous!


Elisa

Gostou?
Divida isso com o mundo!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on google
Share on telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 26.240.088/0001-02 | Rua Medeiros de Albuquerque, 55

Domine os sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!