aprender frances

Como visitar Sorbonne – a tradicional universidade francesa?

sorbonne

Sorbonne, uma das mais famosas universidades francesas, atrai os olhares do mundo inteiro! Seja para conhecer ou estudar, todos querem conhecer um pouco mais sobre a famosa universidade.

 

Sorbonne: a origem

 

Criada no século XIII, a Sorbonne foi desmembrada em outras 13 instituições parisienses na década de 1970. O processo de reunificação, por enquanto parcial, teve início apenas em janeiro de 2018 – quando duas das “instituições-filhas”, a UPMC e a Paris IV, decidiram juntar-se, recriando a histórica universidade.

 

A Sorbonne foi criada como colégio integrante da Universidade de Paris, e destinava-se ao ensino de teologia a estudantes mais pobres. Seu nome é um tributo a Robert de Sorbon, capelão do Rei Luís IX e fundador da escola. Ainda na época da sua fundação, foi palco de debates religiosos históricos, como entre os jesuítas e jansenistas.

 

Pequenas mudanças

 

Sorbonne passou a ser, então, o nome dado ao núcleo de Humanas da Universidade de Paris (à qual era associada), mas seu prestígio fez com que as duas instituições virassem praticamente sinônimos – até que em 1793 todo o complexo assumiu definitivamente o nome Sorbonne.

 

Fechamento temporário

 

A instituição foi fechada em 1791, por conta da Revolução Francesa, mas voltou a ser um centro de ensino pouco depois. E foi na primeira metade do século XX que atingiu o apogeu de sua glória – quando seus pesquisadores e professores levaram a revoluções em várias áreas do conhecimento.

 

Sempre muito internacional, já nos anos 1930 contava com 14 mil alunos, sendo 30% deles estrangeiros – o que impulsionou a criação da “Cidade Universitária Internacional” (Cité Internationale Universitaire de Paris), um grande campus residencial próximo do Quartier Latin.

 

Mudança de cenário

 

Este cenário começou a mudar em 2017, quando duas das maiores instituições-filhas resolveram adotar de vez o nome Sorbonne. Ambas as instituições eram bem ranqueadas internacionalmente – a UPMC (sigla para Université Paris Marie Curie) estava em 123º lugar no ranking da Times Higher Education em 2018, enquanto Paris IV alcança a 196ª posição.

 

A união combinou duas instituições de 35 mil e 24 mil estudantes, respectivamente. Apesar do medo de que isso poderia criar uma universidade grande e mais difícil de administrar, a Université Sorbonne atualmente ocupa o 73º lugar no ranking. 

sorbonne

Ex-alunos ilustres

 

Pela instituição passaram diversos prêmios Nobel, como Pierre e Marie Curie, Louis de Broglie e Jean Perrin; e grandes pensadores:

 

– São Tomás de Aquino, padre dominicano e teólogo

– Honoré de Balzac, escritor francês

– Marie Curie, física

– Pierre Curie, físico

– Simone de Beauvoir, escritora

– Jacques Derrida, filósofo

– Jean-Luc Godard, cineasta

– Jean-Paul Sartre, filósofo e escritor

– Jorge Coli, historiador

– Claude Lévi-Strauss, Antropólogo

– Paulo Evaristo Arns, cardeal

– Fernando Henrique Cardoso, 34.º presidente do Brasil

– Lygia Clark, artista plástica brasileira

– Celso Furtado, economista

 

Como visitar?

 

Programe uma visita à Sorbonne que organiza visitas guiadas (em francês) para descobrirmos a riqueza do seu patrimônio. Duram 1h30 e por causa da pandemia do COVID-19, eles não estão mais realizando visitas. 

 

Mas, caso você queira visitar a Sorbonne futuramente quando a situação melhorar, você pode saber que as visitas estão abertas a todos. Contudo, é necessária uma inscrição feita por e-mail no endereço [email protected].

 

No texto deve mencionar os nomes das pessoas que farão a visita, a data desejada, seu endereço de e-mail e um número de telefone. Preços: 15 euros por pessoa.

 

Curso de verão

 

Inclua a visita da Sorbonne no circuito do Quartier Latin, do Jardin du Luxemburgo e da região de Saint Germain. Se estiver em Paris em julho, seja aluno da Sorbonne.

 

A universidade oferece cursos de verão que são ciclos de palestras e conferências para aqueles que querem aprofundar seus conhecimentos em história e cultura francesa. Basta uma inscrição e o pagamento de uma taxa.

 

Sorbonne: 47 rue des Écoles, 75005. Metrô linha 10, estação Cluny – La Sorbonne.

Quer ir além no aprendizado?

 

Me siga no Instagram e YouTube para ficar por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua, cultura e literatura francesa!

 

À la prochaine,

 

Elisa.

Elisa Fingermann

Elisa Fingermann

Professora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: [email protected]

Domine os
sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!

Não enviaremos SPAM :)