aprender frances

Aprendendo Francês com Avec Elisa: Congo e suas curiosidades

congo

Nós escutamos falar sobre o Congo em algum momento de nossas vidas. Seja numa conversa com os amigos sobre algum texto que leu na internet ou escutando algo no noticiário sobre o país. O problema é que, geralmente, são noticias picadas, cortadas e logo esquecidas pela mente. Portanto, hoje, resolvi trazer para você um pouco mais sobre o Congo. Assim como no texto que fiz sobre o Mali, acredito ser extremamente importante que trazer mais sobre outros países que falam francês – e que não estejam situados na Europa. 

Dessa forma, eu te pergunto: está pronto para conhecer um pouco mais sobre esse país?

congo

Ex-Colônia Francesa

Assim como muitos outros países colonizados a República do Congo, conhecida como Congo-Brazaville, é uma ex-colônia francesa. Em sua época de colônia, o país africano ficou sob o controle francês  até o começo do ano de 1960.

Localizado no centro da África ocidental, podemos considerá-lo um país jovem que faz fronteira com Gabão, Camarões, República Centro Africana e República Democrática do Congo. Espera, você deve ter ficado um pouco confuso agora, certo? Como o Congo pode fazer fronteira com o Congo?

República do Congo e a República Democrática do Congo

A verdade é que a República do Congo e a República Democrática do Congo são dois países diferentes. Os dois países receberam o nome parecido por conta do Rio Congo – que também é conhecido como rio Zaire. Apesar de serem dois países diferentes, ambos tem o francês como a língua oficial. Além de ter a língua francesa como a oficial, existem vários dialetos locais na República do Congo, como o ciluba, kituba e suaíle.

Habitantes e fonte de exportação

Com cerca de 5 milhões de habitantes (últimos dados coletados em 2016), possui Brazaville como a sua cidade mais populosa – cidade que também é a capital do país. Apesar de ter o petróleo como uma das principais fontes de exportação, grande parte dos habitantes vivem da agricultura e da pecuária. Assim como o Brasil, a maioria da população segue o cristianismo – principalmente o catolicismo romano. Como um dos países mais industrializados no continente Africano, é normal encontrarmos diversas fábricas de tecido, tabaco, sabão, cimento, vidro e etc.

Se você é fã de animais grandes como gorilas, girafas, orangotangos e búfalos, deve se animar ao saber que grande parte deles vive na Floresta do Congo.  A Floresta do Congo é um local incrível e belo, uma parte da natureza que vive diante dos nossos olhos.  Árvores grandes, uma imensa diversidade de fauna e flora, mata fechada e com rios cortando todo o local, além do verde escuro das árvores e plantas. Por conta disso, é conhecida como a floresta do coração da África. 

Caso você queira ver um pouco dessa natureza e ver animais selvagens, uma recomendação é visitar o Parque Nacional de Odazala. Outra opção é visitar o  Parque Nacional Nouabalé-Ndoki que também contém uma grande variedade de grandes mamíferos. Com exceção dos mamíferos específicos do continente africano, a Floresta do Congo se assemelha bastante a nossa floresta amazônica, não é?

Diversidade de cultura

É sempre válido lembrar que dentro do país do Congo, existem diversos  grupos étnicos – como, por exemplo, os bantus -, e dentro desses grupos étnicos existem os subgrupos. Visitar um país assim é mais do que visitar apenas um local. Caso você queira viajar para lá, tenha em mente esses pequenos detalhes que com certeza farão toda a diferença.

Além disso, se você pensa em viajar para um país, certamente pensa em experimentar algum prático típico, certo?

Um dos pratos típicos do país e mais consumidos pelos congoleses é o Saka Saka.  O prato é preparado com carne, peixe defumado, manteiga de amendoim, óleo de palma e folhas de mandioca. Se você não sabe se o gosto iria lhe agradar, uma opção para experimentar antes de fazer uma viagem é visitar algum restaurante congolês no Brasil. Em São Paulo, especificamente, existem muitos restaurantes africanos e alguns deles são congoleses. Apesar do tempero diferente, são pratos extremamente agradáveis.  

saka saka from congo
Foto do prato típico da República do Congo. cr: tasteatlas

A República do Congo possui diversas curiosidades interessantes que nos fazem querer visitar o país sempre que possível, certo? Espero conseguir trazer mais sobre países no continente africano que são ex-colônias francesas.

Também estou preparando mais conteúdo francófono para você, afinal, conhecer novas culturas – independente da situação do país – sempre é algo incrível. Nos faz criar mais empatia e compreender o outro. 

Se você gostou, me siga no Instagram e Youtube para ficar por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua, cultura e literatura francesa! 

Outra dica muito interessante é descobrir um pouco mais sobre a Bélgica e suas curiosidades!

À bientôt,

Elisa.

Elisa Fingermann

Elisa Fingermann

Professora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: [email protected]

Domine os
sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!

Não enviaremos SPAM :)