aprender frances

Croque Monsieur: venha conhecer o famoso sanduíche francês

Croque Monsieur

Croque Monsieur, caso você não saiba, é um dos típicos pratos franceses. Além de ser delicioso, é bastante simples e fácil de fazer. Se você ainda não o conhece, convido a ler este artigo para saber um pouco mais sobre ele.

Apesar de ser um típico prato francês, o Croque Monsieur não teve a sua origem na França.

Espera um pouco, Elisa, como assim?!! Isso mesmo que você acabou de ler! A origem do Croque Monsieur não é francesa.

boulevard des capucines
Boulevard des Capucines (Monet). Cr: site oficial do Monet

A Origem do Croque Monsieur

Apesar de ser um prato comum no dia-a-dia de todo francês, o Croque Monsieur tem uma origem um pouco longe da França. Precisamente, na Austrália. A verdade é que conseguimos encontrar uma origem ancestral para o Croque Monsieur e ela se encontra com os aborígenes na Austrália.

Os aborígenes nômades costumavam cozinhar a sua caça do dia, pressionando-a entre duas fatias de massa acima de um fogo de lenha, com a ajuda de algo que se assemelha a uma pinça grande. Esse jeito de cozinhar o alimento, o “torrando”, apareceu séculos depois na Indonésia e no Pacífico.

Mas, então, como esse estilo de comida apareceu na França? Essa é uma pergunta bastante interessante.

A aparição do Croque Monsieur na França

A forma que mais conhecemos atualmente – pão quadrado recheado com presunto e coberto com queijo gratinado – foi apresentada pela primeira vez num café que se localizava no famoso bairro francês, Boulevard des Capucines, em 1910.

O sucesso do sanduíche foi tanto que até mesmo o célebre escritor Marcel Proust comentou sobre ele numa de suas obras – “À l’ombre des jeunes filles en fleurs”- em 1919. Toda a situação é bem interessante, mas você deve estar pensando “Tudo bem, Elisa, eu entendi que surgiu com os aborígenes na Austrália e depois começou a ficar conhecido na França. Mas qual o significado do nome desse sanduíche? Por que ele se chama Croque Monsieur?”. Como sempre, você nunca deixa uma pergunta sequer passar!

Por que o Croque Monsieur tem esse nome?

A verdade é que a origem do nome é incerta e existem apenas boatos que podemos imaginar que fazem sentido. Um deles é o fato que nas províncias, a palavra “croque” se refere ao pão banhado em ovo batido antes de ser torrado. O sanduíche fez sucesso em Boulevard des Capucines, um bairro de Paris, na França. Se pensarmos por esse lado, podemos deduzir que em Paris, os senhores teriam pedido um “croque” – já que se tratava de um prato rápido, quente e simples – e logo deram esse nome ao sanduíche.

Uma outra versão

É claro que esse é um dos boatos, então é normal que você se depare com outras explicações. Uma delas, por exemplo, tem base nas palavras do historiador René Girad, em seu livro “Historie des mots de la cuisine française”, publicado em 1947. Segundo ele, Michel Lunarca, o dono do bistrô parisiense “Le Bel Age”, tinha uma estranha fama de canibal. Isso mesmo que você leu, canibal: num sentido zoológico, que ou o que devora outro da mesma espécie. E num significado por extensão: um comilão.

O fato é, Michel Lunarca tinha uma fama estranha e mais do que isso, tinha fama de quem gostava de coisas estranhas. Um belo dia ele propôs  um sanduíche com recheio ao invés da tradicional baguete. Um cliente, então, perguntou de que carne era o recheio e o bistrô respondeu, num tom de brincadeira: “Carne de Monsieur!”.

Croque Madame
Qual você prefere: Croque Monsieur e Croque Madame?

Croque Madame

Assim como existe o Croque Monsieur, existe o Croque Madame. A diferença entre eles é basicamente uma: além do queijo gratinado no pão, é colocado um ovo a cavalo no sanduíche. Ao meu ver, se trata de uma forma mais encorpada e saborosa da versão normal do Croque Monsieur.

“Elisa, toda essa história é bem interessante, mas como eu posso fazer o Croque Monsieur em casa?”

A receita

Como esse é um blog sobre a cultura e língua francesa, acredito que seja extremamente interessante que você conheça a receita mas também ative o francês o seu francês. Dessa forma, veja agora a receita em francês.

Ingrédients:

2 tranches de pain brioché
2 tranches de jambon

Emmental (frommage)

Sauce béchamel:

50g de beurre
50g de farine de blé
1 pincée de poivre noir
1 pincée de muscade
Lait



O que você achou? Parece realmente fácil, rápido e simples de fazer, certo? Faça em casa e me diga se gostar. Se esse tipo de texto é interessante, deixe uma mensagem nos comentários para que eu traga mais pratos típicos franceses e suas curiosidades. E não se esqueça de me seguir no Instagram e no Youtube!

À la prochaine,

Elisa.

Elisa Fingermann

Elisa Fingermann

Professora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: [email protected]

Domine os
sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!

Não enviaremos SPAM :)