fbpx
aprender frances

Você sabe como cumprimentar em francês corretamente?

Bonjour, Bonne Journée, Bonsoir, Bonne Soirée… saber cumprimentar e se apresentar em francês é muito importante, pois não são apenas atos de educação. É mais do que isso, é uma parte do contexto cultural francês.

Bonjour

Quando você chegar em um país de idioma francófono vai perceber que todo mundo se cumprimenta com um simples Bonjour! Esse cumprimento é tão usado quanto um “Oi” ou um “Olá” na língua portuguesa.

 

Onde quer que chegue e até mesmo ao escrever e-mails, não se esqueça de começar a conversa com o Bonjour. Pode ser de manhã ou à tarde, mas  usamos até às 18h. A diferença desse Bonjour para o “Bom dia”, é que no Brasil ou em Portugal, depois das 12h já falamos “Boa tarde”.

Ça va bien ?

 

Em português, logo em seguida do “Oi” perguntamos se está “Tudo bem”, mas em francês não é diferente: depois do Bonjour, Bonsoir, Salut ou Coucou pergunta-se o mesmo. A questão é que temos várias formas para isso: Ça va bien? Comment ça va? Comment allez-vous? (Formal) e Tu vas bien? Ça va? Ça roule? (Informal). Em francês, quando somos apresentados para alguém, falamos enchanté(e)!: encantado/encantada ou C’est un plaisir de faire ta/votre connaissance que significa “Prazer em conhecer você!”.

 

Bonsoir, bonne journée et bonne soirée

 

O Bonsoir se parece com um “Oi” quando é a primeira vez que você encontra a pessoa, mas usado durante a noite. A diferença com o Bonne Journée é que usamos quando nos despedimos desejando que alguém passe por um bom dia, ou seja, um tchau. Journée é o período que dura o dia.

 

Bonne Soirée quando nos despedimos e desejamos que a pessoa tenha um bom período da noite. Pode ser usado por exemplo, quando alguém está saindo para uma festa. O “boa tarde” para cumprimentar alguém na chegada não existe no francês.

 

Bonne après-midi é quando queremos que a pessoa passe um bom período da tarde. Já Au revoir quando nos despedimos em qualquer hora do dia. Em uma relação mais informal, com amigos ou familiares, podemos usar o Salut na chegada ou quando vamos embora. E só use o Bonne nuit quando realmente já está indo dormir.

 

No vídeo especial que preparei, mostro que são muitas possibilidades e diferenças para saudar e se despedir, mas todas com a mesma intenção de dialogar, aproximar e fazer um ótimo contato. E quais desses cumprimentos você costuma usar com frequência? Escreva em francês nos comentários! Para saber mais, me siga no Instagram e Youtube e não fique por fora de nada!

 

Bisous!

 

Elisa.

Elisa Fingermann

Elisa Fingermann

Professora

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: elisa@avecelisa.com.br

Domine os
sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!

Não enviaremos SPAM :)