fbpx

 

A França é considerada um dos lugares mais românticos do mundo e propícia para pedidos de casamento, lua de mel, bodas e outras demonstrações de carinho. O casamento para muitos é uma data especial e um dos momentos mais importantes da vida. E isso não seria diferente para os franceses. Para eles, a comemoração é realizada entre a primavera e o outono, para fugir das baixas temperaturas, mas sempre com muita alegria. Os franceses são conservadores no que diz respeito às tradições do casamento e respeitam todos os passos de uma cerimônia. E você sabe como é um casamento francês?

 

Preparação

 

Quem vai casar acorda cedo ou nem dorme. A noiva se levanta por volta das 7h da manhã na casa dos pais e quase não conversa com o futuro marido. Muitos casais preferem não se ver antes do dia do casamento para dar mais emoção. A maquiadora é a primeira a chegar e na sequência o fotógrafo que não perde nenhum passo da noiva para registrar o making of. No momento de colocar o vestido a tensão aumenta. A noiva está sempre acompanhada da mãe, dos irmãos ou das melhores amigas. O noivo se prepara na casa onde irão morar ou na casa de seus pais, acompanhado do pai, dos amigos ou padrinhos.

 

A cerimônia 

 

A França é um pais laico e a cerimônia civil é separada da cerimônia religiosa. Os casais preferem fazer o civil e uma cerimônia simbólica no mesmo dia. Com a duração de uns 10 minutos no máximo, o ato civil é a leitura dos artigos de lei referentes ao casamento e da assinatura do documento que valida a união matrimonial.

 

Cada um dos noivos deverá ter no mínimo uma testemunha. A troca de alianças não é obrigatória. Ela é feita na mairie (prefeitura da cidade ou distrito onde o casal mora), durante o ato civil, caso não haja uma cerimônia religiosa ou simbólica na sequência. Ao contrário do que acontece no Brasil, estas cerimônias acontecem mais ou menos entre 11h às 16h.

 

Festa

 

Depois da cerimônia de casamento no civil e/ou na igreja, todos vão para a sala de recepção. É frequente a festa acontecer nos conhecidos chateaux ou em fazendas no campo. Muitas vezes, entre a igreja e a sala de recepção há uma distância de 30 a 50 km e é feito o cortejo do casamento. A festa começa às 18h com um cocktail nos jardins do espaço de recepção. São servidos os petits fours e se aproveita esse tempo para fazer as fotografias com os convidados.

 

Os noivos apostam cada vez mais numa decoração fait maison, quer dizer, feita por eles próprios. Costumam escolher um tema ou uma cor para o casamento e todos os elementos deverão respeitar essas coordenadas.

 

Jantar

 

Às 20h é servido o jantar. Quando todos já estão sentados, os noivos fazem uma entrada triunfal ao som de uma música bem alegre. Todos se levantam e aplaudem os noivos com muita alegria. Os noivos fazem um agradecimento oficial e os pais e padrinhos também discursam.

 

Os franceses gostam de tranquilidade na hora da refeição. O volume da música passa para o mínimo e todos comem tranquilamente. Nos intervalos entre a entrada, prato e sobremesa, acontecem surpresas aos noivos. Meia noite é a hora de cortar o bolo que vem da cozinha com pequenos fogos de artificio. A música bem alta inspira danças e todos tiram fotos dos noivos na frente do bolo.

 

Também tem a tradição da fonte de champagne. As taças são empilhadas em forma de torre e os noivos vão deixando cair o champagne desde o topo que será servido junto com uma fatia de bolo aos convidados. Bem bonito, não é?

 

Além desses detalhes sobre o casamento em si, existem outras informações que você precisa saber caso queira fazer um casamento à la française com o seu – ou sua – francês/francesa.

casamento

O que precisa para se casar na França

Primeiramente, como em vários países, o casal precisa ter mais de 18 anos. Além disso, não pode ter registro de um casamento anterior de ambas as partes – tanto na França quanto no exterior. Para que o casamento ocorra, é preciso teralguns documentos separados para a realização da cerimônia no civil: documento de identificação, justificativa de domicílio, informações das testemunhas (nome, sobrenome, data e local de nascimento, profissão, residência e cópia de um documento de identificação) e cópia da certidão de nascimento. Também é necessário que os dois tenham o certificat de celibat, o certificat de coutume e a celebração do casamento.

Contudo, o casamento só pode ser celebrado pelo menos 10 dias depois da entrega dos documentos completos. A data é acordada entre os noivos e a disponibilidade da Mairie que irá realizar o casamento. A data não deve ser superior a 3 meses da entrega do dossiê ou uma nova cópia da certidão de nascimento será exigida.

 

Casos em que os noivos estejam impossibilitados de se locomover, o oficial de justiça poderá ir até o local para realizar a cerimônia. Após a realização da cerimônia, o livret de famille será entregue aos recém-casados. Este livro documentará todas as mudanças na vida do casal, como mortes e nascimentos.

 

Gostou de saber sobre as etapas de um casamento francês? E para você, o que não pode faltar em uma cerimônia como essa? Escreva em francês ou em português aqui nos comentários!

 

E não deixe de me seguir no Instagram e Youtube para ficarem por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua, cultura e literatura francesa!

 

Bisous!

 

Elisa

Gostou?
Divida isso com o mundo!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no google
Compartilhar no telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: [email protected]

Domine os
sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!

Não enviaremos SPAM :)