fbpx
aprender frances

Curiosidades francesas: o encanto dos bateaux-mouches na França

Bateaux-mouches

Os bateaux-mouches são extremamente conhecidos na França. E você provavelmente já deve ter visto em filmes, em ilustrações de livros e até nos cartões postais um dos mais concorridos passeios da França: os barcos que sobem e descem o rio Sena. Esses são os bateaux-mouches. São passeios que vão desde um cruzeiro por este rio onde as margens são Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, passando sob pontes históricas como a Alexandre III e a Pont Neuf, mais antiga da cidade. Enquanto navegam, os turistas escutam o guia turístico narrar em diversos idiomas a história de Paris e de seus monumentos.

 

Bateaux-moches: origem

 

Bateau-mouche significa barco-mosca. Foi Jean Bruel quem deu vida ao potencial turístico depois de comprar alguns dos últimos exemplares na época da Exposição Universal, e já em 1950 lançou a Compagnie des Bateaux Mouches. Seu pensamento empreendedor era tão criativo que criou um personagem mítico chamado Jean-Sébastien Mouche, que se apresentou, no mundo da fantasia, como o criador dos bateaux. Os barquinhos já fazem parte da paisagem local desde 1867 com uma proposta futurista.

Construídos para servirem como meio de transporte para passeios cênicos, adorados por turistas, estes barcos navegam pelas águas sempre com o convés aberto, ou com uma cobertura transparente, para que os navegantes possam desfrutar do passeio e ter uma boa visão da paisagem.

 

Bateaux-mouches

Uma rota divertida nos bateaux-moches

 

Uma dica de passeio simples, mas bastante divertido é pegar o táxi fluvial, o Batobus. Ele passa por 8 portos de paradas e você pode subir e descer o quanto quiser. Além disso, os cais são na Torre Eiffel, Museu d’Orsay, Museu do Louvre, Notre Dame, Hotel de Ville, Quai Malaquais, Pont d’Austerlitz e Ponte Alexandre III, próxima à Champs Elysées. A maioria das operadoras fazem passeios de uma hora e com saídas frequentes, mas com horários reduzidos na baixa temporada.

 

Há também serviços completos, com jantares românticos, tudo com as cores da cidade iluminando as águas calmas do rio. Em todos os pacotes estão roteiros que passam por monumentos históricos como o Museu do Louvre, a Conciergerie, a Esplanada des Invalides, a Catedral de Notre Dame e a Torre Eiffel.

 

Que delícia de passeio! Em qual lugar da França você gostaria de fazer um belo passeio de Bateaux-Mouches? Escreva em francês aqui nos comentários! Não se esqueça de dizer aqui nos comentários! Além dessa curiosidade super interessante, aqui no blog existem diversos conteúdos interessantes para você que quer conhecer mais da cultura francesa e das culturas francófonas! Por exemplo, você conhece a história do café na França? Ou então já sabe quais sãos os filmes que se passam no Castelo de Versailles? Não? Aproveite para ler mais sobre essas duas curiosidades aqui no blog Avec Elisa! E não se esqueça de me seguir no Instagram Youtube.

 

Bisous!

 

Elisa

Elisa Fingermann

Elisa Fingermann

Professora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: [email protected]

Domine os
sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!

Não enviaremos SPAM :)