fbpx
aprender frances

Curiosidades francesas: você sabe como é o ano letivo francês?

ano letivo francês

Você sabia que o ano letivo francês começa em setembro e termina em junho – início de julho. Soa estranho, não é mesmo? Isso acontece porque a França possui um calendário escolar um pouquinho diferente do Brasil. Por causa disso, resolvi escrever esse texto para ajudar você a entender como funciona esse ano letivo francês. É muito importante ficar sempre atento para não perder as datas de matrícula e também para poder se programar caso pretenda ir estudar no país – seja você ou seu filho. Você verá nas matérias escrito ano letivo 2019-2020 ou ano letivo 2020-2021. Ou seja, o ano letivo na França 2019-2020 começa em setembro de 2019 e vai até junho de 2020. O mesmo pode ser aplicado a 2020-2021, com diferença apenas nos dias.

Ano letivo francês

 

Para o ano letivo (Calendrier scolaire) de 2019-2020 as datas são:

 

Início do ano letivo: 2 de setembro de 2019.

 

Fim do ano letivo: 4 de julho de 2020.

 

Para o ano letivo de 2020-2021 as datas são:

 

Início do ano letivo: 1 de setembro de 2020.

 

Fim do ano letivo: 6 de julho de 2021.

 

Férias

 

E as férias, você sabe como elas funcionam na França? Diferente do Brasil, a França é dividida em 3 zonas para se decidir as datas das férias. Isso é feito para tentar evitar que o país inteiro esteja de férias ao mesmo tempo e assim as estradas e cidade fiquem lotadas.

 

Zona A: Besançon, Bordeaux, Clermont-Ferrand, Dijon, Grenoble, Limoges, Lyon, Poitiers;

 

Zona B: Aix-Marseille, Amiens, Caen, Lille, Nancy-Metz, Nantes, Nice, Orléans-Tours, Reims, Rennes, Rouen, Strasbourg;

 

Zona C: Créteil, Montpellier, Paris, Toulouse, Versailles.

 

As férias durante o ano letivo na França se chamam:

 

Vacances de la Toussaint: férias por volta de outubro/novembro;

 

Vacances de Noël: férias para o natal e ano novo;

 

Vacances d’hiver: férias de inverno;

 

Vacances de printemps: férias de primavera.

 

Além de todas essas férias, tem a tão esperada Vacances d’été (férias de verão) que normalmente dura 2 meses.

 

Universidades francesas 

 

Com relação às universidades, normalmente cada universidade escolhe apenas uma semana dentro do período das Vacances de la Toussaint, Vacances d’hiver e Vacances de printemps para dar férias a seus alunos da graduação e do mestrado. Essa semana é escolhida dentro das datas da sua zona. 

 

Essas férias em nada interferem os doutorandos, ou seja, não é porque os alunos do mestrado estão de férias que os alunos de doutorado também estarão. Os alunos de doutorado não têm essa enorme quantidade de férias e não seguem nenhuma data de férias pré-estabelecida. Para ter férias, o doutorando deverá entrar em acordo com seu orientador para decidirem as data.

 

Inscrições e matrículas

 

Existem vários casos quando se pensa em datas para inscrições e matrículas na França.

 
Crianças e adolescentes que ainda não concluíram o ensino médio:

 

Caso você se mude para a França com filho em idade escolar até o final do ensino médio, não importa a data que você chegar na França, seu filho terá o direito e uma vaga na escola. A escola é pública e o ensino é bom. Ou seja, supondo que você se mude em janeiro, seu filho começará a estudar em janeiro na mesma sala de outros alunos que começaram a estudar em setembro do ano anterior. Além disso, muitas escolas têm um acompanhamento especial para alunos estrangeiros.

 
Graduação e mestrado

 

Para alunos de graduação e mestrados, o calendário do ano letivo na França é seguido normalmente. Portanto, você deverá fazer sua matrícula antes do início das aulas, antes de setembro. Cada universidade tem um calendário próprio de matrícula e procedimentos para inscrição. 

 
Doutorado e Pós-doutorado

 

Não há uma data específica para a inscrição. Você pode começar o seu doutorado e pós-doutorado a qualquer época do ano. O que pode acontecer é que todo mês de setembro você terá que fazer uma nova matrícula. Por exemplo, você começou seu doutorado em abril de 2019, então em abril de 2019 você fará sua matrícula na universidade para o ano letivo 2018-2019. Porém, em setembro de 2019 você terá que fazer outra matrícula equivalente ao ano letivo 2019-2020. 

 

Isso não interfere no tempo que você terá para fazer o doutorado. Então, não se prenda a essas datas para começar seu doutorado. Assim que você conseguir ser aceito por um orientador e tiver uma bolsa de estudos comece o seu curso!

 

E você sabe qual o conteúdo do material escolar francês? Confira o vídeo especial que preparei com os vocabulários de cada item que os estudantes usam. Não se esqueça de escrever em francês aqui nos comentários, quais dos materiais citados você usa ou já usou! Aproveite para me seguir no Instagram e Youtube para ficarem por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua e cultura francesa!

 

Bisous!

Elisa

Elisa Fingermann

Elisa Fingermann

Professora

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: elisa@avecelisa.com.br

Domine os
sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!

Não enviaremos SPAM :)