aprender frances

Guiados pelo Coração: o filme para assistir com o coração!

guiados pelo coração

Guiados pelo Coração é aquele filme perfeito para o momento em que você quer assistir a um filme leve, mas com uma história divertida e interessante. Lançado em 2016, é impossível não se admirar com a atuação dos atores mirins do filme que, por sinal, são os protagonistas! 

Indicações de filmes: mês de outubro

 

As indicações de filmes do mês de outubro serão continuações do mês passado: filmes franceses que abordam a surdez (surdité) e a cegueira (cécité). A escolha desses filmes ocorreu porque são filmes que nos ajudam a compreender um pouco mais sobre o universo de pessoas que são cegas (aveugles) e surdas (sourds), além de explorar a língua de sinais francesa.

 
guiados pelo coração

Marie

 

Como foi dito antes, os protagonistas da história são os atores mirins Alix Vaillot e Jean-Stan Du Pac. Alix e Jean dão vida à Marie, uma excelente estudante e violinista de 12 anos; e Victor, um garoto de 12 anos autêntico que tem dificuldades na escola.

 

A vida dos dois começa a se entrelaçar quando Marie percebe que sua visão está sumindo de tempos em tempos. Com medo de que a perda de visão possa afetar seu desejo de ir para a melhor escola de violinistas, Marie decide armar um plano infalível: fazer com que Victor seja o seu guia na escola.

guiados pelo coração

Victor

 

Victor é, claramente, um rapaz apaixonado por Marie – e isso não é um spoiler! Victor acha Marie encantadora e sempre parece tentado a falar com ela. Seu melhor amigo, Haicam, até mesmo brinca com ele o tempo inteiro sobre essa paixão.

 

Portanto, quando Marie se aproxima dele com o intuito de “ser sua amiga” e ajudá-lo nos estudos, Victor não acha nada estranho. Pelo contrário, para ele nada poderia ser melhor!

guiados pelo coração

Uma amizade improvável

 

O que Marie não esperava é que fosse, literalmente, impossível não gostar do Victor! Os dois começam uma amizade improvável que causa estranhamento em seus professores e colegas de classe. Contudo, os melhores amigos mais fofos do mundo! E prontos para lidar com qualquer desafio…

 

E por falar em desafio, muitas situações turbulentas passam pela vida dos dois enquanto começam sua amizade: o casamento complicado dos pais de Marie e a relação do pai diante da perde de visão da filha, o pai viúvo de Victor que não parece conseguir seguir em frente e até mesmo um dos colegas de classe que tem uma paixãozinha por Marie.

guiados pelo coração

Guiados pelo Coração

 

Coeur en Braille, em português Guiados pelo Coração, é um drama cômico perfeito para ser visto num dia tranquilo e com muita pipoca! Um filme ótimo para ser visto em família, a fotografia e a atuação de todos os atores deixam o filme francês ainda mais encantador!

 

Baseado num livro – que é diferente do filme pois não temos o ponto de vista de Marie -, o filme aborda a cegueira e como quem está ao redor lida com pessoas que estão perdendo sua visão.

 

Diferente de A Família Bélier ou A Linguagem do Coração, a língua de sinais francesa não é usada. Mas ainda assim, é um excelente filme para nos fazer pensar sobre o assunto e sobre o verdadeiro valor da amizade. E, como o próprio pôster do filme em francês diz, é “un film à voir avec coeur”.

guiados pelo coração

Lançado no Telecine, atualmente é possível assistir ao filme através da plataforma Globo Play ou do próprio Telecine. Agora, me diga: você já assistiu a esse filme? Se sim, me conte nos comentários o que achou! E caso ainda não tenha visto, aproveite o fim de semana para botar sua listinha de filmes em dia!

Quer ir além no aprendizado?

 

Me siga no Instagram e YouTube para ficar por dentro de vários conteúdos incríveis sobre a língua, cultura e literatura francesa!

 

 

À la prochaine,

 

Elisa.

Elisa Fingermann

Elisa Fingermann

Professora

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Todos os direitos reservados em 2019 para Avec Elisa.

CNPJ: 35.011.297/0001-75 | AVEC ELISA CURSO DE IDIOMAS | R: MEDEIROS DE ALBUQUERQUE, 55
Email: [email protected]

Domine os
sons do francês!

Preencha os campos abaixo para receber uma aula exclusiva!

Não enviaremos SPAM :)